Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Hélder Manuel de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1292
Resumo: Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
id RCAP_76f2148b598549a967a6b26d4e3bc799
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/1292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José CraveirinhaEducaçãoFormação pessoal e socialTeses de mestradoTese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008A dissertação que aqui se expõe procura estabelecer uma relação entre o ensino da Língua Portuguesa, o ensino de valores e o papel que a literatura pode desempenhar na formação intercultural do aluno. Para tal apresentamos, como baluarte da interculturalidade, o poeta José Craveirinha que conviveu com duas culturas, a portuguesa pelo lado paterno e a moçambicana pelo lado materno, e que transpôs essa bi-culturalidade para os seus textos. Sustentamos que a literatura desempenha um papel primordial na formação axiológica do aluno, especialmente na inculcação de valores como o da igualdade, o da aceitação da diferença e o da liberdade de expressão. José Craveirinha, na sua obra, ao retractar a miscigenação cultural que adquiriu no seio familiar dá um exemplo real sobre como incorporar duas culturas diferentes e ser capaz de criar algo novo que acaba por enriquecê-lo e, ao mesmo tempo, a comunidade em que ele está inserido. Desenvolvemos um estudo de caso interpretativo, apoiado na natureza qualitativa da investigação, na Escola Portuguesa de Moçambique devido ao facto de esta deter dentro de si uma grande variedade de culturas. Seleccionamos uma turma de 12º ano que possuía diferentes culturas no seu seio e através de fichas de trabalho e questionários procuramos ver como eles interagiam com a poesia de José Craveirinha, onde a temática da diversidade cultural está presente. Os resultados da investigação permitem-nos concluir que a literatura que aborda a temática da interculturalidade, no nosso estudo a poesia de José Craveirinha, desempenha um papel importante na formação da personalidade do aluno e exerce uma profunda influência na forma como eles reflectem, interagem e olham as diferenças culturais.The text here presented tries to establish a connection between the Portuguese Language teaching, moral values and Literature as an important mean to lead students to understand the intercultural pedagogy. We present José Craveirinha, as one of the most important icons of interculturality, because of his family history, Portuguese father and Mozambican mother, exposing this bi-culture in his works. We believe that literature plays an important part in the student's moral education, especially in transmitting moral values like equality, the acceptance of what is different and freedom of speech. José Craveirinha, in his works, not only showed us the cultural miscegenation that he acquired through his family but also gave us a living example how to merge two different cultures that enriched him and at the same time enriched the community in which he lived in. We developed an interpretative case study, supported by the qualitative nature of the investigation, in the Portuguese School of Mozambique because it hosts and deals with several different cultures. We selected a 12th grade class, whose students possess different cultures and through worksheets and questionnaires we tried to find out how they interacted with José Craveirinha's poetry where the topic of cultural diversity is present. The results of the investigation allow us to conclude that the literature that talks about interculturality, in our study José Craveirinha's poetry, plays an important part in the construction of students' personality and has a profound influence in the way how they think, interact and see cultural differences.Pintassilgo, Joaquim, 1956-Repositório da Universidade de LisboaLopes, Hélder Manuel de Almeida2010-07-27T08:57:11Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:56.164312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha
title Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha
spellingShingle Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha
Lopes, Hélder Manuel de Almeida
Educação
Formação pessoal e social
Teses de mestrado
title_short Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha
title_full Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha
title_fullStr Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha
title_full_unstemmed Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha
title_sort Perspectivas dos alunos sobre os valores na poesia de José Craveirinha
author Lopes, Hélder Manuel de Almeida
author_facet Lopes, Hélder Manuel de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pintassilgo, Joaquim, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Hélder Manuel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação pessoal e social
Teses de mestrado
topic Educação
Formação pessoal e social
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Educação (Formação Pessoal e Social), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-27T08:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/1292
url http://hdl.handle.net/10451/1292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134162083381248