Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Gabrielly Sierra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56894
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_7747a5b6f4b875760143e9ed389321cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustradoEducação interculturalInterculturalismoLivros ilustradosPrimeira infânciaDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEssa investigação procura responder a como a mediação de leitura com recurso ao livro ilustrado pode vir a constituir um processo de educação intercultural na primeira infância. Assim, tendo por base os pressupostos metodológicos da investigação-ação, buscamos compreender possibilidades de mediação de leitura do livro ilustrado com base na sua configuração e no seu conteúdo, explorar possibilidades de mediação de livros ilustrados como ferramentas de educação intercultural na primeira infância e elaborar de forma colaborativa recursos de apoio à mediação de leitura com livros ilustrados, tendo em vista o desenvolvimento de uma educação intercultural em contexto de bibliotecas municipais. Para isso, dividimos este trabalho em dois momentos, nomeados de Fase I e Fase II, onde no primeiro foi feito um estudo exploratório para seleção e análise de sete livros ilustrados do acervo da biblioteca municipal em que a investigação foi realizada, e construído um guião de mediação para tais livros. Já no segundo momento, foram realizadas quatro sessões de mediação de leitura com dois grupos de crianças (4 a 6 anos) de dois dos sete livros analisados anteriormente orientadas pelo guião elaborado para a investigação. Tudo isso nos permitiu construir um entendimento sobre o que é a mediação de leitura e concluir que ela, por si só, não realiza um encontro intercultural e solicita que determinados aspectos sejam levados em consideração para que, aquando na mediação de leitura, seja constituído um processo de educação intercultural que viabilize uma “educação para e em diversidade" (Ponzoni, 2014). Esses aspectos incidem, sobretudo, nas estratégias de mediação e na continuidade dos encontros, os quais, de maneira cíclica, poderiam ampliar o estabelecimento de vínculos entre mediador e mediados e, simultaneamente, expandir o desenvolvimento do tema. Destacamos ainda que as práticas de mediação de leitura foram realizadas num cenário pandémico, o que exigiu o uso constante de máscaras de proteção e um número limitado de encontros. Contudo, consideramos que as análises aqui apresentadas expressam um contributo relevante para a investigação sobre a relação entre educação intercultural e a mediação de leitura, bem como sobre a leitura do livro ilustrado. Para além de que, o quadro de estratégias de leitura adaptadas para a mediação desenvolvido nesta investigação, se apresenta como um importante recurso de apoio à mediação de leitura, podendo ser colocado em prática e adaptado à diversas realidades e vir a ser objeto de futuras investigações nesta área.This investigation aims to answer how the reading-aloud strategies of picture books could develop a process of intercultural education in early childhood. Based on the methodological assumptions of action research, we seek to understand the possibilities of strategies for reading aloud picture books based on their configuration and content and explore options for reading aloud strategies of picture books as tools for intercultural education in early childhood. Also, we aim to collaboratively develop resources to support picture book reading-aloud strategies to develop intercultural education in the context of municipal libraries. For this, we divided this research into Phase I and Phase II. In Phase I, an exploratory study, we selected and analysed seven picture books from the municipal library. In Phase II, we did four reading-aloud sessions with two groups of children (4 to 6 years old) from two of the seven previously analysed picture books, guided by the framework prepared for the investigation. Finally, through the analysis of picture books and reading-aloud practices, we build an understanding of what reading aloud is and conclude that it by itself does not carry out an intercultural encounter. However, it requests that certain aspects are considered, such as the strategies of reading aloud and the continuity of the meetings, which, cyclically, could expand the establishment of links between the mediator and the mediated and, simultaneously, the development of the book's theme. We also emphasize that Phase II took place in a pandemic scenario and required the use of protective masks and a limited number of meetings. Despite that, we consider that the analyses presented here express a relevant contribution to the research on intercultural education and reading-aloud strategies, as well as the reading of picture books. In addition, the framework of strategies for reading aloud developed in this investigation presents itself as a considerable resource to support teachers, librarians, and families. Also, it could be practiced and adapted to different realities and become the object of future investigations in this area.Caetano, Ana Paula, 1962-Pinheiro, Maria do RosárioRepositório da Universidade de LisboaBatista, Gabrielly Sierra2023-03-29T13:09:06Z20222022-10-102022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:24.836005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado
title Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado
spellingShingle Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado
Batista, Gabrielly Sierra
Educação intercultural
Interculturalismo
Livros ilustrados
Primeira infância
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado
title_full Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado
title_fullStr Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado
title_full_unstemmed Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado
title_sort Educação intercultural em uma biblioteca municipal : caminhos através da mediação de leitura do livro ilustrado
author Batista, Gabrielly Sierra
author_facet Batista, Gabrielly Sierra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Pinheiro, Maria do Rosário
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Gabrielly Sierra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Interculturalismo
Livros ilustrados
Primeira infância
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação intercultural
Interculturalismo
Livros ilustrados
Primeira infância
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-10
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-29T13:09:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56894
url http://hdl.handle.net/10451/56894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134627474964480