Um olhar sobre o projeto RED_Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sá, Patrícia, Peixinho, Joana, Silva, Patrícia, Couceiro, Fernanda
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31998
Resumo: Nesta comunicação pretende-se apresentar o projeto Recursos Educativos Digitais desenvolvidos para a área de Ciências Experimentais (RED_Ciências), coordenado pela Direção-Geral de Educação e que envolve equipas de investigadores da Universidade de Aveiro (Didática das ciências) e Universidade Nova de Lisboa (Multimédia), enquadrado no Programa Operacional Capital Humano (POCH). Este projeto, com a duração de três anos, tem como finalidades: i) Conceber/adaptar, produzir, validar, implementar e avaliar recursos educativos digitais de apoio às práticas de ensino experimental das ciências para professores do 1.ºCEB com vista à promoção da aprendizagem dos alunos; ii) conceber, produzir, validar, implementar e avaliar recursos multimédia sobre temas de ciências (ex. jogos, quiz, infografias, vídeos) para alunos do 1 .º CEB que promovam aprendizagens autónomas, induzidas por mecanismo de feedback que disponibilizam e permitam autoavaliação e autorregulação; e iv) desenvolver um Website onde os RED_Ciências serão disponibilizados com acesso livre promovendo a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. O desenvolvimento destes RED_Ciências parte dos oito guiões didáticos concebidos no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1 .º Ciclo do Ensino Básico (PFEEC) (Despacho n.0 2143/2007, de 9 de Fevereiro e Despacho n.0 701/2009, de 9 de Janeiro), e foca os temas: RED_C1 - Explorando ... sustentabilidade da vida na Terra RED_C2 - Explorando ... complexidade do Corpo Humano RED_C3 - Explorando ... luz, sombras e imagens RED_C4 - Explorando ... eletricidade, lâmpadas, pilhas e circuitos RED_C5 - Explorando ... flutuação de objetos em líquidos RED_C6 - Explorando ... mudanças de estado físico RED_C7 - Explorando ... plantas, germinação e crescimento RED_C8 - Explorando ... dissolução em líquidos Os RED_Ciências incluem componentes multimédia e interativas e encontrar-se-ão alojados num website, com opção de perfil de professor ou aluno. Cada um dos temas encontra-se organizado em: i) Enquadramento curricular onde consta a articulação das aprendizagens esperadas específicas de cada temática e das aprendizagens esperadas transversais com os documentos curriculares em vigor para o Estudo do Meio; ii) Enquadramento conceptual de cada temática abordada; iii) Atividades práticas de natureza diversificada organizadas por questões-problema, com vídeos-dicas para o professor sobre a preparação de recursos para a aula e propostas de registos para os alunos em formato editável; e iv) Avaliação de e para as aprendizagens, onde se disponibilizam propostas de atividades de avaliação de aprendizagens (ex. quizz) e Instrumentos de registo de avaliação das aprendizagens dos alunos (ex. rúbricas), em formato editável. Tendo por base o método Design-Based Research, os RED_Ciências serão desenvolvidos ao longo de ciclos iterativos que envolvem a análise, desenho, implementação, avaliação e redesenho. Serão utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados (ex. inquérito focus group, observação, compilação documental) que permitirão fazer a sua triangulação. Os procedimentos de análise serão predominantemente qualitativos, nomeadamente, técnica de análise de conteúdo com recurso ao software WebQDA.
id RCAP_770af836fa84f730c171daa8e2d6db29
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre o projeto RED_CiênciasEducação em CiênciasEnsino experimental das CiênciasRecursos educativos digitais1.º ciclo do ensino básicoGuiões didáticosNesta comunicação pretende-se apresentar o projeto Recursos Educativos Digitais desenvolvidos para a área de Ciências Experimentais (RED_Ciências), coordenado pela Direção-Geral de Educação e que envolve equipas de investigadores da Universidade de Aveiro (Didática das ciências) e Universidade Nova de Lisboa (Multimédia), enquadrado no Programa Operacional Capital Humano (POCH). Este projeto, com a duração de três anos, tem como finalidades: i) Conceber/adaptar, produzir, validar, implementar e avaliar recursos educativos digitais de apoio às práticas de ensino experimental das ciências para professores do 1.ºCEB com vista à promoção da aprendizagem dos alunos; ii) conceber, produzir, validar, implementar e avaliar recursos multimédia sobre temas de ciências (ex. jogos, quiz, infografias, vídeos) para alunos do 1 .º CEB que promovam aprendizagens autónomas, induzidas por mecanismo de feedback que disponibilizam e permitam autoavaliação e autorregulação; e iv) desenvolver um Website onde os RED_Ciências serão disponibilizados com acesso livre promovendo a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. O desenvolvimento destes RED_Ciências parte dos oito guiões didáticos concebidos no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1 .º Ciclo do Ensino Básico (PFEEC) (Despacho n.0 2143/2007, de 9 de Fevereiro e Despacho n.0 701/2009, de 9 de Janeiro), e foca os temas: RED_C1 - Explorando ... sustentabilidade da vida na Terra RED_C2 - Explorando ... complexidade do Corpo Humano RED_C3 - Explorando ... luz, sombras e imagens RED_C4 - Explorando ... eletricidade, lâmpadas, pilhas e circuitos RED_C5 - Explorando ... flutuação de objetos em líquidos RED_C6 - Explorando ... mudanças de estado físico RED_C7 - Explorando ... plantas, germinação e crescimento RED_C8 - Explorando ... dissolução em líquidos Os RED_Ciências incluem componentes multimédia e interativas e encontrar-se-ão alojados num website, com opção de perfil de professor ou aluno. Cada um dos temas encontra-se organizado em: i) Enquadramento curricular onde consta a articulação das aprendizagens esperadas específicas de cada temática e das aprendizagens esperadas transversais com os documentos curriculares em vigor para o Estudo do Meio; ii) Enquadramento conceptual de cada temática abordada; iii) Atividades práticas de natureza diversificada organizadas por questões-problema, com vídeos-dicas para o professor sobre a preparação de recursos para a aula e propostas de registos para os alunos em formato editável; e iv) Avaliação de e para as aprendizagens, onde se disponibilizam propostas de atividades de avaliação de aprendizagens (ex. quizz) e Instrumentos de registo de avaliação das aprendizagens dos alunos (ex. rúbricas), em formato editável. Tendo por base o método Design-Based Research, os RED_Ciências serão desenvolvidos ao longo de ciclos iterativos que envolvem a análise, desenho, implementação, avaliação e redesenho. Serão utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados (ex. inquérito focus group, observação, compilação documental) que permitirão fazer a sua triangulação. Os procedimentos de análise serão predominantemente qualitativos, nomeadamente, técnica de análise de conteúdo com recurso ao software WebQDA.U. Porto Edições2021-09-02T10:59:21Z2019-01-01T00:00:00Z2019conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31998porRodrigues, AnaSá, PatríciaPeixinho, JoanaSilva, PatríciaCouceiro, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:33:03Zoai:ria.ua.pt:10773/31998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:33:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre o projeto RED_Ciências
title Um olhar sobre o projeto RED_Ciências
spellingShingle Um olhar sobre o projeto RED_Ciências
Rodrigues, Ana
Educação em Ciências
Ensino experimental das Ciências
Recursos educativos digitais
1.º ciclo do ensino básico
Guiões didáticos
title_short Um olhar sobre o projeto RED_Ciências
title_full Um olhar sobre o projeto RED_Ciências
title_fullStr Um olhar sobre o projeto RED_Ciências
title_full_unstemmed Um olhar sobre o projeto RED_Ciências
title_sort Um olhar sobre o projeto RED_Ciências
author Rodrigues, Ana
author_facet Rodrigues, Ana
Sá, Patrícia
Peixinho, Joana
Silva, Patrícia
Couceiro, Fernanda
author_role author
author2 Sá, Patrícia
Peixinho, Joana
Silva, Patrícia
Couceiro, Fernanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana
Sá, Patrícia
Peixinho, Joana
Silva, Patrícia
Couceiro, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Ciências
Ensino experimental das Ciências
Recursos educativos digitais
1.º ciclo do ensino básico
Guiões didáticos
topic Educação em Ciências
Ensino experimental das Ciências
Recursos educativos digitais
1.º ciclo do ensino básico
Guiões didáticos
description Nesta comunicação pretende-se apresentar o projeto Recursos Educativos Digitais desenvolvidos para a área de Ciências Experimentais (RED_Ciências), coordenado pela Direção-Geral de Educação e que envolve equipas de investigadores da Universidade de Aveiro (Didática das ciências) e Universidade Nova de Lisboa (Multimédia), enquadrado no Programa Operacional Capital Humano (POCH). Este projeto, com a duração de três anos, tem como finalidades: i) Conceber/adaptar, produzir, validar, implementar e avaliar recursos educativos digitais de apoio às práticas de ensino experimental das ciências para professores do 1.ºCEB com vista à promoção da aprendizagem dos alunos; ii) conceber, produzir, validar, implementar e avaliar recursos multimédia sobre temas de ciências (ex. jogos, quiz, infografias, vídeos) para alunos do 1 .º CEB que promovam aprendizagens autónomas, induzidas por mecanismo de feedback que disponibilizam e permitam autoavaliação e autorregulação; e iv) desenvolver um Website onde os RED_Ciências serão disponibilizados com acesso livre promovendo a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. O desenvolvimento destes RED_Ciências parte dos oito guiões didáticos concebidos no âmbito do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1 .º Ciclo do Ensino Básico (PFEEC) (Despacho n.0 2143/2007, de 9 de Fevereiro e Despacho n.0 701/2009, de 9 de Janeiro), e foca os temas: RED_C1 - Explorando ... sustentabilidade da vida na Terra RED_C2 - Explorando ... complexidade do Corpo Humano RED_C3 - Explorando ... luz, sombras e imagens RED_C4 - Explorando ... eletricidade, lâmpadas, pilhas e circuitos RED_C5 - Explorando ... flutuação de objetos em líquidos RED_C6 - Explorando ... mudanças de estado físico RED_C7 - Explorando ... plantas, germinação e crescimento RED_C8 - Explorando ... dissolução em líquidos Os RED_Ciências incluem componentes multimédia e interativas e encontrar-se-ão alojados num website, com opção de perfil de professor ou aluno. Cada um dos temas encontra-se organizado em: i) Enquadramento curricular onde consta a articulação das aprendizagens esperadas específicas de cada temática e das aprendizagens esperadas transversais com os documentos curriculares em vigor para o Estudo do Meio; ii) Enquadramento conceptual de cada temática abordada; iii) Atividades práticas de natureza diversificada organizadas por questões-problema, com vídeos-dicas para o professor sobre a preparação de recursos para a aula e propostas de registos para os alunos em formato editável; e iv) Avaliação de e para as aprendizagens, onde se disponibilizam propostas de atividades de avaliação de aprendizagens (ex. quizz) e Instrumentos de registo de avaliação das aprendizagens dos alunos (ex. rúbricas), em formato editável. Tendo por base o método Design-Based Research, os RED_Ciências serão desenvolvidos ao longo de ciclos iterativos que envolvem a análise, desenho, implementação, avaliação e redesenho. Serão utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados (ex. inquérito focus group, observação, compilação documental) que permitirão fazer a sua triangulação. Os procedimentos de análise serão predominantemente qualitativos, nomeadamente, técnica de análise de conteúdo com recurso ao software WebQDA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2021-09-02T10:59:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31998
url http://hdl.handle.net/10773/31998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv U. Porto Edições
publisher.none.fl_str_mv U. Porto Edições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543786873487360