Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81226 |
Resumo: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
id |
RCAP_76aed93c404e06cabadfad903388dc8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81226 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professoresEducação para a carreiraEducaçãoEscolaInfânciaProfissãoCareer educationEducationSchoolChildhoodProfessionCiências Sociais::PsicologiaProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da EducaçãoTomar decisões de carreira é, quase sempre, um momento angustiante para os jovens por trazer inseguranças na definição daquilo que norteará os próximos anos, a nível académico e/ou profissional. Protelar este processo para o final do ensino básico e ensino secundário significa renegar uma trajetória escolar onde podemos trabalhar competências que são importantes nos momentos decisórios. A Educação para Carreira surge como um potencial aliado, visando trabalhar estas competencias ao longo da escolarização. Este projeto pretende mapear a existência de intervenções de Educação para Carreira e qual a importância atribuída por psicólogos e professores a estas intervenções, nas escolas públicas do Ensino Básico I da cidade de Braga. Para isso, propõe-se a aplicação de um questionário a Psicólogos e professores do 4° ano do ensino básico em 12 escolas, uma em cada agrupamento escolar da cidade. Recorrendo a análises descritivas e de conteúdo das respostas dadas pretende-se caracterizar um perfil dos profissionais com base nas suas perspetivas sobre Educação para Carreira. Isto poderá favorecer o planeamento de intervenções sobre Educação para Carreira nos anos iniciais de escolarização, promovendo maior prontidão de carreira para enfrentar diferentes transições académicas e profissionais nos estudantes.Taking career decisions is, almost always, an anguishing moment to young for bringing insecurities in the definition of what will guide the following years, on an academic and/or professional level. Postpone this process towards the end of basic school and high school means to deny a scholar trajectory where is possible to develop skills that are important in decisive moments. Career education comes as a potential ally, aiming to work these skills through schooling. This project intends to map the existence of career education interventions in Braga and the importance assigned by psychologists and teachers to these interventions, in the Public basic schools of Braga. For this, it is proposed the application of a questionnaire to psychologists and teachers of the 4th of basic education in 12 schools, each one of them in one separate school grouping in the city. Using descriptive analysis and content of the answers given, it is intended to draw a profile of the professionals based on their perspective on career education. This might favor the planning of intervention in career education in the early years of schooling, promoting greater readiness to face different academic and professional transitions in students.Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha SoaresUniversidade do MinhoSantos, Rita de Cassia dos2022-06-172022-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81226por203085701info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:50.833349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores |
title |
Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores |
spellingShingle |
Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores Santos, Rita de Cassia dos Educação para a carreira Educação Escola Infância Profissão Career education Education School Childhood Profession Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores |
title_full |
Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores |
title_fullStr |
Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores |
title_full_unstemmed |
Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores |
title_sort |
Educação para carreira no ensino básico: existência e relevância na perspetiva de psicólogos e professores |
author |
Santos, Rita de Cassia dos |
author_facet |
Santos, Rita de Cassia dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rita de Cassia dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a carreira Educação Escola Infância Profissão Career education Education School Childhood Profession Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Educação para a carreira Educação Escola Infância Profissão Career education Education School Childhood Profession Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-17 2022-06-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81226 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203085701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132198682492928 |