Relação entre a satisfação organizacional com sistemas de recompensas e a capacidade de retenção dos expatriados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emídio, Catarina Madruga Afonso Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24353
Resumo: A capacidade de reter talento é prioritária para qualquer organização. Quando se fala de expatriação, o nível de prioridade aumenta significativamente, devido ao investimento que é feito pelas organizações, na criação destas missões. A literatura indica que existe uma relação clara entre a satisfação organizacional e a capacidade de retenção de expatriados, mas tendo em conta que a satisfação organizacional é um campo vasto, é importante perceber quais são as vertentes desta que mais influenciam esta relação. Mais ainda, a literatura correlaciona a satisfação organizacional com o comprometimento organizacional, encontrando-se mesmo dividida nas suas perceções quanto ao seu tipo de relação. Contudo, existem poucos estudos que avaliem a capacidade de moderação do comprometimento organizacional na relação entre a satisfação organizacional e a capacidade de retenção. Tendo em conta que os sistemas de recompensas são um fator que influencia, tal como refere a literatura, não só a vontade de aceitar a missão, mas também a de permanecer na mesma, por parte dos expatriados, este estudo irá tentar provar que o comprometimento organizacional tem capacidades de intensificar a relação entre a satisfação organizacional com os sistemas de recompensas e a capacidade de retenção dos expatriados. Para tentar provar a veracidade das hipóteses propostas, realizou-se um estudo quantitativo correlacional, que conta com uma amostra de 151 expatriados e ex-expatriados portugueses.
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