Análise do papel moderador da motivação na relação existente entre a formação e o desenvolvimento de carreira: setor público versus setor privado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37265 |
Resumo: | A competitividade, a incerteza e os desafios que caracterizam o atual mercado de trabalho têm incentivado as organizações a investir em ações de formação que permitam fortalecer os conhecimentos e as competências dos seus colaboradores. Porém, verifica-se que para este processo ser bem-sucedido é fundamental que os mesmos estejam motivados para desenvolverem o seu potencial e progredirem na carreira de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende analisar o impacto da formação no desenvolvimento de carreira e o papel moderador da motivação na relação que ocorre entre as duas variáveis. A amostra é constituída por 391 participantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 65 anos, que desempenham funções no setor público e no setor privado. Para a recolha de dados, foram usados os seguintes instrumentos: Questionário de transferência da aprendizagem na formação profissional, Questionário de desenvolvimento de carreira e o Questionário de motivação de McClelland. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que isoladamente a formação e a motivação têm um impacto significativamente positivo no desenvolvimento de carreira, mas quando se encontram em interação não existe efeito moderador. Verificou-se ainda, que existem diferenças significativas entre o setor público e o setor privado no que diz respeito à motivação para o poder, ao desenvolvimento de carreira e à transferência da formação para o local de trabalho. |
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Análise do papel moderador da motivação na relação existente entre a formação e o desenvolvimento de carreira: setor público versus setor privadoMotivaçãoFormaçãoDesenvolvimento de CarreiraSetor públicoSetor privadoA competitividade, a incerteza e os desafios que caracterizam o atual mercado de trabalho têm incentivado as organizações a investir em ações de formação que permitam fortalecer os conhecimentos e as competências dos seus colaboradores. Porém, verifica-se que para este processo ser bem-sucedido é fundamental que os mesmos estejam motivados para desenvolverem o seu potencial e progredirem na carreira de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende analisar o impacto da formação no desenvolvimento de carreira e o papel moderador da motivação na relação que ocorre entre as duas variáveis. A amostra é constituída por 391 participantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 65 anos, que desempenham funções no setor público e no setor privado. Para a recolha de dados, foram usados os seguintes instrumentos: Questionário de transferência da aprendizagem na formação profissional, Questionário de desenvolvimento de carreira e o Questionário de motivação de McClelland. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que isoladamente a formação e a motivação têm um impacto significativamente positivo no desenvolvimento de carreira, mas quando se encontram em interação não existe efeito moderador. Verificou-se ainda, que existem diferenças significativas entre o setor público e o setor privado no que diz respeito à motivação para o poder, ao desenvolvimento de carreira e à transferência da formação para o local de trabalho.Rodrigues, RosaRepositório ComumRodrigues Aires, Joana Carolina2021-08-03T11:27:56Z2021-07-132021-07-21T00:00:00Z2021-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37265202751899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:10.005714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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