Mulheres e Tatuagens: construção de identidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15064 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Família e Género |
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Mulheres e Tatuagens: construção de identidadesCorpoTatuagemIdentidadeMulheresProjectos corporaisBodyTattoosIdentityWomenBody projectsDissertação de Mestrado em Família e GéneroNas sociedades ocidentais, os assuntos corporais têm sido motivo de interesse e investigação sobretudo a partir da década de 1980. O corpo tende a tornar-se uma matéria prima pronta a moldar, uma construção pessoal elaborada pelo sujeito que o transforma. Associada a essa construção estão diversas modificações corporais, como as tatuagens. As tatuagens sofreram uma renovação a nível gráfico, simbólico e social conduzindo a uma padronização do universo das modificações corporais e ao surgimento de novas práticas de consumo. Tanto homens como mulheres foram sendo cada vez mais atraídos para inscreverem tatuagens nas suas peles, à medida que a sua associação às dissidências sociais se foi diluindo e surgiram novos significados. Numa sociedade de consumo com regras de comportamento rígidas, os sujeitos são encorajados a seguirem determinados projectos corporais pré-definidos. Por isso, quando falamos em tatuagens extensas estamos a falar de práticas desviantes a esses padrões previamente definidos. No entanto, as mulheres parecem esquecidas como participantes nesta prática, especialmente se estivermos a falar de corpos femininos extensamente tatuados, constituindo desse modo um fenómeno silencioso numa sociedade de consumo com regras de comportamento feminino rígidas. O cenário apresentado torna pertinente o estudo acerca deste fenómeno, de forma a contribuir para suscitar, à sua escala, mais interesse académico a nível nacional. O presente trabalho pretende interrogar-se sobre o papel que as tatuagens têm na construção das identidades femininas. Propondo-se a responder aos objectivos: identificar os motivos que levam as mulheres a tatuar os seus corpos; caracterizar a importância e visibilidade destas modificações corporais nas suas vidas; descrever os seus contextos sociais, profissionais e familiares. Com uma metodologia assente nos procedimentos qualitativos, com recurso às técnicas da entrevista semi-estruturada a mulheres com tatuagens extensivas pelo corpo em zonas visíveis, ou seja, tatuagens onde a exposição pública é mais difícil de camuflar. Estas mulheres quando se tatuam extensivamente ganham novos projectos corporais que não se encontram registados na sociedade. As tatuagens são assim uma representação do eu, uma exteriorização de um self planeado tendo em conta as pressões sociais e os problemas que daí podem advir. As modificações corporais mudam a imagem que as mulheres têm do seu corpo e a auto-estima aumenta. Prevalece a vontade de continuar o projecto e resistir às normas de comportamento e beleza ocidentais.In the western societies, there has been a lot of investigation around the body since 1980. The body as a whole concept tends to become a resource that can be worked upon at the will of the individual, and one of the common ways to change the body aspect is through tattoos. Tattoos suffered a big transformation in their graphics, social and symbolical design in the last decades of the twentieth century, which contributed to the standardization of the changes that can be made to the human body. Men and Women were slowly but surely attracted by the general idea of getting tattoos, and as these were spreading throughout the different social classes they earned new insightful meanings. In a consumerist society with strict rules when it comes to behavior, individuals are forced to follow standardized body projects. Furthermore, when we speak about heavily tattooed bodies, we can acknowledge that these individuals deviate from the previously determined standards. And if we focus on women, these almost seem forgotten about their tattoos, especially the heavily tattooed bodies create a silent social phenomenon within the same consumerists societies. This scenario makes the study of the phenomenon a useful and prolific way of understanding tattoos in a social context, and possibly generate more interest surrounding this subject. Our work tries to identify the role of tattoos in the foundations of the female identity. Our objective consist of: identifying the reasons that take women to get tattoos, understanding the importance and visibility of these body changes and their social, professional and personal context. Using a methodology based on qualitative procedures, with a special focus on data recovered from in-depht interviews to women who have highly visible tattoos that are hard to hide in a public scenario. Our findings revealed that women with an overwhelming number of tattoos, have gained new body projects that are not contained inside the norms of society. Tattoos are a clear representation of the "I", as well as a way to show the criteria in which the "Self" can express itself, showing a disdain towards the social pressure. These body changes create an image that each individual wants of his own body and also raises their self-esteem as a result of set changes. Ultimately the will of pursuing each personal projects prevails over any behavior or beauty standards.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCunha, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaAlves, Lina Beatriz Pires2018-03-08T18:40:15Z2017-09-292017-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15064TID:201793237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15064Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:48.444029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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