O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Hélder
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Correia, Natália, Olivereia, Clara, Guerreiro, Telma, Santos, Tânia, Pereira, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14266
Resumo: Respondendo aos desígnios do documento de desenvolvimento estratégico (Odemira 2020) e a uma relação estruturante com os planos de desenvolvimento económico e social, o Município de Odemira iniciou um processo de construção da sua nova Carta Educativa (Carta Educativa “3G”) que incorporará no seu seio os Planos Educativos Locais (2014-2016 e 2017-2019) e o Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira. Estes recursos têm como principais objetivos a definição de metodologias de recolha e análise de dados (indicadores e resultados de variáveis) que permitirão um melhor acompanhamento do percurso da população escolar do concelho desde o ensino pré-escolar até à conclusão do ensino superior e a elaboração de documentação que possa suportar a definição e implementação de políticas públicas que potenciem o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores de educação e formação do concelho. Sendo o conceito e os modelos conceptuais do envolvimento das/os estudantes na Escola um dos principais indicadores para o estudo dos fatores que concorrem para a baixa participação das/os estudantes na escola, o seu baixo desempenho académico e o abandono escolar precoce, entende o Município de Odemira realizar um estudo aprofundado sobre este conceito nas/os estudantes do concelho de Odemira enquanto fator chave de desenvolvimento das referidas ferramentas. A presente comunicação pretende discutir os fundamentos que estão na base da definição da política educativa municipal do concelho de Odemira e o papel do estudo do envolvimento das/os estudantes na mesma.
id RCAP_780e01ffd4bccbb1e96075b42ceae069
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território EducativoEnvolvimento das/os Estudantes na EscolaSucesso EscolarCarta Educativa “3G”Observatório dos Políticas Educativas do Concelho de OdemiraPlano Educativo LocalRespondendo aos desígnios do documento de desenvolvimento estratégico (Odemira 2020) e a uma relação estruturante com os planos de desenvolvimento económico e social, o Município de Odemira iniciou um processo de construção da sua nova Carta Educativa (Carta Educativa “3G”) que incorporará no seu seio os Planos Educativos Locais (2014-2016 e 2017-2019) e o Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira. Estes recursos têm como principais objetivos a definição de metodologias de recolha e análise de dados (indicadores e resultados de variáveis) que permitirão um melhor acompanhamento do percurso da população escolar do concelho desde o ensino pré-escolar até à conclusão do ensino superior e a elaboração de documentação que possa suportar a definição e implementação de políticas públicas que potenciem o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores de educação e formação do concelho. Sendo o conceito e os modelos conceptuais do envolvimento das/os estudantes na Escola um dos principais indicadores para o estudo dos fatores que concorrem para a baixa participação das/os estudantes na escola, o seu baixo desempenho académico e o abandono escolar precoce, entende o Município de Odemira realizar um estudo aprofundado sobre este conceito nas/os estudantes do concelho de Odemira enquanto fator chave de desenvolvimento das referidas ferramentas. A presente comunicação pretende discutir os fundamentos que estão na base da definição da política educativa municipal do concelho de Odemira e o papel do estudo do envolvimento das/os estudantes na mesma.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2015-05-04T15:01:42Z2015-05-042014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/14266http://hdl.handle.net/10174/14266porGuerreiro, H., Correia, N., Oliveira, C., Guerreiro, T., Santos, T. & Pereira, T. (2014). O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo In F. Veiga, A. Almeida, C. Carvalho, D. Galvão, F. Goulão, F. Marinha, I. Festas, I. Janeiro, J. Nogueira, J. Conboy, M. Melo, C. Taveira, S. Bahia, S. Caldeira, & T. Pereira (Orgs), Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 213-226). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa978-989-98314-7-6helder.guerreiro@cm-odemira.ptndndndndnd679Guerreiro, HélderCorreia, NatáliaOlivereia, ClaraGuerreiro, TelmaSantos, TâniaPereira, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:36.325616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo
title O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo
spellingShingle O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo
Guerreiro, Hélder
Envolvimento das/os Estudantes na Escola
Sucesso Escolar
Carta Educativa “3G”
Observatório dos Políticas Educativas do Concelho de Odemira
Plano Educativo Local
title_short O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo
title_full O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo
title_fullStr O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo
title_full_unstemmed O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo
title_sort O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo
author Guerreiro, Hélder
author_facet Guerreiro, Hélder
Correia, Natália
Olivereia, Clara
Guerreiro, Telma
Santos, Tânia
Pereira, Tiago
author_role author
author2 Correia, Natália
Olivereia, Clara
Guerreiro, Telma
Santos, Tânia
Pereira, Tiago
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Hélder
Correia, Natália
Olivereia, Clara
Guerreiro, Telma
Santos, Tânia
Pereira, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento das/os Estudantes na Escola
Sucesso Escolar
Carta Educativa “3G”
Observatório dos Políticas Educativas do Concelho de Odemira
Plano Educativo Local
topic Envolvimento das/os Estudantes na Escola
Sucesso Escolar
Carta Educativa “3G”
Observatório dos Políticas Educativas do Concelho de Odemira
Plano Educativo Local
description Respondendo aos desígnios do documento de desenvolvimento estratégico (Odemira 2020) e a uma relação estruturante com os planos de desenvolvimento económico e social, o Município de Odemira iniciou um processo de construção da sua nova Carta Educativa (Carta Educativa “3G”) que incorporará no seu seio os Planos Educativos Locais (2014-2016 e 2017-2019) e o Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira. Estes recursos têm como principais objetivos a definição de metodologias de recolha e análise de dados (indicadores e resultados de variáveis) que permitirão um melhor acompanhamento do percurso da população escolar do concelho desde o ensino pré-escolar até à conclusão do ensino superior e a elaboração de documentação que possa suportar a definição e implementação de políticas públicas que potenciem o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores de educação e formação do concelho. Sendo o conceito e os modelos conceptuais do envolvimento das/os estudantes na Escola um dos principais indicadores para o estudo dos fatores que concorrem para a baixa participação das/os estudantes na escola, o seu baixo desempenho académico e o abandono escolar precoce, entende o Município de Odemira realizar um estudo aprofundado sobre este conceito nas/os estudantes do concelho de Odemira enquanto fator chave de desenvolvimento das referidas ferramentas. A presente comunicação pretende discutir os fundamentos que estão na base da definição da política educativa municipal do concelho de Odemira e o papel do estudo do envolvimento das/os estudantes na mesma.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01T00:00:00Z
2015-05-04T15:01:42Z
2015-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14266
http://hdl.handle.net/10174/14266
url http://hdl.handle.net/10174/14266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guerreiro, H., Correia, N., Oliveira, C., Guerreiro, T., Santos, T. & Pereira, T. (2014). O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo In F. Veiga, A. Almeida, C. Carvalho, D. Galvão, F. Goulão, F. Marinha, I. Festas, I. Janeiro, J. Nogueira, J. Conboy, M. Melo, C. Taveira, S. Bahia, S. Caldeira, & T. Pereira (Orgs), Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 213-226). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
978-989-98314-7-6
helder.guerreiro@cm-odemira.pt
nd
nd
nd
nd
nd
679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136560369631232