CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14406 |
Resumo: | A satisfação profissional docente aliada à díade conciliação trabalho-família constituem dimensões fundamentais para a satisfação geral do indivíduo. Indagar a perceção dos docentes relativamente à conciliação trabalho-família, bem como a respeito da sua satisfação profissional constituiu o objetivo geral do presente estudo. Como objetivos específicos, pretendemos verificar se existem diferenças significativas entre as variáveis independentes: (a) sexo; (b) idade; (c) tipo de ensino; (d) tempo de experiência; (e) situação profissional; (f) remuneração; (g) número de disciplinas que leciona; (h) previsão da reforma e (i) filiação sindical relativamente à conciliação trabalho-família e à satisfação no trabalho. Através de um questionário em que participaram 330 professores do ensino básico e secundário do ensino publico e privado, verificou-se, após a avaliação das qualidades psicométricas do instrumento, a emergência de dois fatores nomeados de: (a) conflito trabalho-família e (b) conflito família-trabalho. Verificámos que existem diferenças significativas relativamente ao sexo. As professoras percecionam uma maior conflitualidade trabalho-família. Quanto à idade, constata-se que os professores mais jovens percecionam uma maior satisfação profissional. Considerando o tempo de experiência, verifica-se que os professores com menos de 17 anos de experiência percecionam uma maior conflitualidade na relação família-trabalho. Quanto ao tipo de ensino os professores do ensino privado percecionam estar mais satisfeitos profissionalmente e os docentes do ensino púbico percecionam uma maior conflitualidade trabalho-família e família-trabalho. Palavras-chave: satisfação no trabalho, conciliação trabalho-família, perceção docente. |
id |
RCAP_77554c8d158ec47a13cbd906635e28c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14406 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONALArtigosA satisfação profissional docente aliada à díade conciliação trabalho-família constituem dimensões fundamentais para a satisfação geral do indivíduo. Indagar a perceção dos docentes relativamente à conciliação trabalho-família, bem como a respeito da sua satisfação profissional constituiu o objetivo geral do presente estudo. Como objetivos específicos, pretendemos verificar se existem diferenças significativas entre as variáveis independentes: (a) sexo; (b) idade; (c) tipo de ensino; (d) tempo de experiência; (e) situação profissional; (f) remuneração; (g) número de disciplinas que leciona; (h) previsão da reforma e (i) filiação sindical relativamente à conciliação trabalho-família e à satisfação no trabalho. Através de um questionário em que participaram 330 professores do ensino básico e secundário do ensino publico e privado, verificou-se, após a avaliação das qualidades psicométricas do instrumento, a emergência de dois fatores nomeados de: (a) conflito trabalho-família e (b) conflito família-trabalho. Verificámos que existem diferenças significativas relativamente ao sexo. As professoras percecionam uma maior conflitualidade trabalho-família. Quanto à idade, constata-se que os professores mais jovens percecionam uma maior satisfação profissional. Considerando o tempo de experiência, verifica-se que os professores com menos de 17 anos de experiência percecionam uma maior conflitualidade na relação família-trabalho. Quanto ao tipo de ensino os professores do ensino privado percecionam estar mais satisfeitos profissionalmente e os docentes do ensino púbico percecionam uma maior conflitualidade trabalho-família e família-trabalho. Palavras-chave: satisfação no trabalho, conciliação trabalho-família, perceção docente.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14406por2182-9608Gomes, SaraSilva, EugéniaResende, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:54.521636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL Gomes, Sara Artigos |
title_short |
CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL PERCEÇÃO DOS DOCENTES RELATIVAMENTE À CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA E SATISFAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Gomes, Sara |
author_facet |
Gomes, Sara Silva, Eugénia Resende, Rui |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Eugénia Resende, Rui |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Sara Silva, Eugénia Resende, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A satisfação profissional docente aliada à díade conciliação trabalho-família constituem dimensões fundamentais para a satisfação geral do indivíduo. Indagar a perceção dos docentes relativamente à conciliação trabalho-família, bem como a respeito da sua satisfação profissional constituiu o objetivo geral do presente estudo. Como objetivos específicos, pretendemos verificar se existem diferenças significativas entre as variáveis independentes: (a) sexo; (b) idade; (c) tipo de ensino; (d) tempo de experiência; (e) situação profissional; (f) remuneração; (g) número de disciplinas que leciona; (h) previsão da reforma e (i) filiação sindical relativamente à conciliação trabalho-família e à satisfação no trabalho. Através de um questionário em que participaram 330 professores do ensino básico e secundário do ensino publico e privado, verificou-se, após a avaliação das qualidades psicométricas do instrumento, a emergência de dois fatores nomeados de: (a) conflito trabalho-família e (b) conflito família-trabalho. Verificámos que existem diferenças significativas relativamente ao sexo. As professoras percecionam uma maior conflitualidade trabalho-família. Quanto à idade, constata-se que os professores mais jovens percecionam uma maior satisfação profissional. Considerando o tempo de experiência, verifica-se que os professores com menos de 17 anos de experiência percecionam uma maior conflitualidade na relação família-trabalho. Quanto ao tipo de ensino os professores do ensino privado percecionam estar mais satisfeitos profissionalmente e os docentes do ensino púbico percecionam uma maior conflitualidade trabalho-família e família-trabalho. Palavras-chave: satisfação no trabalho, conciliação trabalho-família, perceção docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14406 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130484200964096 |