O Marketing de Influência enquanto Estratégia de Comunicação no Setor Hoteleiro: O Estudo de Caso de Três Unidades Hoteleiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mariana Godinho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13599
Resumo: Numa era em que a Internet e o seu uso imperam, as empresas e diversas entidades não descuram as potencialidades que a primeira oferece. Nomeadamente, a indústria da hotelaria, aposta nas redes socias, como forma de apresentar os seus serviços e cativar audiências. O recurso ao online, para divulgar informações e apelar aos públicos, bem como as suas potencialidades, nomeadamente, a velocidade de circulação da informação e uma comunicação bidirecional, promoveu o aparecimento dos influenciadores digitais que, por sua vez, constituem uma oportunidade no que diz respeito a áreas como o marketing. Uma das estratégias de comunicação a que os hotéis recorrem é, então, ao marketing de influência, aproveitando características como a visibilidade, prestígio e notoriedade dos influenciadores digitais, de modo a comunicar a sua marca de uma forma positiva e apelativa. Os públicos passam a estar cada vez mais presentes nas redes sociais, logo, os responsáveis pela comunicação de unidades hoteleiras entendem a necessidade de terem uma forte presença no digital e de adotar novas estratégias, como o já referido marketing de influência. Assim, o objetivo geral desta dissertação assenta na compreensão e análise da forma como as unidades hoteleiras recorrem ao marketing de influência, nomeadamente, à visibilidade e notoriedade dos influencers, enquanto estratégia de comunicação que aumenta a notoriedade da sua marca, atrai clientes, isto é, apurar se promove engagement junto dos públicos. Metodologicamente, a entrevista aos indivíduos responsáveis pela comunicação das unidades hoteleiras, foi utilizada com o intuito de reunir dados e atingir os objetivos do estudo. Estes dados permitiram auferir que o marketing de influência é, efetivamente, uma estratégia de comunicação de relevo no seio da hotelaria, permitindo às empresas deste setor, transmitir mensagens de forma pouco dispendiosa, rápida e credível. Os hotéis sob espetro de análise, procuram trabalhar com influenciadores cujo perfil e características sejam coerentes com os valores da marca e os propósitos de campanha que estão a desenvolver. Fatores como a frequência de publicação, qualidade, credibilidade e singularidade dos conteúdos são valorizados pelas entidades hoteleiras, com propósito de promover o engagement do público e notoriedade da marca.
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Uma das estratégias de comunicação a que os hotéis recorrem é, então, ao marketing de influência, aproveitando características como a visibilidade, prestígio e notoriedade dos influenciadores digitais, de modo a comunicar a sua marca de uma forma positiva e apelativa. Os públicos passam a estar cada vez mais presentes nas redes sociais, logo, os responsáveis pela comunicação de unidades hoteleiras entendem a necessidade de terem uma forte presença no digital e de adotar novas estratégias, como o já referido marketing de influência. Assim, o objetivo geral desta dissertação assenta na compreensão e análise da forma como as unidades hoteleiras recorrem ao marketing de influência, nomeadamente, à visibilidade e notoriedade dos influencers, enquanto estratégia de comunicação que aumenta a notoriedade da sua marca, atrai clientes, isto é, apurar se promove engagement junto dos públicos. Metodologicamente, a entrevista aos indivíduos responsáveis pela comunicação das unidades hoteleiras, foi utilizada com o intuito de reunir dados e atingir os objetivos do estudo. Estes dados permitiram auferir que o marketing de influência é, efetivamente, uma estratégia de comunicação de relevo no seio da hotelaria, permitindo às empresas deste setor, transmitir mensagens de forma pouco dispendiosa, rápida e credível. Os hotéis sob espetro de análise, procuram trabalhar com influenciadores cujo perfil e características sejam coerentes com os valores da marca e os propósitos de campanha que estão a desenvolver. Fatores como a frequência de publicação, qualidade, credibilidade e singularidade dos conteúdos são valorizados pelas entidades hoteleiras, com propósito de promover o engagement do público e notoriedade da marca.In an era in which the Internet and its use prevail, companies and various entities do not neglect the potential that the first offers. Namely, the hospitality industry, bets on social networks as a way to present its services and captivate audiences. The use of online, to disseminate information and appeal to the public, as well as its potential, namely, speed of information circulation and two-way communication, promoted the emergence of digital influencers who, in turn, represent an opportunity to areas such as marketing. One of the communication strategies that hotels resort to is, therefore, influencer marketing, taking advantage of features such as the visibility, prestige and notoriety of digital influencers, in order to communicate their brand in a positive and appealing way. Audiences are increasingly present on social networks, so those responsible for communication at hotel units understand the need to have a strong presence on digital and to adopt new strategies, such as the already mentioned influencer marketing. Therefore, the general objective of this dissertation is based on the understanding and analysis of the way in which hotel units resort to influencer marketing, namely the visibility and notoriety of influencers, as a communication strategy that increases the notoriety of their brand, attracts customers, that is, find out if it promotes engagement with the public. Methodologically, the interview survey of the individuals responsible for the communication of the hotel units was used in order to gather data and achieve the objectives of the study. These data allowed us to ascertain that influencer marketing is, effectively, a relevant communication strategy within the hotel industry, allowing units in this sector to transmit messages in an inexpensive, quick and credible way. The hotels under analysis seek to work with influencers whose profile and characteristics are consistent with the brand's values and the purposes of the campaign they are developing. Factors such as publication frequency, quality, credibility, and uniqueness of the contents are valued by hotel entities, with the purpose of promoting public engagement and brand awareness.Estevão, Cristina Maria SantosuBibliorumCosta, Mariana Godinho2023-07-192023-06-052024-06-06T00:00:00Z2023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13599TID:203382536porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:00.272887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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