O tom do debate político eleitoral televisivo e o seu efeito sobre o comportamento eleitoral: as eleições legislativas de 2019
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33174 |
Resumo: | O tom dos debates políticos eleitorais é passível de suscitar efeitos positivos ou negativos no eleitorado e, com isso, interferir naquilo que é seu comportamento eleitoral. Assim, e partindo da relação encontrada entre o tom dos debates políticos e o comportamento eleitoral, analisa-se, na presente dissertação, de que forma o tom do debate político, entre António Costa e Rui Rio, é capaz de influenciar a intenção de voto do eleitorado, no contexto das eleições legislativas de 2019. Para esse efeito, os principais objetivos desta investigação passam por analisar de que maneira o tom do debate político, positivo ou negativo, foi suscetível de influenciar: (1) a avaliação que os eleitores fazem dos candidatos em função do seu desempenho ao longo do debate; (2) a intenção do eleitorado de ir votar nas eleições; (3) a intenção dos eleitores de votar nos partidos dos candidatos em particular; (4) a intenção de voto do eleitorado indeciso; e, por fim, (5) os temas públicos mais debatidos durante o debate. Para isso, recorreu-se a um inquérito por questionário, a um processo de amostragem não aleatório por conveniência e a uma metodologia quantitativa, concluindo- se, assim, que o tom dos debates políticos é, de facto, suscetível de influenciar, ainda que parcialmente, o comportamento eleitoral. |
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O tom do debate político eleitoral televisivo e o seu efeito sobre o comportamento eleitoral: as eleições legislativas de 2019Tom dos debates políticosDebates políticosComportamento eleitoralIntenção de votoEleitoresCampanhas eleitoraisO tom dos debates políticos eleitorais é passível de suscitar efeitos positivos ou negativos no eleitorado e, com isso, interferir naquilo que é seu comportamento eleitoral. Assim, e partindo da relação encontrada entre o tom dos debates políticos e o comportamento eleitoral, analisa-se, na presente dissertação, de que forma o tom do debate político, entre António Costa e Rui Rio, é capaz de influenciar a intenção de voto do eleitorado, no contexto das eleições legislativas de 2019. Para esse efeito, os principais objetivos desta investigação passam por analisar de que maneira o tom do debate político, positivo ou negativo, foi suscetível de influenciar: (1) a avaliação que os eleitores fazem dos candidatos em função do seu desempenho ao longo do debate; (2) a intenção do eleitorado de ir votar nas eleições; (3) a intenção dos eleitores de votar nos partidos dos candidatos em particular; (4) a intenção de voto do eleitorado indeciso; e, por fim, (5) os temas públicos mais debatidos durante o debate. Para isso, recorreu-se a um inquérito por questionário, a um processo de amostragem não aleatório por conveniência e a uma metodologia quantitativa, concluindo- se, assim, que o tom dos debates políticos é, de facto, suscetível de influenciar, ainda que parcialmente, o comportamento eleitoral.The tone of electoral political debates is likely to arouse positive or negative effects on the electorate and, thus, interfere with their electoral behavior. Thus, and based on the relation found between the tone of political debates and electoral behavior, this dissertation analyzes how the tone of the political debate between António Costa and Rui Rio influenced voters’ intention to vote in the context of the 2019 legislative elections. To this end, the main objectives of this research are to analyze how the tone of the political debate, positive or negative, was able to influence: (1) voters' evaluation of the candidates according to their performance throughout the debate; (2) the intention of the electorate to go and vote in the election; (3) the intention of voters to vote for the parties of the particular candidates; (4) the voting intention of undecided voters; and, finally, (5) the public issues most discussed during the debate. For this purpose, we used a questionnaire survey, a non-random convenience sampling process, and a quantitative methodology, concluding that the tone of the political debates is indeed likely to influence, even if partially, the electoral behavior.2022-02-15T09:15:34Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33174porAlmeida, Maria São Marcos Pio deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:35:43Zoai:ria.ua.pt:10773/33174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:35:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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