A cor e o espaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Luís Brás
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2336
Resumo: A cor, encontra-se hoje em dia, pouco presente na arquitectura. Presente como fazendo parte dela, como sendo essencial para o seu entendimento. Mas nem sempre foi assim. A presença da cor nos espaços construídos iniciou-se talvez com a descoberta da própria cor e os seus efeitos perceptivos foram sendo descobertos. Existem hoje, imensos estudos de cor para as mais variadas disciplinas e compuseram-se diferentes teorias da cor, o tema não se encontra, no entanto, esgotado. A cor tem propriedades perceptivas únicas e necessárias ao entendimento do espaço. Aliás, ela é geradora do espaço. Este trabalho pretende mostrar isso mesmo, como a aplicação da cor nos espaços pode alterar a sua percepção, explicá-lo, reforça-lo, defini-lo. A utilização da cor na arquitectura não é apenas coisa do passado, no presente século ela continua a fazer-se presente. Muitos arquitectos, entendendo as suas capacidades tiram partido das mesmas. Para Barragán a cor evidencia, trás a nu o carácter do espaço. Provoca emoção e gera beleza. Já Siza Vieira tira partido do acromatismo das superfícies. A cor é um importante elemento caracterizador do espaço e é importante que seja entendida como tal e não como elemento de revestimento estético e decorativo meramente. A produção arquitectónica tem-se preocupado mais com a composição formal, mas como se demonstra, a cor tem um papel fundamental no espaço. A cor tem ainda uma influência psicológica no ser humano. As cores transmitem sensações. Bem utilizadas estas podem reforçar as ideias que se pretendem transmitir. Estudos indicam que as cores têm influência no comportamento das pessoas, e este facto pode ser utilizado a favor da arquitectura. O ser humano é emotivo e sensitivo e a cor é um estímulo grandioso que o prende e estimula Parece sensato afirmar então que a arquitectura beneficia da presença da cor. Depois de se ver abordadas estas questões, pretende-se elaborar um quadro de conselhos de aplicação das cores nos vários tipos de espaços e ainda aplicar os princípios cromáticos a alguns espaços do projecto académico concebido no âmbito da cadeira de projecto 5/I, designadamente, um hotel rural. O Mundo é a cores.
id RCAP_77c745036f3032f44ea7f546ecc2361b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cor e o espaçoPsicologia da corArquitecturaA cor, encontra-se hoje em dia, pouco presente na arquitectura. Presente como fazendo parte dela, como sendo essencial para o seu entendimento. Mas nem sempre foi assim. A presença da cor nos espaços construídos iniciou-se talvez com a descoberta da própria cor e os seus efeitos perceptivos foram sendo descobertos. Existem hoje, imensos estudos de cor para as mais variadas disciplinas e compuseram-se diferentes teorias da cor, o tema não se encontra, no entanto, esgotado. A cor tem propriedades perceptivas únicas e necessárias ao entendimento do espaço. Aliás, ela é geradora do espaço. Este trabalho pretende mostrar isso mesmo, como a aplicação da cor nos espaços pode alterar a sua percepção, explicá-lo, reforça-lo, defini-lo. A utilização da cor na arquitectura não é apenas coisa do passado, no presente século ela continua a fazer-se presente. Muitos arquitectos, entendendo as suas capacidades tiram partido das mesmas. Para Barragán a cor evidencia, trás a nu o carácter do espaço. Provoca emoção e gera beleza. Já Siza Vieira tira partido do acromatismo das superfícies. A cor é um importante elemento caracterizador do espaço e é importante que seja entendida como tal e não como elemento de revestimento estético e decorativo meramente. A produção arquitectónica tem-se preocupado mais com a composição formal, mas como se demonstra, a cor tem um papel fundamental no espaço. A cor tem ainda uma influência psicológica no ser humano. As cores transmitem sensações. Bem utilizadas estas podem reforçar as ideias que se pretendem transmitir. Estudos indicam que as cores têm influência no comportamento das pessoas, e este facto pode ser utilizado a favor da arquitectura. O ser humano é emotivo e sensitivo e a cor é um estímulo grandioso que o prende e estimula Parece sensato afirmar então que a arquitectura beneficia da presença da cor. Depois de se ver abordadas estas questões, pretende-se elaborar um quadro de conselhos de aplicação das cores nos vários tipos de espaços e ainda aplicar os princípios cromáticos a alguns espaços do projecto académico concebido no âmbito da cadeira de projecto 5/I, designadamente, um hotel rural. O Mundo é a cores.Nowadays , the colour is somehow absent from architecture. Even though the colour is essential to the understanding of the latter, however it has not been like that since ever. The presence of colour in the built spaces began with the discovery of the colour itself, and its perceptive effects started to be discovered. Today, various studies of colour exist to the most different disciplines, different colour theories were created, although the theme is not yet exhausted . The coulour has unique perceptive properties, needed to the space understanding . It is the generator of space. This essay pretends to demonstrate it, how the application of colour in various spaces can modify its perception, explain it, reinforce it, define it. The usage of colour in architecture is not something from the past, it is still present in this century. Various architects, knowing their own abilities, took advantage of that. For Barragán, the colour puts in evidence ; it brings out the space‟s character . It creates emotion and beauty . Siza Vieira takes advantage of the achromatic of surfaces. The colour is an important characterizing element of space and it is important to understand that, and not an element of aesthetic facing and merely decorative. The architectonic production has been more concerned with its formal composition, but as it has been seen, the colour has an important role in the space . The colour has yet a psychological influence in the human beings. The colours transmit feelings, well used these can reinforce the ideas that we pretend to transmit. Studies indicate that colours have influence in people‟s behavior, and this fact can be used in good favor of architecture. The human being is emotive and sensitive, and the colour is a huge stimuli that holds and stimulates. It seems wise to say that architecture is beneficing with the presence of colour. After the approach of these questions, the elaboration of a sort of colour application advices on various types of spaces is being required, plus the application of the chromatic principles in some spaces of the academic project conceived in the scope of the class of project 5/l, namely, a rural hotel. The World is coloured.Pinto, Luís Miguel de Barros MoreirauBibliorumGonçalves, Maria Luís Brás2014-09-30T11:55:31Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:02.052224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cor e o espaço
title A cor e o espaço
spellingShingle A cor e o espaço
Gonçalves, Maria Luís Brás
Psicologia da cor
Arquitectura
title_short A cor e o espaço
title_full A cor e o espaço
title_fullStr A cor e o espaço
title_full_unstemmed A cor e o espaço
title_sort A cor e o espaço
author Gonçalves, Maria Luís Brás
author_facet Gonçalves, Maria Luís Brás
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Luís Miguel de Barros Moreira
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Maria Luís Brás
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da cor
Arquitectura
topic Psicologia da cor
Arquitectura
description A cor, encontra-se hoje em dia, pouco presente na arquitectura. Presente como fazendo parte dela, como sendo essencial para o seu entendimento. Mas nem sempre foi assim. A presença da cor nos espaços construídos iniciou-se talvez com a descoberta da própria cor e os seus efeitos perceptivos foram sendo descobertos. Existem hoje, imensos estudos de cor para as mais variadas disciplinas e compuseram-se diferentes teorias da cor, o tema não se encontra, no entanto, esgotado. A cor tem propriedades perceptivas únicas e necessárias ao entendimento do espaço. Aliás, ela é geradora do espaço. Este trabalho pretende mostrar isso mesmo, como a aplicação da cor nos espaços pode alterar a sua percepção, explicá-lo, reforça-lo, defini-lo. A utilização da cor na arquitectura não é apenas coisa do passado, no presente século ela continua a fazer-se presente. Muitos arquitectos, entendendo as suas capacidades tiram partido das mesmas. Para Barragán a cor evidencia, trás a nu o carácter do espaço. Provoca emoção e gera beleza. Já Siza Vieira tira partido do acromatismo das superfícies. A cor é um importante elemento caracterizador do espaço e é importante que seja entendida como tal e não como elemento de revestimento estético e decorativo meramente. A produção arquitectónica tem-se preocupado mais com a composição formal, mas como se demonstra, a cor tem um papel fundamental no espaço. A cor tem ainda uma influência psicológica no ser humano. As cores transmitem sensações. Bem utilizadas estas podem reforçar as ideias que se pretendem transmitir. Estudos indicam que as cores têm influência no comportamento das pessoas, e este facto pode ser utilizado a favor da arquitectura. O ser humano é emotivo e sensitivo e a cor é um estímulo grandioso que o prende e estimula Parece sensato afirmar então que a arquitectura beneficia da presença da cor. Depois de se ver abordadas estas questões, pretende-se elaborar um quadro de conselhos de aplicação das cores nos vários tipos de espaços e ainda aplicar os princípios cromáticos a alguns espaços do projecto académico concebido no âmbito da cadeira de projecto 5/I, designadamente, um hotel rural. O Mundo é a cores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2011-01-01T00:00:00Z
2014-09-30T11:55:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2336
url http://hdl.handle.net/10400.6/2336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136338173231104