Estudo do processo aditivo Binder Jetting no fabrico de peças metálicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juca, Eleandro Milagre Lima Di
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33802
Resumo: Considerado um dos pilares da Indústria 4.0, o fabrico aditivo está certamente evoluindo muito rapidamente, com cada vez mais tecnologias desenvolvidas e mais materiais aplicados à esta área de produção, de maneira que já é possível se ter equipamentos (máquinas) de “secretária” inclusive. Porém com este crescimento e pela capacidade associada a este tipo de processos torna-se extremamente importante melhorar estes processos para que possam responder quantitativamente e qualitativamente as necessidades do mercado. O presente trabalho pretendeu contribuir para a melhoria do processo de binder jetting de metal por meio da simulação do processo de fabrico de uma peça proposta, usando o software Simufact e pelo fabrico da peça, sua inspeção metrológica e posterior análise dos resultados. Fizeram-se simulações para diferentes valores de tamanho do pó e de densidade da peça verde para avaliar o impacto destes sobre a qualidade da peça final. As peças foram produzidas em aço 17 – 4PH usando uma máquina Shop System. As medições para a análise dimensional foram feitas com um paquímetro digital, já para análise geométrica foram efetuadas medições numa CMM. As simulações revelaram erros menores para maiores tamanhos de grânulos e para também maiores densidades da peça verde. Já a inspeção da peça produzida expôs uma maior imprecisão dimensional em X e menor em Z. Mostrou ainda existir, para um mesmo elemento da peça, uma relação entre a razão das dimensões medidas e a razão dos desvios obtidos. Os resultados também mostraram que as peças A e C são as que tiveram melhor qualidade final, estas apresentaram menores desvios dimensionais e geométricos em relação ao modelo proposto. Os graus de tolerâncias mais altos destas peças foram de IT15 e IT14 para a peça C e a peça A respetivamente.
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