O lazer e o desenvolvimento pessoal e social dos individuos: estudo de um grupo de excursionistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Cátia Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18332
Resumo: Ao longo do tempo, o tempo de lazer tem vindo a ser cada vez mais valorizado. É no tempo de lazer que o indivíduo se entrega de livre vontade, seja com o objetivo de repousar, de se divertir, de recrear, de se entreter, ou até mesmo para desenvolver a sua formação e informação desinteressada, para desenvolver a sua participação social voluntária ou a sua livre capacidade criadora depois de cumpridas as obrigações profissionais, sociais e familiares. É então que falamos das excursões como uma das atividades de lazer importantes para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo. Neste sentido, o presente estudo pretende verificar qual o contributo das atividades de lazer, em especifico das excursões, como forma de perceber em que é que esta atividade contribui para o desenvolvimento pessoal e social de quem nelas participa. Para a concretização deste objetivo, optou-se por uma investigação qualitativa, estudo de caso, junto de uma empresa organizadora de excursões e seus grupos de excursionistas. Para a recolha dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: inquérito por questionário, entrevista semiestruturada e conversas informais, observação participante e diário de bordo. Quanto à análise de dados permitiu-nos concluir que existem diferenças no que se refere ao desenvolvimento pessoal e social em função do tempo em que participa em excursões, do sexo e da idade e destes em função da Escala da Solidão (UCLA) e da Escala de Satisfação com a Vida (SWLS). Já quanto à análise de conteúdo permitiu-nos concluir que existem diferentes prestativas em excursionistas mais novos comparativamente com os mais velhos, não só no que se refere ao desenvolvimento pessoal e social, mas também ao nível dos motivos e regularidade com que estes participam em excursões.
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