A importância do uso da cor na comunicação publicitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroca, Kelly Gaspar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8041
Resumo: O presente estudo centra-se na importância do uso da cor na comunicação publicitária, e tem o objetivo geral de aferir se a escolha das cores em publicidade afeta a interpretação das mensagens publicitárias e a reação emocional dos seus destinatários, bem como verificar se as cores influenciam os efeitos pretendidos e se são determinantes e eficazes nos anúncios. A partir de um estágio de quatro meses em regime presencial na Desigm - Comunicação e Publicidade, empresa gráfica situada em Mangualde, pretendeu-se pesquisar e analisar qual é a importância do uso da cor em projetos de comunicação publicitária e como a mesma é utilizada nos trabalhos pedidos pelos clientes, relacionando-os com projetos da concorrência. Neste relatório é apresentada a instituição acolhedora assim como as atividades desenvolvidas no local de estágio. Recorrendo à elaboração de um questionário e apresentando exemplos de algumas publicidades, pretendeu-se analisar se a interpretação das mensagens e as reações emocionais no público sofrem ou não alteração com e sem o uso da cor. Por outro lado, analisaram-se projetos realizados pela gráfica acolhedora do estágio (Desigm) e por uma gráfica concorrente (Ser e Parecer), com a finalidade de se realizar uma comparação cromática de publicidades e analisar como é usada a cor em cada projeto publicitário e se esse uso da cor difere entre as gráficas. Os resultados deste estudo afirmam que a maioria dos inquiridos consideram mais adequados os anúncios publicitários com cor, julgando que a mesma torna os anúncios mais apelativos, percetíveis, interessantes e agradáveis, face aos anúncios publicitários a preto e branco. Conclui-se que a presença da cor na comunicação publicitaria tem um papel importante para a maioria das pessoas, relativamente à compreensão das mensagens que os anúncios pretendem transmitir, assim como à reação emocional positiva. Para além dos inquiridos, os autores consultados na revisão de literatura que fundamenta teoricamente o presente estudo, atribuem uma grande importância à presença da cor na comunicação publicitária sendo esta, também, a principal conclusão deste trabalho académico.
id RCAP_76bc4da371923b045037015b2017e96d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do uso da cor na comunicação publicitáriaCorDesigmdesign de comunicaçãoemoçãoperceção visualpublicidadeAdvertisingcolourcommunication designDesigmemotionvisual perceptionO presente estudo centra-se na importância do uso da cor na comunicação publicitária, e tem o objetivo geral de aferir se a escolha das cores em publicidade afeta a interpretação das mensagens publicitárias e a reação emocional dos seus destinatários, bem como verificar se as cores influenciam os efeitos pretendidos e se são determinantes e eficazes nos anúncios. A partir de um estágio de quatro meses em regime presencial na Desigm - Comunicação e Publicidade, empresa gráfica situada em Mangualde, pretendeu-se pesquisar e analisar qual é a importância do uso da cor em projetos de comunicação publicitária e como a mesma é utilizada nos trabalhos pedidos pelos clientes, relacionando-os com projetos da concorrência. Neste relatório é apresentada a instituição acolhedora assim como as atividades desenvolvidas no local de estágio. Recorrendo à elaboração de um questionário e apresentando exemplos de algumas publicidades, pretendeu-se analisar se a interpretação das mensagens e as reações emocionais no público sofrem ou não alteração com e sem o uso da cor. Por outro lado, analisaram-se projetos realizados pela gráfica acolhedora do estágio (Desigm) e por uma gráfica concorrente (Ser e Parecer), com a finalidade de se realizar uma comparação cromática de publicidades e analisar como é usada a cor em cada projeto publicitário e se esse uso da cor difere entre as gráficas. Os resultados deste estudo afirmam que a maioria dos inquiridos consideram mais adequados os anúncios publicitários com cor, julgando que a mesma torna os anúncios mais apelativos, percetíveis, interessantes e agradáveis, face aos anúncios publicitários a preto e branco. Conclui-se que a presença da cor na comunicação publicitaria tem um papel importante para a maioria das pessoas, relativamente à compreensão das mensagens que os anúncios pretendem transmitir, assim como à reação emocional positiva. Para além dos inquiridos, os autores consultados na revisão de literatura que fundamenta teoricamente o presente estudo, atribuem uma grande importância à presença da cor na comunicação publicitária sendo esta, também, a principal conclusão deste trabalho académico.This study focuses on the importance of colour in advertising communication. It has the general objective of assessing whether the choice of colours in advertising affects the interpretation of advertising messages and the emotional reaction of its recipients, as well as verifying whether colours influence the intended effects and whether they are decisive and effective in advertisements. A four-month internship at Desigm - Comunicação e Publicidade, a graphic company located in Mangualde, was intended to research and analyse the importance of colour in advertising communication projects and how it is used in the works requested by the clients, relating them with competitor projects. This report presents the host institution and the activities developed at the internship site. Using a questionnaire and presenting examples of some advertisements, the purpose is to analyse whether the interpretation of messages and their emotional reactions in the public change with and without the use of colour. On the other hand, projects carried out by the printing company hosting the internship (Desigm) and by a competitor printing company (Ser e Parecer) were analysed, to carry out a chromatic comparison of advertisements and analyse how colour is used in each advertising project, and whether this use of colour differs between printing companies. The results of this study affirm that most of the respondents consider that advertisements with colour are more appropriate, judging that it makes the advertisements more appealing, perceptible, exciting, and pleasant than black and white advertisements. This study concludes that the presence of colour in advertising communication plays an important role for most people, regarding the understanding of the messages that the advertisements intend to convey, as well as the positive emotional reaction. In addition to the respondents, the authors consulted in the literature review that theoretically supports the present study attach great importance to the presence of colour in advertising communication, which is also the main conclusion of this academic work.Barroso, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarroca, Kelly Gaspar2023-11-27T10:26:06Z2023-03-242023-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8041TID:203406010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:30:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.141916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do uso da cor na comunicação publicitária
title A importância do uso da cor na comunicação publicitária
spellingShingle A importância do uso da cor na comunicação publicitária
Barroca, Kelly Gaspar
Cor
Desigm
design de comunicação
emoção
perceção visual
publicidade
Advertising
colour
communication design
Desigm
emotion
visual perception
title_short A importância do uso da cor na comunicação publicitária
title_full A importância do uso da cor na comunicação publicitária
title_fullStr A importância do uso da cor na comunicação publicitária
title_full_unstemmed A importância do uso da cor na comunicação publicitária
title_sort A importância do uso da cor na comunicação publicitária
author Barroca, Kelly Gaspar
author_facet Barroca, Kelly Gaspar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barroso, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroca, Kelly Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Cor
Desigm
design de comunicação
emoção
perceção visual
publicidade
Advertising
colour
communication design
Desigm
emotion
visual perception
topic Cor
Desigm
design de comunicação
emoção
perceção visual
publicidade
Advertising
colour
communication design
Desigm
emotion
visual perception
description O presente estudo centra-se na importância do uso da cor na comunicação publicitária, e tem o objetivo geral de aferir se a escolha das cores em publicidade afeta a interpretação das mensagens publicitárias e a reação emocional dos seus destinatários, bem como verificar se as cores influenciam os efeitos pretendidos e se são determinantes e eficazes nos anúncios. A partir de um estágio de quatro meses em regime presencial na Desigm - Comunicação e Publicidade, empresa gráfica situada em Mangualde, pretendeu-se pesquisar e analisar qual é a importância do uso da cor em projetos de comunicação publicitária e como a mesma é utilizada nos trabalhos pedidos pelos clientes, relacionando-os com projetos da concorrência. Neste relatório é apresentada a instituição acolhedora assim como as atividades desenvolvidas no local de estágio. Recorrendo à elaboração de um questionário e apresentando exemplos de algumas publicidades, pretendeu-se analisar se a interpretação das mensagens e as reações emocionais no público sofrem ou não alteração com e sem o uso da cor. Por outro lado, analisaram-se projetos realizados pela gráfica acolhedora do estágio (Desigm) e por uma gráfica concorrente (Ser e Parecer), com a finalidade de se realizar uma comparação cromática de publicidades e analisar como é usada a cor em cada projeto publicitário e se esse uso da cor difere entre as gráficas. Os resultados deste estudo afirmam que a maioria dos inquiridos consideram mais adequados os anúncios publicitários com cor, julgando que a mesma torna os anúncios mais apelativos, percetíveis, interessantes e agradáveis, face aos anúncios publicitários a preto e branco. Conclui-se que a presença da cor na comunicação publicitaria tem um papel importante para a maioria das pessoas, relativamente à compreensão das mensagens que os anúncios pretendem transmitir, assim como à reação emocional positiva. Para além dos inquiridos, os autores consultados na revisão de literatura que fundamenta teoricamente o presente estudo, atribuem uma grande importância à presença da cor na comunicação publicitária sendo esta, também, a principal conclusão deste trabalho académico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T10:26:06Z
2023-03-24
2023-03-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8041
TID:203406010
url http://hdl.handle.net/10400.19/8041
identifier_str_mv TID:203406010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136311245799424