A importância das ferramentas tecnológicas (Projeto IClass) no estudo das redes e modos de transporte na disciplina de Geografia no 8º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Renato Miguel de Noronha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48971
Resumo: O presente relatório pretende apresentar o percurso vivenciado ao longo da iniciação à prática profissional, realizada com uma turma do 8º ano de escolaridade, no Colégio Vasco da Gama, no qual é privilegiado (a partir do 7º ano) um ensino com base nas tecnologias – Projeto IClass – bem como com algumas metodologias de ensino inovadoras que lhe estão inerentes, tais como: o trabalho colaborativo, o coaching, a autorregulação das aprendizagens e a sala de aula invertida. Neste sentido, ao longo da prática, bem como ao longo do presente relatório, tentou alcançar-se três principais objetivos: (i) sensibilizar para a importância das TIC no ensino e aprendizagem da Geografia; (ii) compreender a importância do estudo das redes e modos de transporte e telecomunicações no mundo atual; (iii) e estimular o interesse pela Geografia através do uso de ferramentas tecnológicas (Projeto IClass). Ao longo da prática, então, foi trabalhado o tema das redes e modos de transporte, tendo por base as metodologias inovadoras inerentes ao IClass já enunciadas anteriormente – nomeadamente a autorregulação das aprendizagens e o trabalho colaborativo associado ao tema (criação de powerpoints, vídeos e mapas mentais por parte dos alunos) – de tal modo que fosse possível compreender a relevância das novas tecnologias no ensino da Geografia. Assim, ao longo da observação que foi sendo feita dos trabalhos realizados pelos alunos, bem como das respostas que os alunos deram a um questionário (através do qual se pretendia compreender se as tecnologias – particularmente o projeto IClass – os tinham ajudado na aquisição de conhecimentos relativas ao tema), foi possível compreender que os alunos: (i) aprendem de forma mais significativa nas aulas mais dinâmicas – e não nas tradicionais; (ii) preferem o trabalho com cadernos e manuais digitais; (iii) e dificilmente se conseguiriam adaptar novamente ao modelo tradicional de ensino, pelo facto de o projeto IClass ser “mais interativo e dinâmico”, por lhes ter permitido lidar mais facilmente com a transição do ensino presencial para o ensino à distância e por lhes permitir trabalhar de forma mais constante em grupo e lhes conceder uma aprendizagem “única”, “diferente” e “interativa” – concluindo-se, assim, a relevância e os benefícios da aprendizagem do tema com base nas ferramentas tecnológicas.
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Neste sentido, ao longo da prática, bem como ao longo do presente relatório, tentou alcançar-se três principais objetivos: (i) sensibilizar para a importância das TIC no ensino e aprendizagem da Geografia; (ii) compreender a importância do estudo das redes e modos de transporte e telecomunicações no mundo atual; (iii) e estimular o interesse pela Geografia através do uso de ferramentas tecnológicas (Projeto IClass). Ao longo da prática, então, foi trabalhado o tema das redes e modos de transporte, tendo por base as metodologias inovadoras inerentes ao IClass já enunciadas anteriormente – nomeadamente a autorregulação das aprendizagens e o trabalho colaborativo associado ao tema (criação de powerpoints, vídeos e mapas mentais por parte dos alunos) – de tal modo que fosse possível compreender a relevância das novas tecnologias no ensino da Geografia. Assim, ao longo da observação que foi sendo feita dos trabalhos realizados pelos alunos, bem como das respostas que os alunos deram a um questionário (através do qual se pretendia compreender se as tecnologias – particularmente o projeto IClass – os tinham ajudado na aquisição de conhecimentos relativas ao tema), foi possível compreender que os alunos: (i) aprendem de forma mais significativa nas aulas mais dinâmicas – e não nas tradicionais; (ii) preferem o trabalho com cadernos e manuais digitais; (iii) e dificilmente se conseguiriam adaptar novamente ao modelo tradicional de ensino, pelo facto de o projeto IClass ser “mais interativo e dinâmico”, por lhes ter permitido lidar mais facilmente com a transição do ensino presencial para o ensino à distância e por lhes permitir trabalhar de forma mais constante em grupo e lhes conceder uma aprendizagem “única”, “diferente” e “interativa” – concluindo-se, assim, a relevância e os benefícios da aprendizagem do tema com base nas ferramentas tecnológicas.This report has the intention to present the path experienced during my initiation to professional practice, carried out with a 8th grade class, in Colégio Vasco da Gama, where it is privileged a teaching method based on technologies (from the 7th grade onwards) – Projeto IClass – as well as with some innovative teaching methodologies inherent to it, such as: collaborative work, coaching, self-regulation of learning and the inverted classroom. In this sense, throughout practice, as well as throughout this report, the goal was to reach three main objectives: (i) raising awareness of the importance of ICT (Information and Communications Technology); (ii) increasing the understanding of the importance of studying networks and modes of transportation and telecommunications in today's world; (iii) stimulating the interest in Geography through the use of technological tools (Projeto IClass). Throughout practice the theme of networks and modes of transportation was worked on, based on the innovative methodologies inherent to IClass previously mentioned – specifically the self-regulation of learning and the collaborative work associated with the theme (creating the foundations for the students to elaborate powerpoints, videos and mental maps) - in such a way that it was possible to understand the relevance of the new technologies of teaching Geography. Therefore, throughout the observation that was made of the work performed by the students, as well as the answers that the students gave to a questionnaire prepared by me (in which I intended them to understand whether the technologies – particularly Projeto IClass – had helped them acquiring knowledge), I was able to conclude that the students: (i) learn more significantly in the most dynamic classes (as opposed to traditional ones); (ii) prefer working with notebooks and digital manuals; (iii) and would hardly be able to adapt again to the traditional teaching model, due to the fact that the Projeto IClass is “more interactive and dynamic”, because it allowed them to deal with more ease with the transition from classroom teaching to distance learning, it empowered them to work more consistently in groups and grant them “unique”, “different” and “immersive” learning – thus concluding the relevance and benefits of learning the theme based on technological tools.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito FidalgoRepositório da Universidade de LisboaMarques, Renato Miguel de Noronha2021-07-16T13:34:29Z2021-07-022021-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48971TID:202744957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:44.432338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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