Análise de estratégias de evacuação de um navio usando a simulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Miguel de Sousa e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24040
Resumo: Sabendo que o tempo total de evacuação é um fator determinante para a segurança de qualquer navio, de modo a garantir a segurança e a proteção dos seus tripulantes e tripulação no caso de se depararem com uma catástrofe natural, condições climatéricas adversas, um erro mecânico no navio, um erro provocado pela ação do homem, é fundamental que exista um plano de evacuação de emergência que permita a evacuação de todos os ocupantes no menor tempo possível em segurança. Assim sendo, a presente dissertação teve como principal objetivo a análise e a melhoria do processo de evacuação do navio MS Douro Elegance. De modo a realizar este estudo, foi utilizada a simulação computacional, com recurso ao software Pathfinder, de forma que fosse possível elaborar um modelo de simulação capaz de estudar e analisar diferentes estratégias e métodos de evacuação, encontrar o menor tempo total de evacuação e encontrar possíveis pontos de estrangulamento e de congestionamento. Por meio do software Pathfinder, foram analisados 6 cenários diferentes para determinar o menor tempo de evacuação, bem como identificar pontos de congestionamento e gargalos. O modelo de simulação foi utilizado para analisar a evacuação de 162 ocupantes (funcionários e passageiros) de um navio de cruzeiro, assumindo que existem 7 botes salva-vidas, cada um com capacidade para 25 pessoas. Os resultados obtidos nas simulações permitiram concluir que a evacuação mais eficiente (com menor tempo total de evacuação) foi obtida na estratégia 1 com todos os acessos disponíveis, incluindo o elevador operacional e demorou 159.6 segundos para o processo estar completo. Aferiu-se que os acessos intermédios do navio são críticos para uma evacuação eficaz, visto que são os acessos com mais afluência de passageiros e o lugar do único elevador do navio. Os bloqueios dos acessos intermédios resultam num aumento do tempo de evacuação significativo.
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