Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Milena Nunes Olimpio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9644
Resumo: A pesquisa tem por tema “Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA”. Como objetivo geral: Refletir à adequação da metodologia e estratégias de ensino, usadas em sala de aula, pelos professores, do Curso de Refrigeração e Climatização do IFCE - Campus-Fortaleza-Ce-Brasil. Como objetivos específicos: Identificar os referenciais de boas práticas dos professores, em sala de aula; Analisar quanto as metodologias utilizadas em sala de aula e averiguar se os professores usam novas adoções de práticas pedagógicas. O trabalho se conduz numa pesquisa descritiva, qualitativa, procurando respostas para o seguinte problema: Como os alunos percebem as estratégias e metodologias que os professores utilizam em sala de aula? Para a coleta dos dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, com uma amostragem simples e sistemática. Foram elaborados os indicadores: Conhecimento, habilidade e atitude e pressupostos da andragogia, que serviram de referencial para o roteiro da entrevista. Averiguamos, na percepção dos alunos, que a maioria dos professores, do curso, apresentam o conhecimento, a habilidade e a atitude, atendendo as práticas propostas pelos referenciais teóricos, que delinearam as competências e serviram de base ao estudo.
id RCAP_76ebc191136bcda388ecff429f969b12
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9644
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOCOMPETÊNCIAS PROFISSIONAISPROFESSORESEDUCAÇÃO DE JOVENSEDUCAÇÃO DE ADULTOSALUNOSESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONPROFESSIONAL SKILLSTEACHERSYOUTH EDUCATIONADULT EDUCATIONSTUDENTSCASE STUDIESBRAZILA pesquisa tem por tema “Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA”. Como objetivo geral: Refletir à adequação da metodologia e estratégias de ensino, usadas em sala de aula, pelos professores, do Curso de Refrigeração e Climatização do IFCE - Campus-Fortaleza-Ce-Brasil. Como objetivos específicos: Identificar os referenciais de boas práticas dos professores, em sala de aula; Analisar quanto as metodologias utilizadas em sala de aula e averiguar se os professores usam novas adoções de práticas pedagógicas. O trabalho se conduz numa pesquisa descritiva, qualitativa, procurando respostas para o seguinte problema: Como os alunos percebem as estratégias e metodologias que os professores utilizam em sala de aula? Para a coleta dos dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, com uma amostragem simples e sistemática. Foram elaborados os indicadores: Conhecimento, habilidade e atitude e pressupostos da andragogia, que serviram de referencial para o roteiro da entrevista. Averiguamos, na percepção dos alunos, que a maioria dos professores, do curso, apresentam o conhecimento, a habilidade e a atitude, atendendo as práticas propostas pelos referenciais teóricos, que delinearam as competências e serviram de base ao estudo.The research has for theme "Conception of students about the PROEJA teachers’ pedagogical skills of ". As a general objective: To reflect on the adequacy of the methodology and teaching strategies used by teachers in the classroom in the IFCE - Campus-Fortaleza-Ce-Brasil Refrigeration and Air Conditioning Course. As specific objectives: To identify teachers' good practice references in the classroom; To analyze the methodologies used in the classroom and find out if teachers use new adoptions of pedagogical practices. The work is conducted in a descriptive, qualitative research, looking for answers to the following problem: How do the students perceive the strategies and methodologies that the teachers use in the classroom? For the data collection, a semi-structured interview was applied, with a simple and systematic sampling. The indicators were: Knowledge, ability and attitude and andragogy assumptions, which served as a reference for the interview script. We found in the students' perception that most of the teachers of the course show the knowledge, the ability and the attitude, atending the proposed practices by the theoretical references, which outlined the competences and served as a basis for the study.2019-06-27T15:35:33Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9644TID:202255921porRibeiro, Milena Nunes Olimpioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:45.713593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA
title Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA
spellingShingle Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA
Ribeiro, Milena Nunes Olimpio
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
PROFESSORES
EDUCAÇÃO DE JOVENS
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
ALUNOS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
PROFESSIONAL SKILLS
TEACHERS
YOUTH EDUCATION
ADULT EDUCATION
STUDENTS
CASE STUDIES
BRAZIL
title_short Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA
title_full Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA
title_fullStr Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA
title_full_unstemmed Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA
title_sort Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA
author Ribeiro, Milena Nunes Olimpio
author_facet Ribeiro, Milena Nunes Olimpio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Milena Nunes Olimpio
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
PROFESSORES
EDUCAÇÃO DE JOVENS
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
ALUNOS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
PROFESSIONAL SKILLS
TEACHERS
YOUTH EDUCATION
ADULT EDUCATION
STUDENTS
CASE STUDIES
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
PROFESSORES
EDUCAÇÃO DE JOVENS
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
ALUNOS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
PROFESSIONAL SKILLS
TEACHERS
YOUTH EDUCATION
ADULT EDUCATION
STUDENTS
CASE STUDIES
BRAZIL
description A pesquisa tem por tema “Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA”. Como objetivo geral: Refletir à adequação da metodologia e estratégias de ensino, usadas em sala de aula, pelos professores, do Curso de Refrigeração e Climatização do IFCE - Campus-Fortaleza-Ce-Brasil. Como objetivos específicos: Identificar os referenciais de boas práticas dos professores, em sala de aula; Analisar quanto as metodologias utilizadas em sala de aula e averiguar se os professores usam novas adoções de práticas pedagógicas. O trabalho se conduz numa pesquisa descritiva, qualitativa, procurando respostas para o seguinte problema: Como os alunos percebem as estratégias e metodologias que os professores utilizam em sala de aula? Para a coleta dos dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, com uma amostragem simples e sistemática. Foram elaborados os indicadores: Conhecimento, habilidade e atitude e pressupostos da andragogia, que serviram de referencial para o roteiro da entrevista. Averiguamos, na percepção dos alunos, que a maioria dos professores, do curso, apresentam o conhecimento, a habilidade e a atitude, atendendo as práticas propostas pelos referenciais teóricos, que delinearam as competências e serviram de base ao estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27T15:35:33Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9644
TID:202255921
url http://hdl.handle.net/10437/9644
identifier_str_mv TID:202255921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131254389473280