O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Salomé Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10434
Resumo: Partindo da vontade de fazer um projeto de ficção que assentasse em moldes profissionais surge a hipótese de fazer parte da equipa da curta-metragem [In]Versos, desempenhando a função de assistente de realização. O projeto [In]Versos permitiu a concretização de um estudo aprofundado das tarefas desempenhadas pelo assistente de realização no processo de execução de um filme. Tendo por base fundamentos teóricos e práticos, este ensaio pretende abordar o trabalho desenvolvido pelo assistente de realização ao longo de um projeto quer seja de cinema ou de televisão, iniciando-se na pré-produção, passando pela rodagem, indo até à fase da pós-produção. Este ensaio tem como objetivo uma abordagem comparativa, identificando as diferenças e semelhanças entre as funções do assistente de realização de cinema e do assistente de realização de televisão.
id RCAP_781bec0ef269593a215c1a6e410ef549
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"Assistente de realizaçãoCinemaTelevisãoPlanificaçãoAssistant directorTelevisionPlanningPartindo da vontade de fazer um projeto de ficção que assentasse em moldes profissionais surge a hipótese de fazer parte da equipa da curta-metragem [In]Versos, desempenhando a função de assistente de realização. O projeto [In]Versos permitiu a concretização de um estudo aprofundado das tarefas desempenhadas pelo assistente de realização no processo de execução de um filme. Tendo por base fundamentos teóricos e práticos, este ensaio pretende abordar o trabalho desenvolvido pelo assistente de realização ao longo de um projeto quer seja de cinema ou de televisão, iniciando-se na pré-produção, passando pela rodagem, indo até à fase da pós-produção. Este ensaio tem como objetivo uma abordagem comparativa, identificando as diferenças e semelhanças entre as funções do assistente de realização de cinema e do assistente de realização de televisão.Based on the desire to do a project of fiction that sit along professional lines arises the chance of making part of the short film [In]Versos, playing the role of an assistant director. The project [In]Versos allowed to do a thorough study of the tasks performed by the assistant director in the process of making a film. Based on theoretical and practical foundations, this essay aims to address the work of an assistant director throughout a project either cinema or television, beginning in pre- production, through shooting, going up to the stage of post production. This essay aims a comparative approach, identifying the differences and similarities between the roles of cinema assistant director and television assistant director.Ferreira, José Manuel de Oliveira QuintaCaldeira, Maria João Dias Cortesão Paour GordoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Salomé Rodrigues2017-11-14T18:23:38Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:19.978841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"
title O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"
spellingShingle O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"
Martins, Salomé Rodrigues
Assistente de realização
Cinema
Televisão
Planificação
Assistant director
Television
Planning
title_short O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"
title_full O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"
title_fullStr O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"
title_full_unstemmed O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"
title_sort O assistente de realização de cinema e de televisão: duas formas de estar no "Set"
author Martins, Salomé Rodrigues
author_facet Martins, Salomé Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta
Caldeira, Maria João Dias Cortesão Paour Gordo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Salomé Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Assistente de realização
Cinema
Televisão
Planificação
Assistant director
Television
Planning
topic Assistente de realização
Cinema
Televisão
Planificação
Assistant director
Television
Planning
description Partindo da vontade de fazer um projeto de ficção que assentasse em moldes profissionais surge a hipótese de fazer parte da equipa da curta-metragem [In]Versos, desempenhando a função de assistente de realização. O projeto [In]Versos permitiu a concretização de um estudo aprofundado das tarefas desempenhadas pelo assistente de realização no processo de execução de um filme. Tendo por base fundamentos teóricos e práticos, este ensaio pretende abordar o trabalho desenvolvido pelo assistente de realização ao longo de um projeto quer seja de cinema ou de televisão, iniciando-se na pré-produção, passando pela rodagem, indo até à fase da pós-produção. Este ensaio tem como objetivo uma abordagem comparativa, identificando as diferenças e semelhanças entre as funções do assistente de realização de cinema e do assistente de realização de televisão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2017-11-14T18:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10434
url http://hdl.handle.net/10400.22/10434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472546758656