Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso,Geraldo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100003
Resumo: Este estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram - após a Segunda Guerra Mundial - a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la.
id RCAP_772e34065b9f5ade2c5087cca5abdaba
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872008000100003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatóriaEnsino públicoFracasso escolarHistória da educaçãoEscola públicaEste estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram - após a Segunda Guerra Mundial - a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2008-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100003Revista Portuguesa de Educação v.21 n.1 2008reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100003Barroso,Geraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:43Zoai:scielo:S0871-91872008000100003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:16.075509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória
title Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória
spellingShingle Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória
Barroso,Geraldo
Ensino público
Fracasso escolar
História da educação
Escola pública
title_short Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória
title_full Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória
title_fullStr Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória
title_full_unstemmed Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória
title_sort Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória
author Barroso,Geraldo
author_facet Barroso,Geraldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso,Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino público
Fracasso escolar
História da educação
Escola pública
topic Ensino público
Fracasso escolar
História da educação
Escola pública
description Este estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram - após a Segunda Guerra Mundial - a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872008000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.21 n.1 2008
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137273957056512