Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita de Cassia dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81226
Resumo: Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
id RCAP_76aed93c404e06cabadfad903388dc8f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professoresEducação para a carreiraEducaçãoEscolaInfânciaProfissãoCareer educationEducationSchoolChildhoodProfessionCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoTomar decisões de carreira é, quase sempre, um momento angustiante para os jovens por trazer inseguranças na definição daquilo que norteará os próximos anos, a nível académico e/ou profissional. Protelar este processo para o final do ensino básico e ensino secundário significa renegar uma trajetória escolar onde podemos trabalhar competências que são importantes nos momentos decisórios. A Educação para Carreira surge como um potencial aliado, visando trabalhar estas competencias ao longo da escolarização. Este projeto pretende mapear a existência de intervenções de Educação para Carreira e qual a importância atribuída por psicólogos e professores a estas intervenções, nas escolas públicas do Ensino Básico I da cidade de Braga. Para isso, propõe-se a aplicação de um questionário a Psicólogos e professores do 4° ano do ensino básico em 12 escolas, uma em cada agrupamento escolar da cidade. Recorrendo a análises descritivas e de conteúdo das respostas dadas pretende-se caracterizar um perfil dos profissionais com base nas suas perspetivas sobre Educação para Carreira. Isto poderá favorecer o planeamento de intervenções sobre Educação para Carreira nos anos iniciais de escolarização, promovendo maior prontidão de carreira para enfrentar diferentes transições académicas e profissionais nos estudantes.Taking career decisions is, almost always, an anguishing moment to young for bringing insecurities in the definition of what will guide the following years, on an academic and/or professional level. Postpone this process towards the end of basic school and high school means to deny a scholar trajectory where is possible to develop skills that are important in decisive moments. Career education comes as a potential ally, aiming to work these skills through schooling. This project intends to map the existence of career education interventions in Braga and the importance assigned by psychologists and teachers to these interventions, in the Public basic schools of Braga. For this, it is proposed the application of a questionnaire to psychologists and teachers of the 4th of basic education in 12 schools, each one of them in one separate school grouping in the city. Using descriptive analysis and content of the answers given, it is intended to draw a profile of the professionals based on their perspective on career education. This might favor the planning of intervention in career education in the early years of schooling, promoting greater readiness to face different academic and professional transitions in students.Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha SoaresUniversidade do MinhoSantos, Rita de Cassia dos2022-06-172022-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81226por203085701info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:50.833349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
title Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
spellingShingle Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
Santos, Rita de Cassia dos
Educação para a carreira
Educação
Escola
Infância
Profissão
Career education
Education
School
Childhood
Profession
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
title_full Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
title_fullStr Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
title_full_unstemmed Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
title_sort Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
author Santos, Rita de Cassia dos
author_facet Santos, Rita de Cassia dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rita de Cassia dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a carreira
Educação
Escola
Infância
Profissão
Career education
Education
School
Childhood
Profession
Ciências Sociais::Psicologia
topic Educação para a carreira
Educação
Escola
Infância
Profissão
Career education
Education
School
Childhood
Profession
Ciências Sociais::Psicologia
description Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-17
2022-06-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81226
url https://hdl.handle.net/1822/81226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203085701
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132198682492928