O ensino técnico: : um subsistema inovador mas marginal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Helena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4753
Resumo: Este artigo, sob o prisma da disciplina escolar de História, procura mostrar como o ensino técnico foi um subsistema inovador mas marginalizado face ao seu companheiro do ensino secundário, o ensino liceal. Durante o Estado Novo, espaço temporal deste artigo, o ensino técnico mostrou-se atento às mais recentes correntes pedagógicas e didáticas e procurou, nomeadamente a partir de 1948, formar mais cidadãos do que simples operários. Contudo, este continuou a ser visto como o ensino dos outros e para os filhos dos outros. De forma a mostrar o caráter inovador do ensino técnico e a sua marginalização face ao ensino liceal, este artigo baseou-se na imprensa pedagógica da época, nomeadamente nas revistas Labor e no Boletim Escolas Técnicas destacando práticas educativas desenvolvidas no âmbito da disciplina escolar de História nos dois subsistemas do ensino.
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