Escada de Peixes entre a Matemática, o Português e o Estudo do Meio no 1º CEB: uma experiência pedagógica interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria do Rosário Castiço de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Nuno, Pires, Natália Albino, Rato, Virgílio, Silveira, Susana
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/42243
Resumo: Perante os atuais referenciais de suporte à prática pedagógica, ancorados numa proposta de autonomia e flexibilização curricular, espera-se que a Escola seja capaz de promover o trabalho colaborativo que proporcione abordagens interdisciplinares, efetivas e significativas e que permita o desenvolvimento das competências descritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Nesse sentido, enquanto docentes da unidade curricular Seminário Interdisciplinar e conscientes do isomorfismo pedagógico nas práticas dos futuros professores, concebemos e operacionalizamos, no ano letivo de 2021-2022, uma oficina de formação dirigida ao 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) realizada com os alunos dos Mestrados em Ensino do 1º CEB e Português e História e Geografia/Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Esta oficina considerou o contexto local, designadamente a Escada de Peixes, e a disponibilidade de recursos passíveis de serem mobilizados para a prática pedagógica. Com base nesse recurso, procedeu-se à conceção e planificação de uma sessão didática interdisciplinar com a duração de 3 horas, cujo modelo conceptual se baseou numa abordagem compreensiva e interpretativa de processos naturais, sociais e tecnológicos, numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Esta proposta interdisciplinar, que requereu a participação ativa dos alunos, teve como objetivos principais: 1) desenvolver ambientes facilitadores de práticas interdisciplinares envolvendo os domínios das áreas científicas do 1º CEB; 2) promover a participação dos discentes no modelo de prática pedagógica a implementar; 3) facilitar a compreensão do conceito de interdisciplinaridade; 4) promover a sua aplicação na planificação e dinamização das práticas letivas. Feita a reflexão em grupo sobre a perceção dos alunos relativamente à abordagem interdisciplinar desenvolvida pelos docentes, constatou-se que apesar de os alunos terem compreendido o conceito de interdisciplinaridade e de se terem sentido motivados a pôr em prática essa abordagem nos trabalhos a desenvolver, viriam a revelar algumas dificuldades na sua operacionalização. De facto, ao longo da planificação de um conjunto de sessões didáticas interdisciplinares, ficaram patentes as dificuldades de operacionalização sentidas pelos alunos, dificuldades essas que podem ter decorrido, sobretudo, das ténues fronteiras entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
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Nesse sentido, enquanto docentes da unidade curricular Seminário Interdisciplinar e conscientes do isomorfismo pedagógico nas práticas dos futuros professores, concebemos e operacionalizamos, no ano letivo de 2021-2022, uma oficina de formação dirigida ao 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) realizada com os alunos dos Mestrados em Ensino do 1º CEB e Português e História e Geografia/Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Esta oficina considerou o contexto local, designadamente a Escada de Peixes, e a disponibilidade de recursos passíveis de serem mobilizados para a prática pedagógica. Com base nesse recurso, procedeu-se à conceção e planificação de uma sessão didática interdisciplinar com a duração de 3 horas, cujo modelo conceptual se baseou numa abordagem compreensiva e interpretativa de processos naturais, sociais e tecnológicos, numa perspetiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Esta proposta interdisciplinar, que requereu a participação ativa dos alunos, teve como objetivos principais: 1) desenvolver ambientes facilitadores de práticas interdisciplinares envolvendo os domínios das áreas científicas do 1º CEB; 2) promover a participação dos discentes no modelo de prática pedagógica a implementar; 3) facilitar a compreensão do conceito de interdisciplinaridade; 4) promover a sua aplicação na planificação e dinamização das práticas letivas. Feita a reflexão em grupo sobre a perceção dos alunos relativamente à abordagem interdisciplinar desenvolvida pelos docentes, constatou-se que apesar de os alunos terem compreendido o conceito de interdisciplinaridade e de se terem sentido motivados a pôr em prática essa abordagem nos trabalhos a desenvolver, viriam a revelar algumas dificuldades na sua operacionalização. De facto, ao longo da planificação de um conjunto de sessões didáticas interdisciplinares, ficaram patentes as dificuldades de operacionalização sentidas pelos alunos, dificuldades essas que podem ter decorrido, sobretudo, das ténues fronteiras entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.In view of the current references to support pedagogical practice, anchored in a proposal for autonomy and curricular flexibility, it is expected that the School is capable of promoting collaborative work that provides interdisciplinary, effective and significant approaches and that allows the development of competencies described in the Profile of Students Leaving Compulsory School. In this sense, as teachers of the Interdisciplinary Seminar curricular unit and aware of the pedagogical isomorphism in the practices of future teachers, we conceived and implemented, in the academic year 2021-2022, a training workshop aimed at the Primary Education Teaching carried out with students from the Master in Primary Education Teaching and Portuguese and History and Geography/Mathematics and Natural Sciences at the 2nd Cycle. This workshop considered the local context, namely the Escada de Peixes, and the availability of resources that could be mobilized for pedagogical practice. Based on this resource, an interdisciplinary didactic session lasting 3 hours was designed and planned, whose conceptual model is based on a comprehensive and interpretive approach to natural, social and technological processes, from a Science-Technology-SocietyEnvironment (CTSA). This interdisciplinary proposal, which required the active participation of students, had as main objectives: 1) to develop environments that facilitate interdisciplinary practices involving the domains of the scientific areas of the 1st Cycle; 2) promote student participation in the pedagogical practice model to be implemented; 3) facilitate the understanding of the concept of interdisciplinarity; 4) promote its application in the planning and promotion of teaching practices. After a group reflection on the students' perception of the interdisciplinary approach developed by the teachers, it was evident that although the students understood the concept of interdisciplinarity and felt motivated to put this approach into practice in the work to be carried out , would reveal some difficulties in its operationalization. In fact, throughout the planning of a set of interdisciplinary didactic sessions, the operationalization difficulties felt by the students became obvious, difficulties that may have arisen, above all, from the tenuous borders between interdisciplinarity and transdisciplinarity.Instituto Politécnico de Castelo Branco; Associação Portuguesa de Educação em Ciências2024-08-23T09:55:00Z2022-09-01T00:00:00Z2022-09conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/42243por978-989-53300-9-6Campos, Maria do Rosário Castiço deMartins, NunoPires, Natália AlbinoRato, VirgílioSilveira, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-09T01:46:44Zoai:ria.ua.pt:10773/42243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-09T01:46:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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