Debater e refletir para aprender História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/51575 |
Resumo: | O presente relatório ocupa-se em refletir acerca do papel do ensino da História em Portugal e na Europa do século XXI, seguindo as diretivas do Ministério da Educação e do Conselho da Europa para a educação dos seus cidadãos. Ambas instituições defendem ser fundamental orientar a educação para a cidadania democrática, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver competências-chave a utilizar depois na sua vida ativa. A educação histórica foi, portanto, aqui pensada no sentido de ajudar a cumprir estes propósitos, assumindo-se que através da História é possível trabalhar o espírito crítico dos alunos, com uma reflexão orientada sobre os problemas do passado e do presente, pretendendo que os jovens adquiram tolerância perante opiniões divergentes e ainda uma conceção de bem comum, elementos essenciais numa cidadania participativa, pluralista e deliberativa. De modo a contribuir para o cumprimento destes objetivos, entendeu-se que o debate e as reflexões escritas eram os métodos mais adequados para ensinar e aprender História e, igualmente, para transformar o conhecimento histórico em competências, instrumentos fundamentais para os cidadãos que terão de competir no mercado de trabalho. |
id |
RCAP_76fe5216b84e5ae03aa00cf27b04bb56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/51575 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Debater e refletir para aprender HistóriaEnsino de HistóriaAprendizagemDebaterEspírito críticoUtilidade da HistóriaUsefulness of HistoryCritical spiritTeaching HistoryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório ocupa-se em refletir acerca do papel do ensino da História em Portugal e na Europa do século XXI, seguindo as diretivas do Ministério da Educação e do Conselho da Europa para a educação dos seus cidadãos. Ambas instituições defendem ser fundamental orientar a educação para a cidadania democrática, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver competências-chave a utilizar depois na sua vida ativa. A educação histórica foi, portanto, aqui pensada no sentido de ajudar a cumprir estes propósitos, assumindo-se que através da História é possível trabalhar o espírito crítico dos alunos, com uma reflexão orientada sobre os problemas do passado e do presente, pretendendo que os jovens adquiram tolerância perante opiniões divergentes e ainda uma conceção de bem comum, elementos essenciais numa cidadania participativa, pluralista e deliberativa. De modo a contribuir para o cumprimento destes objetivos, entendeu-se que o debate e as reflexões escritas eram os métodos mais adequados para ensinar e aprender História e, igualmente, para transformar o conhecimento histórico em competências, instrumentos fundamentais para os cidadãos que terão de competir no mercado de trabalho.This report explores the role of History teaching in Portugal and in the Europe of the XXI century, following the Ministry of Education’s and the Council of Europe’s directives about the Education of their citizens. Both institutions defend that it’s fundamental to guide education towards democratic citizenship, providing the students with the opportunity to develop key skills that they can use in their daily life. Historical teaching was here conceived in a way that it contributes to those purposes, always assuming that through History it’s possible to build up the student’s critical spirit, with a guided reflection about the problems of the past and the present, and to promote the student’s tolerance to different opinions and life styles, as well as a sense of common good, essential features on a participatory, pluralistic and deliberative citizenship. In fulfilling this vision, debating and producing written reflections were defined as the more suitable methods to teach and learn History and to transform historical knowledge in to skills, which are fundamental for competing in job search.Henriques, Raquel PereiraRUNOsório, Inês Marinho2018-11-13T15:10:14Z2018-10-042018-07-272018-10-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/51575TID:201986965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:25:43Zoai:run.unl.pt:10362/51575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:27.337250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Debater e refletir para aprender História |
title |
Debater e refletir para aprender História |
spellingShingle |
Debater e refletir para aprender História Osório, Inês Marinho Ensino de História Aprendizagem Debater Espírito crítico Utilidade da História Usefulness of History Critical spirit Teaching History Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Debater e refletir para aprender História |
title_full |
Debater e refletir para aprender História |
title_fullStr |
Debater e refletir para aprender História |
title_full_unstemmed |
Debater e refletir para aprender História |
title_sort |
Debater e refletir para aprender História |
author |
Osório, Inês Marinho |
author_facet |
Osório, Inês Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Henriques, Raquel Pereira RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osório, Inês Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Aprendizagem Debater Espírito crítico Utilidade da História Usefulness of History Critical spirit Teaching History Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Ensino de História Aprendizagem Debater Espírito crítico Utilidade da História Usefulness of History Critical spirit Teaching History Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente relatório ocupa-se em refletir acerca do papel do ensino da História em Portugal e na Europa do século XXI, seguindo as diretivas do Ministério da Educação e do Conselho da Europa para a educação dos seus cidadãos. Ambas instituições defendem ser fundamental orientar a educação para a cidadania democrática, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver competências-chave a utilizar depois na sua vida ativa. A educação histórica foi, portanto, aqui pensada no sentido de ajudar a cumprir estes propósitos, assumindo-se que através da História é possível trabalhar o espírito crítico dos alunos, com uma reflexão orientada sobre os problemas do passado e do presente, pretendendo que os jovens adquiram tolerância perante opiniões divergentes e ainda uma conceção de bem comum, elementos essenciais numa cidadania participativa, pluralista e deliberativa. De modo a contribuir para o cumprimento destes objetivos, entendeu-se que o debate e as reflexões escritas eram os métodos mais adequados para ensinar e aprender História e, igualmente, para transformar o conhecimento histórico em competências, instrumentos fundamentais para os cidadãos que terão de competir no mercado de trabalho. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13T15:10:14Z 2018-10-04 2018-07-27 2018-10-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/51575 TID:201986965 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/51575 |
identifier_str_mv |
TID:201986965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137946448691200 |