Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/15840 |
Resumo: | A formação contínua do enfermeiro, constitui não só uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados, mas também um dever para com a profissão. Embora se defina como um dever, a formação contínua não assume um carácter obrigatório, sendo o enfermeiro autónomo na sua autoformação após o término do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Dos estudos realizados em Portugal, não foi encontrado um instrumento que avalie a forma como os enfermeiros investem na sua aprendizagem ao longo da vida. A pertinência da sua utilização é corroborada na definição dos eixos prioritários de investigação em Enfermagem, ”Estudos na área da Formação e Educação em Enfermagem e aquisição de competências, quer na formação inicial, quer no contexto da aprendizagem ao longo da vida” (Ordem dos Enfermeiros, 2006). Desta forma, o objectivo deste estudo consiste em adaptar e validar a Escala de Jefferson, de aprendizagem ao longo da vida, para o contexto formativo dos enfermeiros. A versão original da Escala de Jefferson é constituída por uma subescala de 19 itens. A escala foi adaptada para uma amostra de 262 enfermeiros, de uma Instituição Hospitalar e de uma entidade académica, em contexto de frequência do Curso de Mestrado em Enfermagem. Participaram 216 enfermeiros com idades compreendidas entre os 22 e os 55 anos. Após a adaptação foi feita a validação da nova versão utilizando a mesma metodologia do autor da escala original (Costa et al, 2009), tendo-se obtido bons resultados de consistência interna (α= 0,811) e estrutura factorial, idênticos aos da versão original, à excepção de um item que foi excluído. Considera-se, assim, que esta escala tem boas características psicométricas para avaliar a aprendizagem ao longo da vida dos enfermeiros, constituindo-se um instrumento útil para a investigação na área da formação e gestão dos Serviços de Enfermagem. |
id |
RCAP_783db7a8063240acdd0afe18b468c683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de JeffersonAprendizagem ao longo da vidaEnfermagemEscala de JeffersonFormação de adultosFormação em enfermagemAdult educationNursingJefferson scaleLifelong learningNurse trainingDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA formação contínua do enfermeiro, constitui não só uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados, mas também um dever para com a profissão. Embora se defina como um dever, a formação contínua não assume um carácter obrigatório, sendo o enfermeiro autónomo na sua autoformação após o término do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Dos estudos realizados em Portugal, não foi encontrado um instrumento que avalie a forma como os enfermeiros investem na sua aprendizagem ao longo da vida. A pertinência da sua utilização é corroborada na definição dos eixos prioritários de investigação em Enfermagem, ”Estudos na área da Formação e Educação em Enfermagem e aquisição de competências, quer na formação inicial, quer no contexto da aprendizagem ao longo da vida” (Ordem dos Enfermeiros, 2006). Desta forma, o objectivo deste estudo consiste em adaptar e validar a Escala de Jefferson, de aprendizagem ao longo da vida, para o contexto formativo dos enfermeiros. A versão original da Escala de Jefferson é constituída por uma subescala de 19 itens. A escala foi adaptada para uma amostra de 262 enfermeiros, de uma Instituição Hospitalar e de uma entidade académica, em contexto de frequência do Curso de Mestrado em Enfermagem. Participaram 216 enfermeiros com idades compreendidas entre os 22 e os 55 anos. Após a adaptação foi feita a validação da nova versão utilizando a mesma metodologia do autor da escala original (Costa et al, 2009), tendo-se obtido bons resultados de consistência interna (α= 0,811) e estrutura factorial, idênticos aos da versão original, à excepção de um item que foi excluído. Considera-se, assim, que esta escala tem boas características psicométricas para avaliar a aprendizagem ao longo da vida dos enfermeiros, constituindo-se um instrumento útil para a investigação na área da formação e gestão dos Serviços de Enfermagem.The training of nurses is not only a form of personal and professional development to improve the quality of care, but also a duty to the profession. Although, formation is set as duty but it’s not an obligation, and the nurses being autonomous in their self-formation, they bet on this after the Degree Course of Nursing. No studies in Portugal were found, as an instrument to assess how nurses invest in their learning throughout life. The relevance of its use is supported in setting priorities for nursing research, "Studies in the area of Training and Education in Nursing and skills, both in initial training, whether in the context of lifelong learning '(Order of nurses, 2006). Thus, the aim of this study is to adapt and validate the Jefferson Scale of lifelong learning, the context for training of nurses. The original version of the Jefferson Scale is a subscale consists of 19 items. The scale was adapted for a sample of 262 nurses, from a hospital and an academic entity, often in the context of Master´s degree in nursing. Participants were 216 nurses, aged between 22 and 55. After adjustment was made to validate the new version using the same methodology as the author of the original scale, and had good results of internal consistency (α = 0.811) and factor structure identical to the original version, except for one item that was deleted. It is considered therefore that this scale has good psychometric properties to assess the lifelong learning of nurses, providing a useful tool for research in education and management in nursingVieira, Margarida Maria da SilvaCharepe, Zaida BorgesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Sofia Vistas2014-12-02T14:58:14Z2013-04-0520112013-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15840TID:201111446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-19T01:36:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:09.622176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson |
title |
Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson |
spellingShingle |
Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson Rodrigues, Sofia Vistas Aprendizagem ao longo da vida Enfermagem Escala de Jefferson Formação de adultos Formação em enfermagem Adult education Nursing Jefferson scale Lifelong learning Nurse training Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson |
title_full |
Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson |
title_fullStr |
Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson |
title_sort |
Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson |
author |
Rodrigues, Sofia Vistas |
author_facet |
Rodrigues, Sofia Vistas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Margarida Maria da Silva Charepe, Zaida Borges Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sofia Vistas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ao longo da vida Enfermagem Escala de Jefferson Formação de adultos Formação em enfermagem Adult education Nursing Jefferson scale Lifelong learning Nurse training Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Aprendizagem ao longo da vida Enfermagem Escala de Jefferson Formação de adultos Formação em enfermagem Adult education Nursing Jefferson scale Lifelong learning Nurse training Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
A formação contínua do enfermeiro, constitui não só uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados, mas também um dever para com a profissão. Embora se defina como um dever, a formação contínua não assume um carácter obrigatório, sendo o enfermeiro autónomo na sua autoformação após o término do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Dos estudos realizados em Portugal, não foi encontrado um instrumento que avalie a forma como os enfermeiros investem na sua aprendizagem ao longo da vida. A pertinência da sua utilização é corroborada na definição dos eixos prioritários de investigação em Enfermagem, ”Estudos na área da Formação e Educação em Enfermagem e aquisição de competências, quer na formação inicial, quer no contexto da aprendizagem ao longo da vida” (Ordem dos Enfermeiros, 2006). Desta forma, o objectivo deste estudo consiste em adaptar e validar a Escala de Jefferson, de aprendizagem ao longo da vida, para o contexto formativo dos enfermeiros. A versão original da Escala de Jefferson é constituída por uma subescala de 19 itens. A escala foi adaptada para uma amostra de 262 enfermeiros, de uma Instituição Hospitalar e de uma entidade académica, em contexto de frequência do Curso de Mestrado em Enfermagem. Participaram 216 enfermeiros com idades compreendidas entre os 22 e os 55 anos. Após a adaptação foi feita a validação da nova versão utilizando a mesma metodologia do autor da escala original (Costa et al, 2009), tendo-se obtido bons resultados de consistência interna (α= 0,811) e estrutura factorial, idênticos aos da versão original, à excepção de um item que foi excluído. Considera-se, assim, que esta escala tem boas características psicométricas para avaliar a aprendizagem ao longo da vida dos enfermeiros, constituindo-se um instrumento útil para a investigação na área da formação e gestão dos Serviços de Enfermagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2013-04-05 2013-04-05T00:00:00Z 2014-12-02T14:58:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/15840 TID:201111446 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/15840 |
identifier_str_mv |
TID:201111446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131808645775360 |