Tecnologias com sentido
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2522 |
Resumo: | A Inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais nas escolas de ensino regular, quer enquanto conceito, quer enquanto medida educativa emergente é, hoje, um dado inquestionável e incontornável. A tecnologia usa-se se trouxer melhorias sobre outros recursos, caso contrário trata-se apenas de uma associação à tendência mais do que uma seleção cuidada e consciente por parte do professor. Por isso nos devemos questionar se os recursos que utilizamos potenciam a aprendizagem.A generalização da ludicidade na aprendizagem e a proliferação de recursos disponíveis, permite que o que antes era dispendioso e de difícil acesso, hoje é facilmente encontrado na casa das crianças. O acesso à tecnologia passou a ser um processo disseminado: todos temos acesso a muitos recursos. É neste âmbito que a continuidade de trabalho entre os profissionais e a família pode, em muitos casos, ser facilitada. A portabilidade da tecnologia contrasta com o egocentrismo dos computadores fixos e pesados de outros tempos (e ainda destes). É também por isso que o percurso formativo dos professores e educadores “não se coaduna com métodos meramente expositivos e, neste ponto, verifica- se que as formações que obtêm mais sucesso são as que apontam numa grande componente prática, centradas no aprender fazendo.” (Ribeiro, Almeida e Moreira, 2014, p. 69) Há que, por um lado, valorizar a vertente lúdica do material proporcionando que a aprendizagem se transforme num momento divertido e dinâmico. |
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Tecnologias com sentidoTecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - Recursos educativosNecessidades educativas especiais (NEE) -- recursos didácticosLúdicoAprendizagemA Inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais nas escolas de ensino regular, quer enquanto conceito, quer enquanto medida educativa emergente é, hoje, um dado inquestionável e incontornável. A tecnologia usa-se se trouxer melhorias sobre outros recursos, caso contrário trata-se apenas de uma associação à tendência mais do que uma seleção cuidada e consciente por parte do professor. Por isso nos devemos questionar se os recursos que utilizamos potenciam a aprendizagem.A generalização da ludicidade na aprendizagem e a proliferação de recursos disponíveis, permite que o que antes era dispendioso e de difícil acesso, hoje é facilmente encontrado na casa das crianças. O acesso à tecnologia passou a ser um processo disseminado: todos temos acesso a muitos recursos. É neste âmbito que a continuidade de trabalho entre os profissionais e a família pode, em muitos casos, ser facilitada. A portabilidade da tecnologia contrasta com o egocentrismo dos computadores fixos e pesados de outros tempos (e ainda destes). É também por isso que o percurso formativo dos professores e educadores “não se coaduna com métodos meramente expositivos e, neste ponto, verifica- se que as formações que obtêm mais sucesso são as que apontam numa grande componente prática, centradas no aprender fazendo.” (Ribeiro, Almeida e Moreira, 2014, p. 69) Há que, por um lado, valorizar a vertente lúdica do material proporcionando que a aprendizagem se transforme num momento divertido e dinâmico.ESEPF2017-11-02T12:05:02Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2522por978-989-98940-9-9Pinheiro, AnaRamalho, RuiCervantes, Ana CláudiaLopes, Ana MafaldaChaves, Ana MariaCrista, Bárbara RodriguesDelgado, CarmoPrata, CláudiaCarvalho, EstrelaMarques, JoanaSousa, LucindaCastanheira, Maria do CarmoSousa, Maria MarleneDias, MarinaPereira, MarisaLourenço, Natália SofiaSilva, RaquelRodrigues, RuteRodrigues, SofiaGomes, SusanaAlves, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:07Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:18.697074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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