O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14266 |
Resumo: | Respondendo aos desígnios do documento de desenvolvimento estratégico (Odemira 2020) e a uma relação estruturante com os planos de desenvolvimento económico e social, o Município de Odemira iniciou um processo de construção da sua nova Carta Educativa (Carta Educativa “3G”) que incorporará no seu seio os Planos Educativos Locais (2014-2016 e 2017-2019) e o Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira. Estes recursos têm como principais objetivos a definição de metodologias de recolha e análise de dados (indicadores e resultados de variáveis) que permitirão um melhor acompanhamento do percurso da população escolar do concelho desde o ensino pré-escolar até à conclusão do ensino superior e a elaboração de documentação que possa suportar a definição e implementação de políticas públicas que potenciem o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores de educação e formação do concelho. Sendo o conceito e os modelos conceptuais do envolvimento das/os estudantes na Escola um dos principais indicadores para o estudo dos fatores que concorrem para a baixa participação das/os estudantes na escola, o seu baixo desempenho académico e o abandono escolar precoce, entende o Município de Odemira realizar um estudo aprofundado sobre este conceito nas/os estudantes do concelho de Odemira enquanto fator chave de desenvolvimento das referidas ferramentas. A presente comunicação pretende discutir os fundamentos que estão na base da definição da política educativa municipal do concelho de Odemira e o papel do estudo do envolvimento das/os estudantes na mesma. |
id |
RCAP_780e01ffd4bccbb1e96075b42ceae069 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14266 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território EducativoEnvolvimento das/os Estudantes na EscolaSucesso EscolarCarta Educativa “3G”Observatório dos Políticas Educativas do Concelho de OdemiraPlano Educativo LocalRespondendo aos desígnios do documento de desenvolvimento estratégico (Odemira 2020) e a uma relação estruturante com os planos de desenvolvimento económico e social, o Município de Odemira iniciou um processo de construção da sua nova Carta Educativa (Carta Educativa “3G”) que incorporará no seu seio os Planos Educativos Locais (2014-2016 e 2017-2019) e o Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira. Estes recursos têm como principais objetivos a definição de metodologias de recolha e análise de dados (indicadores e resultados de variáveis) que permitirão um melhor acompanhamento do percurso da população escolar do concelho desde o ensino pré-escolar até à conclusão do ensino superior e a elaboração de documentação que possa suportar a definição e implementação de políticas públicas que potenciem o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores de educação e formação do concelho. Sendo o conceito e os modelos conceptuais do envolvimento das/os estudantes na Escola um dos principais indicadores para o estudo dos fatores que concorrem para a baixa participação das/os estudantes na escola, o seu baixo desempenho académico e o abandono escolar precoce, entende o Município de Odemira realizar um estudo aprofundado sobre este conceito nas/os estudantes do concelho de Odemira enquanto fator chave de desenvolvimento das referidas ferramentas. A presente comunicação pretende discutir os fundamentos que estão na base da definição da política educativa municipal do concelho de Odemira e o papel do estudo do envolvimento das/os estudantes na mesma.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2015-05-04T15:01:42Z2015-05-042014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/14266http://hdl.handle.net/10174/14266porGuerreiro, H., Correia, N., Oliveira, C., Guerreiro, T., Santos, T. & Pereira, T. (2014). O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo In F. Veiga, A. Almeida, C. Carvalho, D. Galvão, F. Goulão, F. Marinha, I. Festas, I. Janeiro, J. Nogueira, J. Conboy, M. Melo, C. Taveira, S. Bahia, S. Caldeira, & T. Pereira (Orgs), Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 213-226). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa978-989-98314-7-6helder.guerreiro@cm-odemira.ptndndndndnd679Guerreiro, HélderCorreia, NatáliaOlivereia, ClaraGuerreiro, TelmaSantos, TâniaPereira, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:36.325616Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo |
title |
O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo |
spellingShingle |
O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo Guerreiro, Hélder Envolvimento das/os Estudantes na Escola Sucesso Escolar Carta Educativa “3G” Observatório dos Políticas Educativas do Concelho de Odemira Plano Educativo Local |
title_short |
O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo |
title_full |
O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo |
title_fullStr |
O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo |
title_full_unstemmed |
O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo |
title_sort |
O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo |
author |
Guerreiro, Hélder |
author_facet |
Guerreiro, Hélder Correia, Natália Olivereia, Clara Guerreiro, Telma Santos, Tânia Pereira, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Natália Olivereia, Clara Guerreiro, Telma Santos, Tânia Pereira, Tiago |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Hélder Correia, Natália Olivereia, Clara Guerreiro, Telma Santos, Tânia Pereira, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento das/os Estudantes na Escola Sucesso Escolar Carta Educativa “3G” Observatório dos Políticas Educativas do Concelho de Odemira Plano Educativo Local |
topic |
Envolvimento das/os Estudantes na Escola Sucesso Escolar Carta Educativa “3G” Observatório dos Políticas Educativas do Concelho de Odemira Plano Educativo Local |
description |
Respondendo aos desígnios do documento de desenvolvimento estratégico (Odemira 2020) e a uma relação estruturante com os planos de desenvolvimento económico e social, o Município de Odemira iniciou um processo de construção da sua nova Carta Educativa (Carta Educativa “3G”) que incorporará no seu seio os Planos Educativos Locais (2014-2016 e 2017-2019) e o Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira. Estes recursos têm como principais objetivos a definição de metodologias de recolha e análise de dados (indicadores e resultados de variáveis) que permitirão um melhor acompanhamento do percurso da população escolar do concelho desde o ensino pré-escolar até à conclusão do ensino superior e a elaboração de documentação que possa suportar a definição e implementação de políticas públicas que potenciem o desenvolvimento e a melhoria dos indicadores de educação e formação do concelho. Sendo o conceito e os modelos conceptuais do envolvimento das/os estudantes na Escola um dos principais indicadores para o estudo dos fatores que concorrem para a baixa participação das/os estudantes na escola, o seu baixo desempenho académico e o abandono escolar precoce, entende o Município de Odemira realizar um estudo aprofundado sobre este conceito nas/os estudantes do concelho de Odemira enquanto fator chave de desenvolvimento das referidas ferramentas. A presente comunicação pretende discutir os fundamentos que estão na base da definição da política educativa municipal do concelho de Odemira e o papel do estudo do envolvimento das/os estudantes na mesma. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-01T00:00:00Z 2015-05-04T15:01:42Z 2015-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14266 http://hdl.handle.net/10174/14266 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Guerreiro, H., Correia, N., Oliveira, C., Guerreiro, T., Santos, T. & Pereira, T. (2014). O envolvimento das/os estudantes na Escola como pilar para a gestão educativa autárquica – Odemira 2020, Odemira Território Educativo In F. Veiga, A. Almeida, C. Carvalho, D. Galvão, F. Goulão, F. Marinha, I. Festas, I. Janeiro, J. Nogueira, J. Conboy, M. Melo, C. Taveira, S. Bahia, S. Caldeira, & T. Pereira (Orgs), Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 213-226). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 978-989-98314-7-6 helder.guerreiro@cm-odemira.pt nd nd nd nd nd 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136560369631232 |