Tecnologias com sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ramalho, Rui, Cervantes, Ana Cláudia, Lopes, Ana Mafalda, Chaves, Ana Maria, Crista, Bárbara Rodrigues, Delgado, Carmo, Prata, Cláudia, Carvalho, Estrela, Marques, Joana, Sousa, Lucinda, Castanheira, Maria do Carmo, Sousa, Maria Marlene, Dias, Marina, Pereira, Marisa, Lourenço, Natália Sofia, Silva, Raquel, Rodrigues, Rute, Rodrigues, Sofia, Gomes, Susana, Alves, Tânia
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2522
Resumo: A Inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais nas escolas de ensino regular, quer enquanto conceito, quer enquanto medida educativa emergente é, hoje, um dado inquestionável e incontornável. A tecnologia usa-se se trouxer melhorias sobre outros recursos, caso contrário trata-se apenas de uma associação à tendência mais do que uma seleção cuidada e consciente por parte do professor. Por isso nos devemos questionar se os recursos que utilizamos potenciam a aprendizagem.A generalização da ludicidade na aprendizagem e a proliferação de recursos disponíveis, permite que o que antes era dispendioso e de difícil acesso, hoje é facilmente encontrado na casa das crianças. O acesso à tecnologia passou a ser um processo disseminado: todos temos acesso a muitos recursos. É neste âmbito que a continuidade de trabalho entre os profissionais e a família pode, em muitos casos, ser facilitada. A portabilidade da tecnologia contrasta com o egocentrismo dos computadores fixos e pesados de outros tempos (e ainda destes). É também por isso que o percurso formativo dos professores e educadores “não se coaduna com métodos meramente expositivos e, neste ponto, verifica- se que as formações que obtêm mais sucesso são as que apontam numa grande componente prática, centradas no aprender fazendo.” (Ribeiro, Almeida e Moreira, 2014, p. 69) Há que, por um lado, valorizar a vertente lúdica do material proporcionando que a aprendizagem se transforme num momento divertido e dinâmico.
id RCAP_76a6630bb44fbb8e88627951204daa8f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias com sentidoTecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - Recursos educativosNecessidades educativas especiais (NEE) -- recursos didácticosLúdicoAprendizagemA Inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais nas escolas de ensino regular, quer enquanto conceito, quer enquanto medida educativa emergente é, hoje, um dado inquestionável e incontornável. A tecnologia usa-se se trouxer melhorias sobre outros recursos, caso contrário trata-se apenas de uma associação à tendência mais do que uma seleção cuidada e consciente por parte do professor. Por isso nos devemos questionar se os recursos que utilizamos potenciam a aprendizagem.A generalização da ludicidade na aprendizagem e a proliferação de recursos disponíveis, permite que o que antes era dispendioso e de difícil acesso, hoje é facilmente encontrado na casa das crianças. O acesso à tecnologia passou a ser um processo disseminado: todos temos acesso a muitos recursos. É neste âmbito que a continuidade de trabalho entre os profissionais e a família pode, em muitos casos, ser facilitada. A portabilidade da tecnologia contrasta com o egocentrismo dos computadores fixos e pesados de outros tempos (e ainda destes). É também por isso que o percurso formativo dos professores e educadores “não se coaduna com métodos meramente expositivos e, neste ponto, verifica- se que as formações que obtêm mais sucesso são as que apontam numa grande componente prática, centradas no aprender fazendo.” (Ribeiro, Almeida e Moreira, 2014, p. 69) Há que, por um lado, valorizar a vertente lúdica do material proporcionando que a aprendizagem se transforme num momento divertido e dinâmico.ESEPF2017-11-02T12:05:02Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2522por978-989-98940-9-9Pinheiro, AnaRamalho, RuiCervantes, Ana CláudiaLopes, Ana MafaldaChaves, Ana MariaCrista, Bárbara RodriguesDelgado, CarmoPrata, CláudiaCarvalho, EstrelaMarques, JoanaSousa, LucindaCastanheira, Maria do CarmoSousa, Maria MarleneDias, MarinaPereira, MarisaLourenço, Natália SofiaSilva, RaquelRodrigues, RuteRodrigues, SofiaGomes, SusanaAlves, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:07Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:18.697074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias com sentido
title Tecnologias com sentido
spellingShingle Tecnologias com sentido
Pinheiro, Ana
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - Recursos educativos
Necessidades educativas especiais (NEE) -- recursos didácticos
Lúdico
Aprendizagem
title_short Tecnologias com sentido
title_full Tecnologias com sentido
title_fullStr Tecnologias com sentido
title_full_unstemmed Tecnologias com sentido
title_sort Tecnologias com sentido
author Pinheiro, Ana
author_facet Pinheiro, Ana
Ramalho, Rui
Cervantes, Ana Cláudia
Lopes, Ana Mafalda
Chaves, Ana Maria
Crista, Bárbara Rodrigues
Delgado, Carmo
Prata, Cláudia
Carvalho, Estrela
Marques, Joana
Sousa, Lucinda
Castanheira, Maria do Carmo
Sousa, Maria Marlene
Dias, Marina
Pereira, Marisa
Lourenço, Natália Sofia
Silva, Raquel
Rodrigues, Rute
Rodrigues, Sofia
Gomes, Susana
Alves, Tânia
author_role author
author2 Ramalho, Rui
Cervantes, Ana Cláudia
Lopes, Ana Mafalda
Chaves, Ana Maria
Crista, Bárbara Rodrigues
Delgado, Carmo
Prata, Cláudia
Carvalho, Estrela
Marques, Joana
Sousa, Lucinda
Castanheira, Maria do Carmo
Sousa, Maria Marlene
Dias, Marina
Pereira, Marisa
Lourenço, Natália Sofia
Silva, Raquel
Rodrigues, Rute
Rodrigues, Sofia
Gomes, Susana
Alves, Tânia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ana
Ramalho, Rui
Cervantes, Ana Cláudia
Lopes, Ana Mafalda
Chaves, Ana Maria
Crista, Bárbara Rodrigues
Delgado, Carmo
Prata, Cláudia
Carvalho, Estrela
Marques, Joana
Sousa, Lucinda
Castanheira, Maria do Carmo
Sousa, Maria Marlene
Dias, Marina
Pereira, Marisa
Lourenço, Natália Sofia
Silva, Raquel
Rodrigues, Rute
Rodrigues, Sofia
Gomes, Susana
Alves, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - Recursos educativos
Necessidades educativas especiais (NEE) -- recursos didácticos
Lúdico
Aprendizagem
topic Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) - Recursos educativos
Necessidades educativas especiais (NEE) -- recursos didácticos
Lúdico
Aprendizagem
description A Inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais nas escolas de ensino regular, quer enquanto conceito, quer enquanto medida educativa emergente é, hoje, um dado inquestionável e incontornável. A tecnologia usa-se se trouxer melhorias sobre outros recursos, caso contrário trata-se apenas de uma associação à tendência mais do que uma seleção cuidada e consciente por parte do professor. Por isso nos devemos questionar se os recursos que utilizamos potenciam a aprendizagem.A generalização da ludicidade na aprendizagem e a proliferação de recursos disponíveis, permite que o que antes era dispendioso e de difícil acesso, hoje é facilmente encontrado na casa das crianças. O acesso à tecnologia passou a ser um processo disseminado: todos temos acesso a muitos recursos. É neste âmbito que a continuidade de trabalho entre os profissionais e a família pode, em muitos casos, ser facilitada. A portabilidade da tecnologia contrasta com o egocentrismo dos computadores fixos e pesados de outros tempos (e ainda destes). É também por isso que o percurso formativo dos professores e educadores “não se coaduna com métodos meramente expositivos e, neste ponto, verifica- se que as formações que obtêm mais sucesso são as que apontam numa grande componente prática, centradas no aprender fazendo.” (Ribeiro, Almeida e Moreira, 2014, p. 69) Há que, por um lado, valorizar a vertente lúdica do material proporcionando que a aprendizagem se transforme num momento divertido e dinâmico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-02T12:05:02Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2522
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-98940-9-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ESEPF
publisher.none.fl_str_mv ESEPF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627511611392