Anatomia della distanza: il dominio della visione

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orlandelli, Ambra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: ita
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/4235
Resumo: A visão é o sentido da distância: a exterioridade da visão nos permite olhar sem ter que entrar em contato com o objeto observado. Minha pesquisa se concentrou em entender a relação entre visão e distância, primeiro na arte e depois na construção do espaço que habitamos. A primeira parte da pesquisa é direcionada para a compreensão, na arte pictórica, da passagem de uma representação da realidade para uma representação de sua aparência. Se a arte é a manifestação da relação que o homem tem com o mundo, qual é o relacionamento entre homem e realidade quando ele tenta reconstruir seu olhar, traduzindo-o em uma imagem? O domínio da aparência talvez seja o símbolo de uma distância? A segunda parte investiga as maneiras pelas quais a arquitetura constrói, através do domínio da visão, a percepção da realidade. Através da distância do olhar, a arquitetura parece capaz de simular realidade, espaços, relações, construindo sua aparência desejada. Quando a arquitetura constrói a aparência, parece ser a manifestação de um homem que se relaciona com a realidade de um modo meramente visual, através de uma distância que reduz a experiência apenas ao olhar. Não è o espaço para um homem que se torna um espectador de uma realidade da qual ele deixa de fazer parte? A arquitetura influencia a maneira como vivenciamos nós mesmos e os outros. A dança, o teatro, revelam-se como uma possibilidade de pensar em um espaço que leva à ação, em que os corpos dos dançarinos se fundem em uma espiral dionisíaca com o corpo da arquitetura.
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