Debater e refletir para aprender História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Inês Marinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/51575
Resumo: O presente relatório ocupa-se em refletir acerca do papel do ensino da História em Portugal e na Europa do século XXI, seguindo as diretivas do Ministério da Educação e do Conselho da Europa para a educação dos seus cidadãos. Ambas instituições defendem ser fundamental orientar a educação para a cidadania democrática, proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver competências-chave a utilizar depois na sua vida ativa. A educação histórica foi, portanto, aqui pensada no sentido de ajudar a cumprir estes propósitos, assumindo-se que através da História é possível trabalhar o espírito crítico dos alunos, com uma reflexão orientada sobre os problemas do passado e do presente, pretendendo que os jovens adquiram tolerância perante opiniões divergentes e ainda uma conceção de bem comum, elementos essenciais numa cidadania participativa, pluralista e deliberativa. De modo a contribuir para o cumprimento destes objetivos, entendeu-se que o debate e as reflexões escritas eram os métodos mais adequados para ensinar e aprender História e, igualmente, para transformar o conhecimento histórico em competências, instrumentos fundamentais para os cidadãos que terão de competir no mercado de trabalho.
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