Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47141 |
Resumo: | Objetivo: identificar e mapear os estudos existentes sobre a relação da pandemia COVID-19 na Saúde Mental dos estudantes universitários e analisar os seus efeitos sob a forma de sintomatologia mais frequente. Método: A revisão Scoping será realizada de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs. Dois revisores independentes avaliarão a relevância dos artigos, a extração e a síntese dos dados. Os dados serão extraídos dos artigos incluídos nesta revisão por dois revisores de forma independente e as dúvidas e divergências serão discutidas com recurso a um terceiro revisor. O processo de seleção será documentado através de um diagrama de fluxo PRISMA. Resultados: Os dados recolhidos serão apresentados em forma narrativa e em tabela ou esquema, por forma a mapear a evidência disponível. Serão também apresentados quadros resumo dos artigos incluídos na revisão. A identificação, caraterização e síntese do conhecimento nesta área procurará estar alinhada com o objetivo e questão de revisão que se propõe. Conclusões: Prevê-se que esta revisão constitua um ponto de partida para o mapeamento da evidência científica disponível relativamente ao tema em estudo, proporcionando um contributo de suporte para a prática de cuidados em prevenção e cuidados em Saúde Mental em estudantes universitários. |
id |
RCAP_76ee1ab166c4bad287613fe2d8a123c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47141 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping ReviewImpact of the COVID-19 pandemic on the mental health of higher education students: Scoping Review protocolUniversidadeEstudantes universitáriosSaúde mentalObjetivo: identificar e mapear os estudos existentes sobre a relação da pandemia COVID-19 na Saúde Mental dos estudantes universitários e analisar os seus efeitos sob a forma de sintomatologia mais frequente. Método: A revisão Scoping será realizada de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs. Dois revisores independentes avaliarão a relevância dos artigos, a extração e a síntese dos dados. Os dados serão extraídos dos artigos incluídos nesta revisão por dois revisores de forma independente e as dúvidas e divergências serão discutidas com recurso a um terceiro revisor. O processo de seleção será documentado através de um diagrama de fluxo PRISMA. Resultados: Os dados recolhidos serão apresentados em forma narrativa e em tabela ou esquema, por forma a mapear a evidência disponível. Serão também apresentados quadros resumo dos artigos incluídos na revisão. A identificação, caraterização e síntese do conhecimento nesta área procurará estar alinhada com o objetivo e questão de revisão que se propõe. Conclusões: Prevê-se que esta revisão constitua um ponto de partida para o mapeamento da evidência científica disponível relativamente ao tema em estudo, proporcionando um contributo de suporte para a prática de cuidados em prevenção e cuidados em Saúde Mental em estudantes universitários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e EditoraRepositório ComumMoreira, Maria Teresa FerreiraFaria, João José SoaresPinto, Daniela LourençoLima, Andreia Maria NovoFernandes, Carla SílviaBarroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade2023-10-09T09:50:21Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47141porMoreira, M. T. F., Faria, J. J. S., Pinto, D. L., Lima, A. M. N., Fernandes, C. S., & Barroso, T. M. M. D. de A. (2023). Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review. Brazilian Journal of Health Review, 6(2), 6574–6583. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n2-1702595-682510.34119/bjhrv6n2-170info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-12T07:46:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:13.972119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review Impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of higher education students: Scoping Review protocol |
title |
Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review |
spellingShingle |
Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review Moreira, Maria Teresa Ferreira Universidade Estudantes universitários Saúde mental |
title_short |
Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review |
title_full |
Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review |
title_fullStr |
Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review |
title_full_unstemmed |
Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review |
title_sort |
Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review |
author |
Moreira, Maria Teresa Ferreira |
author_facet |
Moreira, Maria Teresa Ferreira Faria, João José Soares Pinto, Daniela Lourenço Lima, Andreia Maria Novo Fernandes, Carla Sílvia Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Faria, João José Soares Pinto, Daniela Lourenço Lima, Andreia Maria Novo Fernandes, Carla Sílvia Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria Teresa Ferreira Faria, João José Soares Pinto, Daniela Lourenço Lima, Andreia Maria Novo Fernandes, Carla Sílvia Barroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Estudantes universitários Saúde mental |
topic |
Universidade Estudantes universitários Saúde mental |
description |
Objetivo: identificar e mapear os estudos existentes sobre a relação da pandemia COVID-19 na Saúde Mental dos estudantes universitários e analisar os seus efeitos sob a forma de sintomatologia mais frequente. Método: A revisão Scoping será realizada de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs. Dois revisores independentes avaliarão a relevância dos artigos, a extração e a síntese dos dados. Os dados serão extraídos dos artigos incluídos nesta revisão por dois revisores de forma independente e as dúvidas e divergências serão discutidas com recurso a um terceiro revisor. O processo de seleção será documentado através de um diagrama de fluxo PRISMA. Resultados: Os dados recolhidos serão apresentados em forma narrativa e em tabela ou esquema, por forma a mapear a evidência disponível. Serão também apresentados quadros resumo dos artigos incluídos na revisão. A identificação, caraterização e síntese do conhecimento nesta área procurará estar alinhada com o objetivo e questão de revisão que se propõe. Conclusões: Prevê-se que esta revisão constitua um ponto de partida para o mapeamento da evidência científica disponível relativamente ao tema em estudo, proporcionando um contributo de suporte para a prática de cuidados em prevenção e cuidados em Saúde Mental em estudantes universitários. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-09T09:50:21Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47141 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, M. T. F., Faria, J. J. S., Pinto, D. L., Lima, A. M. N., Fernandes, C. S., & Barroso, T. M. M. D. de A. (2023). Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review. Brazilian Journal of Health Review, 6(2), 6574–6583. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n2-170 2595-6825 10.34119/bjhrv6n2-170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133615665184768 |