Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Neves, Isabel P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4210
Resumo: O artigo apresenta uma síntese de parte da investigação que se tem vindo a desenvolver e que procura chegar a uma compreensão mais profunda das relações entre as características específicas dos contextos pedagógicos da escola, família e formação de professores e a aquisição pelos alunos de regras de reconhecimento e de realização necessárias à produção do texto que é requerido nos contextos específicos instrucional e regulador da aprendizagem na escola. Intervir ao nível da escola e da formação de professores são também objectivos específicos da investigação. Neste artigo, dá-se particular importância à metodologia de investigação que guiou a análise e intervenção em contextos distintos de aprendizagem científica e social. Pretende-se mostrar como se desenvolveu, com base na inter-relação do teórico e do empírico, uma linguagem externa de descrição que adequa os indicadores de análise textual às características específicas dos contextos em estudo. As conclusões apresentam uma síntese dos principais resultados sugeridos pelos diversos estudos e referem como as potencialidades de diagnóstico, previsão, descrição, explicação e transferência da teoria de Bernstein que, fundamentalmente, orientou a investigação, foram exploradas nos estudos que se desenvolveram.
id RCAP_76dc16e78ddc245e85500b9022ff148b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicosContextos pedagógicosMetodologia de investigaçãoAnálise sociológicaLinguagens de descriçãoO artigo apresenta uma síntese de parte da investigação que se tem vindo a desenvolver e que procura chegar a uma compreensão mais profunda das relações entre as características específicas dos contextos pedagógicos da escola, família e formação de professores e a aquisição pelos alunos de regras de reconhecimento e de realização necessárias à produção do texto que é requerido nos contextos específicos instrucional e regulador da aprendizagem na escola. Intervir ao nível da escola e da formação de professores são também objectivos específicos da investigação. Neste artigo, dá-se particular importância à metodologia de investigação que guiou a análise e intervenção em contextos distintos de aprendizagem científica e social. Pretende-se mostrar como se desenvolveu, com base na inter-relação do teórico e do empírico, uma linguagem externa de descrição que adequa os indicadores de análise textual às características específicas dos contextos em estudo. As conclusões apresentam uma síntese dos principais resultados sugeridos pelos diversos estudos e referem como as potencialidades de diagnóstico, previsão, descrição, explicação e transferência da teoria de Bernstein que, fundamentalmente, orientou a investigação, foram exploradas nos estudos que se desenvolveram.The article presents a synthesis of part of the research developed to achieve a deeper understanding of the relations between the specific characteristics of the pedagogic contexts of the school, family and teacher training and the acquisition by students of the recognition and realisation rules needed to the production of the text required in the instructional and regulative specific contexts of school learning. The intervention at the level of the school and teacher training are also specific objectives of the research. The article gives particular emphasis to the research methodology that guided the analysis and intervention in distinct contexts of scientific and social learning. It shows how it is developed, on the basis of the interrelation of the theoretical and the empirical, an external language of description which adequates the indicators of textual analysis to the specific characteristics of the contexts under study. The conclusions present a synthesis of the main results suggested by the various studies and refer how were explored in the studies the potentialities of diagnosis, prediction, description, explanation and transference of Bernstein theory in which the research is mostly based.CIIE/Edições AfrontamentoRepositório da Universidade de LisboaMorais, AnaNeves, Isabel P.2011-10-04T10:24:21Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4210porMorais, A. M., & Neves, I. P. (2003). Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos. Educação, Sociedade & Culturas, 19, 49-87.0872-7643info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:52.537500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
title Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
spellingShingle Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
Morais, Ana
Contextos pedagógicos
Metodologia de investigação
Análise sociológica
Linguagens de descrição
title_short Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
title_full Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
title_fullStr Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
title_full_unstemmed Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
title_sort Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
author Morais, Ana
author_facet Morais, Ana
Neves, Isabel P.
author_role author
author2 Neves, Isabel P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana
Neves, Isabel P.
dc.subject.por.fl_str_mv Contextos pedagógicos
Metodologia de investigação
Análise sociológica
Linguagens de descrição
topic Contextos pedagógicos
Metodologia de investigação
Análise sociológica
Linguagens de descrição
description O artigo apresenta uma síntese de parte da investigação que se tem vindo a desenvolver e que procura chegar a uma compreensão mais profunda das relações entre as características específicas dos contextos pedagógicos da escola, família e formação de professores e a aquisição pelos alunos de regras de reconhecimento e de realização necessárias à produção do texto que é requerido nos contextos específicos instrucional e regulador da aprendizagem na escola. Intervir ao nível da escola e da formação de professores são também objectivos específicos da investigação. Neste artigo, dá-se particular importância à metodologia de investigação que guiou a análise e intervenção em contextos distintos de aprendizagem científica e social. Pretende-se mostrar como se desenvolveu, com base na inter-relação do teórico e do empírico, uma linguagem externa de descrição que adequa os indicadores de análise textual às características específicas dos contextos em estudo. As conclusões apresentam uma síntese dos principais resultados sugeridos pelos diversos estudos e referem como as potencialidades de diagnóstico, previsão, descrição, explicação e transferência da teoria de Bernstein que, fundamentalmente, orientou a investigação, foram exploradas nos estudos que se desenvolveram.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
2011-10-04T10:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4210
url http://hdl.handle.net/10451/4210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, A. M., & Neves, I. P. (2003). Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos. Educação, Sociedade & Culturas, 19, 49-87.
0872-7643
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIIE/Edições Afrontamento
publisher.none.fl_str_mv CIIE/Edições Afrontamento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183973453824