Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-rega

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shahidian, Shakib
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13612
Resumo: Pretendeu-se conceber, desenvolver e testar um sistema computorizado de controlo da velocidade de funcionamento do Cabo-rega num campo organizado em blocos de contorno, que utilize informações relativas ao escoamento nos sulcos para optimizar a rega em tempo real. Para este efeito, foi desenvolvido um método que utiliza os tempos de avanço e a profundidade do escoamento em dois pontos dum sulco seleccionado para determinar a equação de infiltração e a rugosidade do sulco, e com base nestes parâmetros modela o avanço no resto do campo, utilizando um modelo de simulação do escoamento criado para o efeito. Foi desenvolvido um programa de gestão da rega em tempo real, CaboGest, que utilizando o método acima descrito, simula o avanço em todos os sulcos a serem regados e determina as velocidades do êmbolo, de modo a aplicar a dotação pretendida. O controlador hidráulico do Cabo-rega foi substituído por um motor eléctrico comandado por um computador instalado no campo, recorrendo para o efeito a um variador de velocidades. O equipamento e o programa CaboGest foram ensaiados em duas regas realizadas num campo organizado em blocos de contorno, onde os comprimentos dos sulcos variavam de 180 a 280 metros. Devido a irregularidades existentes no declive dos sulcos, foi necessário refazer os mesmos depois da primeira rega. Foi possível concluir que tanto o equipamento, como o modelo e o programa desenvolvido são viáveis num solo pertencente a ordem dos argiluviados pouco insaturados, embora seja necessário mais ensaios para aperfeiçoar a modelação do escoamento. Por outro lado, verificou-se que a geometria transversal dos sulcos influência a velocidade do escoamento, e que o perimetm molhado tem um papel preponderante no volume infiltrado em cada troço de sulco. Verificou-se também que a medida que a profundidade do escoamento diminui, a rugosidade do fundo do sulco exerce uma influência crescente na velocidade do escoamento, ou seja, o coeficiente de rugosidade de Manning depende também do caudal.
id RCAP_7827de9ae7b7038eece62c6d078ff81b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-regaCabo-regaModelação do escoamentoAutomaçãoSolos argiluviadosSulcos de contornoPretendeu-se conceber, desenvolver e testar um sistema computorizado de controlo da velocidade de funcionamento do Cabo-rega num campo organizado em blocos de contorno, que utilize informações relativas ao escoamento nos sulcos para optimizar a rega em tempo real. Para este efeito, foi desenvolvido um método que utiliza os tempos de avanço e a profundidade do escoamento em dois pontos dum sulco seleccionado para determinar a equação de infiltração e a rugosidade do sulco, e com base nestes parâmetros modela o avanço no resto do campo, utilizando um modelo de simulação do escoamento criado para o efeito. Foi desenvolvido um programa de gestão da rega em tempo real, CaboGest, que utilizando o método acima descrito, simula o avanço em todos os sulcos a serem regados e determina as velocidades do êmbolo, de modo a aplicar a dotação pretendida. O controlador hidráulico do Cabo-rega foi substituído por um motor eléctrico comandado por um computador instalado no campo, recorrendo para o efeito a um variador de velocidades. O equipamento e o programa CaboGest foram ensaiados em duas regas realizadas num campo organizado em blocos de contorno, onde os comprimentos dos sulcos variavam de 180 a 280 metros. Devido a irregularidades existentes no declive dos sulcos, foi necessário refazer os mesmos depois da primeira rega. Foi possível concluir que tanto o equipamento, como o modelo e o programa desenvolvido são viáveis num solo pertencente a ordem dos argiluviados pouco insaturados, embora seja necessário mais ensaios para aperfeiçoar a modelação do escoamento. Por outro lado, verificou-se que a geometria transversal dos sulcos influência a velocidade do escoamento, e que o perimetm molhado tem um papel preponderante no volume infiltrado em cada troço de sulco. Verificou-se também que a medida que a profundidade do escoamento diminui, a rugosidade do fundo do sulco exerce uma influência crescente na velocidade do escoamento, ou seja, o coeficiente de rugosidade de Manning depende também do caudal.Universidade de Évora2015-03-25T17:45:31Z2015-03-251996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13612http://hdl.handle.net/10174/13612pordep. eng ruralshakib@uevora.pt214Shahidian, Shakibinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:51.417839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-rega
title Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-rega
spellingShingle Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-rega
Shahidian, Shakib
Cabo-rega
Modelação do escoamento
Automação
Solos argiluviados
Sulcos de contorno
title_short Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-rega
title_full Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-rega
title_fullStr Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-rega
title_full_unstemmed Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-rega
title_sort Desenvolvimento, por automatização, dum sistema de cabo-rega
author Shahidian, Shakib
author_facet Shahidian, Shakib
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shahidian, Shakib
dc.subject.por.fl_str_mv Cabo-rega
Modelação do escoamento
Automação
Solos argiluviados
Sulcos de contorno
topic Cabo-rega
Modelação do escoamento
Automação
Solos argiluviados
Sulcos de contorno
description Pretendeu-se conceber, desenvolver e testar um sistema computorizado de controlo da velocidade de funcionamento do Cabo-rega num campo organizado em blocos de contorno, que utilize informações relativas ao escoamento nos sulcos para optimizar a rega em tempo real. Para este efeito, foi desenvolvido um método que utiliza os tempos de avanço e a profundidade do escoamento em dois pontos dum sulco seleccionado para determinar a equação de infiltração e a rugosidade do sulco, e com base nestes parâmetros modela o avanço no resto do campo, utilizando um modelo de simulação do escoamento criado para o efeito. Foi desenvolvido um programa de gestão da rega em tempo real, CaboGest, que utilizando o método acima descrito, simula o avanço em todos os sulcos a serem regados e determina as velocidades do êmbolo, de modo a aplicar a dotação pretendida. O controlador hidráulico do Cabo-rega foi substituído por um motor eléctrico comandado por um computador instalado no campo, recorrendo para o efeito a um variador de velocidades. O equipamento e o programa CaboGest foram ensaiados em duas regas realizadas num campo organizado em blocos de contorno, onde os comprimentos dos sulcos variavam de 180 a 280 metros. Devido a irregularidades existentes no declive dos sulcos, foi necessário refazer os mesmos depois da primeira rega. Foi possível concluir que tanto o equipamento, como o modelo e o programa desenvolvido são viáveis num solo pertencente a ordem dos argiluviados pouco insaturados, embora seja necessário mais ensaios para aperfeiçoar a modelação do escoamento. Por outro lado, verificou-se que a geometria transversal dos sulcos influência a velocidade do escoamento, e que o perimetm molhado tem um papel preponderante no volume infiltrado em cada troço de sulco. Verificou-se também que a medida que a profundidade do escoamento diminui, a rugosidade do fundo do sulco exerce uma influência crescente na velocidade do escoamento, ou seja, o coeficiente de rugosidade de Manning depende também do caudal.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01T00:00:00Z
2015-03-25T17:45:31Z
2015-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13612
http://hdl.handle.net/10174/13612
url http://hdl.handle.net/10174/13612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. eng rural
shakib@uevora.pt
214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136543871336448