O cuidado ao adolescente hospitalizado com necessidades paliativas :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristiana Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44136
Resumo: O presente relatório visa sistematizar o percurso formativo e as aprendizagens pessoais, profissionais e académicas vivenciadas ao longo do 3º semestre do 11º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria, procurando descrever e analisar os objetivos e atividades projetadas, relacionando-as com as competências desenvolvidas. Todo este percurso foi sustentado numa prática reflexiva, pensamento crítico e construtivo alicerçado nos importantes contributos da teoria de conforto de Kolcaba, da Filosofia de Cuidados Centrados na Família, Cuidados Não Traumáticos, cuidados paliativos pediátricos ao adolescente com doença crónica complexa hospitalizado, e possibilitou a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica definidas pela Ordem dos Enfermeiros, integrando as competências analíticas e de síntese de uma formação ao nível de mestrado. A evolução tecnológica e dos cuidados de saúde, resultaram no aumento da sobrevivência de crianças com doença crónica complexa, e quando associados à melhoria na qualidade dos cuidados, permitiu que muitas crianças atinjam a adolescência com necessidades paliativas. Situação coloca muitos desafios aos profissionais de saúde, não só, cuidar de adolescentes que, por crise de agudização, para capacitação ou descanso do cuidador, controlo de sintomas e fim de vida, necessitam de ser hospitalizados (Lacerda et al., 2014), como também, capacitar os seus pais/cuidadores de forma a garantirem a sua sobrevivência intervindo adequadamente, promovendo o conforto após a alta para o domicílio. Este percurso de aprendizagem impulsionou também o início de um processo de mudança e transformação do real através da enumeração de recomendações para a prática de enfermagem, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida não só do adolescente com doença crónica complexa e necessidades paliativas hospitalizado, mas também da sua família.
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