Rede educativa: um desafio para a gestão pública nas comunidades intermunicipais - estudo de caso CIM Tâmega e Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Frederico Abreu
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24508
Resumo: A presente investigação, subordinada ao tema “Rede Educativa: Um Desafio para a Gestão Pública nas Comunidades Intermunicipais-Estudo de Caso CIM Tâmega e Sousa”, teve como objetivo central analisar a forma como a CIM-TS avalia e melhora a qualidade da sua rede educativa e de formação profissional dentro do seu território, por forma a ultrapassar o verdadeiro desafio da Gestão Educativa. Neste sentido, revelou-se pertinente analisar os critérios utilizados para a avaliação e melhoria da rede educativa, a forma de colaboração interinstitucional, as áreas de formação prioritárias e, por último, a envolvência da comunidade local. Para tal, foi seguida uma metodologia assente no modelo hipotético-dedutivo, recorrendo a um inquérito por entrevista a um ator-chave e a oito inquéritos por questionário aplicados aos onze municípios constituintes da CIM TS. Finalizada a investigação, foi percetível que a rede educativa, no sentido lato, é constituída por quatro pilares fundamentais, tais como: alunos, infraestruturas, parceiros/instituições e docentes, e que o processo de avaliação e melhoria se encontra em constante evolução, não estando ainda perfeitamente materializado. Verifica-se, portanto, que existem critérios objetivos para a avaliação dos alunos quer no ensino profissional, quer no ensino “normal”, através do PIICIE, e critérios subjetivos que se prendem com os outros três pilares que compõem a própria rede. Para tal, o estudo de diagnóstico de necessidades de qualificações e definição de uma estratégia de apoio ao desenvolvimento do sistema educativo e formativo da região do Tâmega e Sousa, promete contribuir para limitar os desafios da gestão pública, mormente no que diz respeito à gestão do ensino em Portugal.
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