Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4210 |
Resumo: | O artigo apresenta uma síntese de parte da investigação que se tem vindo a desenvolver e que procura chegar a uma compreensão mais profunda das relações entre as características específicas dos contextos pedagógicos da escola, família e formação de professores e a aquisição pelos alunos de regras de reconhecimento e de realização necessárias à produção do texto que é requerido nos contextos específicos instrucional e regulador da aprendizagem na escola. Intervir ao nível da escola e da formação de professores são também objectivos específicos da investigação. Neste artigo, dá-se particular importância à metodologia de investigação que guiou a análise e intervenção em contextos distintos de aprendizagem científica e social. Pretende-se mostrar como se desenvolveu, com base na inter-relação do teórico e do empírico, uma linguagem externa de descrição que adequa os indicadores de análise textual às características específicas dos contextos em estudo. As conclusões apresentam uma síntese dos principais resultados sugeridos pelos diversos estudos e referem como as potencialidades de diagnóstico, previsão, descrição, explicação e transferência da teoria de Bernstein que, fundamentalmente, orientou a investigação, foram exploradas nos estudos que se desenvolveram. |
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O artigo apresenta uma síntese de parte da investigação que se tem vindo a desenvolver e que procura chegar a uma compreensão mais profunda das relações entre as características específicas dos contextos pedagógicos da escola, família e formação de professores e a aquisição pelos alunos de regras de reconhecimento e de realização necessárias à produção do texto que é requerido nos contextos específicos instrucional e regulador da aprendizagem na escola. Intervir ao nível da escola e da formação de professores são também objectivos específicos da investigação. Neste artigo, dá-se particular importância à metodologia de investigação que guiou a análise e intervenção em contextos distintos de aprendizagem científica e social. Pretende-se mostrar como se desenvolveu, com base na inter-relação do teórico e do empírico, uma linguagem externa de descrição que adequa os indicadores de análise textual às características específicas dos contextos em estudo. As conclusões apresentam uma síntese dos principais resultados sugeridos pelos diversos estudos e referem como as potencialidades de diagnóstico, previsão, descrição, explicação e transferência da teoria de Bernstein que, fundamentalmente, orientou a investigação, foram exploradas nos estudos que se desenvolveram. |
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