Análise de estratégias de evacuação de um navio usando a simulação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24040 |
Resumo: | Sabendo que o tempo total de evacuação é um fator determinante para a segurança de qualquer navio, de modo a garantir a segurança e a proteção dos seus tripulantes e tripulação no caso de se depararem com uma catástrofe natural, condições climatéricas adversas, um erro mecânico no navio, um erro provocado pela ação do homem, é fundamental que exista um plano de evacuação de emergência que permita a evacuação de todos os ocupantes no menor tempo possível em segurança. Assim sendo, a presente dissertação teve como principal objetivo a análise e a melhoria do processo de evacuação do navio MS Douro Elegance. De modo a realizar este estudo, foi utilizada a simulação computacional, com recurso ao software Pathfinder, de forma que fosse possível elaborar um modelo de simulação capaz de estudar e analisar diferentes estratégias e métodos de evacuação, encontrar o menor tempo total de evacuação e encontrar possíveis pontos de estrangulamento e de congestionamento. Por meio do software Pathfinder, foram analisados 6 cenários diferentes para determinar o menor tempo de evacuação, bem como identificar pontos de congestionamento e gargalos. O modelo de simulação foi utilizado para analisar a evacuação de 162 ocupantes (funcionários e passageiros) de um navio de cruzeiro, assumindo que existem 7 botes salva-vidas, cada um com capacidade para 25 pessoas. Os resultados obtidos nas simulações permitiram concluir que a evacuação mais eficiente (com menor tempo total de evacuação) foi obtida na estratégia 1 com todos os acessos disponíveis, incluindo o elevador operacional e demorou 159.6 segundos para o processo estar completo. Aferiu-se que os acessos intermédios do navio são críticos para uma evacuação eficaz, visto que são os acessos com mais afluência de passageiros e o lugar do único elevador do navio. Os bloqueios dos acessos intermédios resultam num aumento do tempo de evacuação significativo. |
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Análise de estratégias de evacuação de um navio usando a simulaçãoEvacuation Strategies Analisys of a River Cruise Ship Using SimulationEstratégias de EvacuaçãoEvacuaçãoSimulaçãoSimulação ComputacionalNavioTripulaçãoPassageirosSoftware PathfinderDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaSabendo que o tempo total de evacuação é um fator determinante para a segurança de qualquer navio, de modo a garantir a segurança e a proteção dos seus tripulantes e tripulação no caso de se depararem com uma catástrofe natural, condições climatéricas adversas, um erro mecânico no navio, um erro provocado pela ação do homem, é fundamental que exista um plano de evacuação de emergência que permita a evacuação de todos os ocupantes no menor tempo possível em segurança. Assim sendo, a presente dissertação teve como principal objetivo a análise e a melhoria do processo de evacuação do navio MS Douro Elegance. De modo a realizar este estudo, foi utilizada a simulação computacional, com recurso ao software Pathfinder, de forma que fosse possível elaborar um modelo de simulação capaz de estudar e analisar diferentes estratégias e métodos de evacuação, encontrar o menor tempo total de evacuação e encontrar possíveis pontos de estrangulamento e de congestionamento. Por meio do software Pathfinder, foram analisados 6 cenários diferentes para determinar o menor tempo de evacuação, bem como identificar pontos de congestionamento e gargalos. O modelo de simulação foi utilizado para analisar a evacuação de 162 ocupantes (funcionários e passageiros) de um navio de cruzeiro, assumindo que existem 7 botes salva-vidas, cada um com capacidade para 25 pessoas. Os resultados obtidos nas simulações permitiram concluir que a evacuação mais eficiente (com menor tempo total de evacuação) foi obtida na estratégia 1 com todos os acessos disponíveis, incluindo o elevador operacional e demorou 159.6 segundos para o processo estar completo. Aferiu-se que os acessos intermédios do navio são críticos para uma evacuação eficaz, visto que são os acessos com mais afluência de passageiros e o lugar do único elevador do navio. Os bloqueios dos acessos intermédios resultam num aumento do tempo de evacuação significativo.Knowing that the total evacuation time is a determining factor for the safety of any ship, in order to guarantee the safety and protection of its crew and passengersin case of a natural disaster, adverse weather conditions, a mechanical error in the ship, an error caused by the action of man, it is essential that there is an emergency evacuation plan that allows the evacuation of all occupants in the shortest possible time safely. Therefore, the present dissertation had as main objective the analysis and improvement of the evacuation process of the ship MS Douro Elegance. In order to carry out this study, computer simulation was used, using the Pathfinder software, so that it was possible to develop a simulation model capable of studying and analyzing different evacuation strategies and methods, finding the lowest total evacuation time and finding possible bottlenecks and congestion. Using the Pathfinder software, 6 different scenarios were analyzed to determine the shortest evacuation time, as well as identify congestion points and bottlenecks. The simulation model was used to analyze the evacuation of 162 occupants (employees and passengers) from a cruise ship, assuming that there are 7 lifeboats, each with capacity for 25 people. The results obtained in the simulations allowed us to conclude that the most efficient evacuation (with the lowest total evacuation time) was achieved in strategy 1 with all available accesses, including the operational elevator and waiting 159.6 seconds for the process to be complete. It was verified that the intermediate accesses of the ship are critical for an effective evacuation, since they are the accesses with the highest number of passengers and the location of the only elevator on the ship. Intermediate access blocks result in a significant increase in evacuation time.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, João Miguel de Sousa e2023-09-142024-09-14T00:00:00Z2023-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24040TID:203380657porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-06T01:46:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:20.097187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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