Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Praça, Tânia Cristina Bravo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12592
Resumo: As práticas de mindfulness ostentam comprovados benefícios para um aumento significativo do bem-estar físico e psicológico e uma maior capacidade de regulação emocional nos reclusos (Kabat-Zinn, 1993). No entanto, na literatura, verifica-se um escasso investimento na investigação sobre a influência da prática de mindfulness no contexto prisional. Neste sentido, o presente estudo pretende verificar o impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos, no qual se pretendeu avaliar a ansiedade, depressão, stresse, afeto positivo e negativo, autoestima, capacidade e estado mindfulness. Participaram 59 indivíduos do sexo masculino, reclusos no Estabelecimento Regional Prisional de Faro. Os participantes foram divididos por dois grupos – grupo experimental, constituído por 29 reclusos, e grupo de controlo, constituído por 30 reclusos. O grupo experimental foi submetido ao programa durante 26 semanas (sessões semanais de 60 minutos). Os resultados mostram um aumento significativo da autoestima no grupo experimental, comparativamente ao grupo de controlo, no momento pós-programa. O grupo experimental apresentou também um aumento significativo na capacidade geral mindfulness, tal como na capacidade de observação, quando comparados o momento pré-programa com o momento pós-programa. A avaliação qualitativa mostrou que, no geral, o programa teve efeitos benéficos observáveis nos sujeitos em contexto prisional. A maioria dos participantes avaliou a intervenção como sendo útil, tanto no seu quotidiano no estabelecimento prisional, como num futuro, em contexto não-prisional. Concluímos que o mindfulness poderá ser um meio eficaz para a promoção de competências nos reclusos, para lidar com o stresse do contexto prisional, e aquisição de recursos internos, de forma a diminuir comportamentos de risco e evitar reincidências.
id RCAP_7729d80c94e72e4cb631341c5feef6ef
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusosMindfulnessContexto prisionalPrograma de redução de stresse baseado no mindfulnessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaAs práticas de mindfulness ostentam comprovados benefícios para um aumento significativo do bem-estar físico e psicológico e uma maior capacidade de regulação emocional nos reclusos (Kabat-Zinn, 1993). No entanto, na literatura, verifica-se um escasso investimento na investigação sobre a influência da prática de mindfulness no contexto prisional. Neste sentido, o presente estudo pretende verificar o impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos, no qual se pretendeu avaliar a ansiedade, depressão, stresse, afeto positivo e negativo, autoestima, capacidade e estado mindfulness. Participaram 59 indivíduos do sexo masculino, reclusos no Estabelecimento Regional Prisional de Faro. Os participantes foram divididos por dois grupos – grupo experimental, constituído por 29 reclusos, e grupo de controlo, constituído por 30 reclusos. O grupo experimental foi submetido ao programa durante 26 semanas (sessões semanais de 60 minutos). Os resultados mostram um aumento significativo da autoestima no grupo experimental, comparativamente ao grupo de controlo, no momento pós-programa. O grupo experimental apresentou também um aumento significativo na capacidade geral mindfulness, tal como na capacidade de observação, quando comparados o momento pré-programa com o momento pós-programa. A avaliação qualitativa mostrou que, no geral, o programa teve efeitos benéficos observáveis nos sujeitos em contexto prisional. A maioria dos participantes avaliou a intervenção como sendo útil, tanto no seu quotidiano no estabelecimento prisional, como num futuro, em contexto não-prisional. Concluímos que o mindfulness poderá ser um meio eficaz para a promoção de competências nos reclusos, para lidar com o stresse do contexto prisional, e aquisição de recursos internos, de forma a diminuir comportamentos de risco e evitar reincidências.Brás, MartaCarmo, CláudiaSapientiaPraça, Tânia Cristina Bravo2019-05-29T18:11:58Z2018-12-1420182018-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12592TID:202244482porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:34Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:55.203426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos
title Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos
spellingShingle Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos
Praça, Tânia Cristina Bravo
Mindfulness
Contexto prisional
Programa de redução de stresse baseado no mindfulness
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos
title_full Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos
title_fullStr Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos
title_full_unstemmed Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos
title_sort Impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos
author Praça, Tânia Cristina Bravo
author_facet Praça, Tânia Cristina Bravo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brás, Marta
Carmo, Cláudia
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Praça, Tânia Cristina Bravo
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness
Contexto prisional
Programa de redução de stresse baseado no mindfulness
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Mindfulness
Contexto prisional
Programa de redução de stresse baseado no mindfulness
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description As práticas de mindfulness ostentam comprovados benefícios para um aumento significativo do bem-estar físico e psicológico e uma maior capacidade de regulação emocional nos reclusos (Kabat-Zinn, 1993). No entanto, na literatura, verifica-se um escasso investimento na investigação sobre a influência da prática de mindfulness no contexto prisional. Neste sentido, o presente estudo pretende verificar o impacto de um programa de redução de stresse baseado no mindfulness (MBSR) em reclusos, no qual se pretendeu avaliar a ansiedade, depressão, stresse, afeto positivo e negativo, autoestima, capacidade e estado mindfulness. Participaram 59 indivíduos do sexo masculino, reclusos no Estabelecimento Regional Prisional de Faro. Os participantes foram divididos por dois grupos – grupo experimental, constituído por 29 reclusos, e grupo de controlo, constituído por 30 reclusos. O grupo experimental foi submetido ao programa durante 26 semanas (sessões semanais de 60 minutos). Os resultados mostram um aumento significativo da autoestima no grupo experimental, comparativamente ao grupo de controlo, no momento pós-programa. O grupo experimental apresentou também um aumento significativo na capacidade geral mindfulness, tal como na capacidade de observação, quando comparados o momento pré-programa com o momento pós-programa. A avaliação qualitativa mostrou que, no geral, o programa teve efeitos benéficos observáveis nos sujeitos em contexto prisional. A maioria dos participantes avaliou a intervenção como sendo útil, tanto no seu quotidiano no estabelecimento prisional, como num futuro, em contexto não-prisional. Concluímos que o mindfulness poderá ser um meio eficaz para a promoção de competências nos reclusos, para lidar com o stresse do contexto prisional, e aquisição de recursos internos, de forma a diminuir comportamentos de risco e evitar reincidências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2018
2018-12-14T00:00:00Z
2019-05-29T18:11:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12592
TID:202244482
url http://hdl.handle.net/10400.1/12592
identifier_str_mv TID:202244482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133273811582976