As atividades experimentais no jardim de infância Hortas Pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/12172 |
Resumo: | O relatório intitulado As atividades experimentais no Jardim de Infância - Hortas Pedagógicas descreve um projeto investigativo de intervenção pedagógica, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo desenvolveu-se num Jardim de Infância da cidade de Faro, entre 17 de novembro de 2014 e 14 de maio de 2015, e teve como principais objetivos conhecer as conceções das crianças quanto à constituição das plantas, através de um jogo lúdico, conceber uma Horta Pedagógica com as crianças no Jardim de Infância e avaliar o impacto desta estratégia didática no desenvolvimento de competências nas crianças. Na Horta Pedagógica foram cultivadas sete espécies diferentes de plantas, designadamente, trigo, feijoeiro, alface, tomateiro, morangueiro, batateira, e cenoura. Exploraram-se conceitos relacionados com a forma de propagação (vegetativa ou por semente) das plantas e com a produção de alimentos que derivavam de estruturas constituintes das plantas, designadamente, sementes (trigo e feijão), folhas (alface), caule (batatas), fruto e pseudofruto (tomate e morango) e raiz (cenoura). O projeto de realização da Horta Pedagógica traduziu-se num processo dinâmico, muito participado pelas crianças de forma espontânea, promotor do desenvolvimento de competências de autonomia e responsabilidade. Proporcionou momentos de descoberta, essenciais nesta faixa etária para a construção de conhecimentos em ciências. Ao longo do projeto as crianças descobriram plantas que não conheciam, aprenderam a cultivar as plantas, identificaram alguns fatores abióticos (sol, água) essenciais ao seu desenvolvimento, e viveram o tempo que demora a produzir um morango, uma batata, um feijão. Desenvolveram a linguagem e enriqueceram o vocabulário, aprenderam a respeitar os colegas e o meio ambiente, aprenderam estratégias de comunicação. |
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As atividades experimentais no jardim de infância Hortas PedagógicasJardim de infânciaHorta PedagógicaEducação em ciênciasEstratégias pedagógicasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório intitulado As atividades experimentais no Jardim de Infância - Hortas Pedagógicas descreve um projeto investigativo de intervenção pedagógica, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo desenvolveu-se num Jardim de Infância da cidade de Faro, entre 17 de novembro de 2014 e 14 de maio de 2015, e teve como principais objetivos conhecer as conceções das crianças quanto à constituição das plantas, através de um jogo lúdico, conceber uma Horta Pedagógica com as crianças no Jardim de Infância e avaliar o impacto desta estratégia didática no desenvolvimento de competências nas crianças. Na Horta Pedagógica foram cultivadas sete espécies diferentes de plantas, designadamente, trigo, feijoeiro, alface, tomateiro, morangueiro, batateira, e cenoura. Exploraram-se conceitos relacionados com a forma de propagação (vegetativa ou por semente) das plantas e com a produção de alimentos que derivavam de estruturas constituintes das plantas, designadamente, sementes (trigo e feijão), folhas (alface), caule (batatas), fruto e pseudofruto (tomate e morango) e raiz (cenoura). O projeto de realização da Horta Pedagógica traduziu-se num processo dinâmico, muito participado pelas crianças de forma espontânea, promotor do desenvolvimento de competências de autonomia e responsabilidade. Proporcionou momentos de descoberta, essenciais nesta faixa etária para a construção de conhecimentos em ciências. Ao longo do projeto as crianças descobriram plantas que não conheciam, aprenderam a cultivar as plantas, identificaram alguns fatores abióticos (sol, água) essenciais ao seu desenvolvimento, e viveram o tempo que demora a produzir um morango, uma batata, um feijão. Desenvolveram a linguagem e enriqueceram o vocabulário, aprenderam a respeitar os colegas e o meio ambiente, aprenderam estratégias de comunicação.Coelho, Ana CristinaGonçalves, Carla Alexandra L. D. R. DionísioSapientiaAfonso, Vanessa Teixeira2018-12-14T09:18:15Z2018-03-302018-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12172TID:202022749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:06Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:33.328726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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