Públicos “virtuais” para Cidades “reais”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15884 |
Resumo: | Com a explosão dos mass-media no século passado, a “cidade” como esfera pública, até então centro da vida pública e da tomada de decisão colectiva, perdeu centralidade. A vida pública tornou-se altamente mediatizada sendo a opinião dos cidadãos substituída por uma opinião publicada, e como tal dominante, nem sempre, no entanto, representativa da opinião dos cidadãos. Neste artigo argumentaremos que, e independentemente dos seus problemas e impactos negativos, a introdução de um novo meio, a internet, associada ao contexto das comunicações móveis, poderá permitir um reposicionamento da “cidade” no centro da vida colectiva ao potenciar a possibilidade dos cidadãos se constituírem enquanto “públicos”. |
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Públicos “virtuais” para Cidades “reais”Com a explosão dos mass-media no século passado, a “cidade” como esfera pública, até então centro da vida pública e da tomada de decisão colectiva, perdeu centralidade. A vida pública tornou-se altamente mediatizada sendo a opinião dos cidadãos substituída por uma opinião publicada, e como tal dominante, nem sempre, no entanto, representativa da opinião dos cidadãos. Neste artigo argumentaremos que, e independentemente dos seus problemas e impactos negativos, a introdução de um novo meio, a internet, associada ao contexto das comunicações móveis, poderá permitir um reposicionamento da “cidade” no centro da vida colectiva ao potenciar a possibilidade dos cidadãos se constituírem enquanto “públicos”. Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15884https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15884SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 613-623SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 613-623SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 613-623reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15884https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15884/11111Eiró-Gomes, MafaldaDuarte, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:00Zoai:proa.ua.pt:article/15884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:00.277970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com a explosão dos mass-media no século passado, a “cidade” como esfera pública, até então centro da vida pública e da tomada de decisão colectiva, perdeu centralidade. A vida pública tornou-se altamente mediatizada sendo a opinião dos cidadãos substituída por uma opinião publicada, e como tal dominante, nem sempre, no entanto, representativa da opinião dos cidadãos. Neste artigo argumentaremos que, e independentemente dos seus problemas e impactos negativos, a introdução de um novo meio, a internet, associada ao contexto das comunicações móveis, poderá permitir um reposicionamento da “cidade” no centro da vida colectiva ao potenciar a possibilidade dos cidadãos se constituírem enquanto “públicos”. |
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