Aprendizagem dos enfermeiros ao longo da vida : adaptação e validação da escala de Jefferson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sofia Vistas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15840
Resumo: A formação contínua do enfermeiro, constitui não só uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional com vista à melhoria da qualidade dos cuidados, mas também um dever para com a profissão. Embora se defina como um dever, a formação contínua não assume um carácter obrigatório, sendo o enfermeiro autónomo na sua autoformação após o término do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Dos estudos realizados em Portugal, não foi encontrado um instrumento que avalie a forma como os enfermeiros investem na sua aprendizagem ao longo da vida. A pertinência da sua utilização é corroborada na definição dos eixos prioritários de investigação em Enfermagem, ”Estudos na área da Formação e Educação em Enfermagem e aquisição de competências, quer na formação inicial, quer no contexto da aprendizagem ao longo da vida” (Ordem dos Enfermeiros, 2006). Desta forma, o objectivo deste estudo consiste em adaptar e validar a Escala de Jefferson, de aprendizagem ao longo da vida, para o contexto formativo dos enfermeiros. A versão original da Escala de Jefferson é constituída por uma subescala de 19 itens. A escala foi adaptada para uma amostra de 262 enfermeiros, de uma Instituição Hospitalar e de uma entidade académica, em contexto de frequência do Curso de Mestrado em Enfermagem. Participaram 216 enfermeiros com idades compreendidas entre os 22 e os 55 anos. Após a adaptação foi feita a validação da nova versão utilizando a mesma metodologia do autor da escala original (Costa et al, 2009), tendo-se obtido bons resultados de consistência interna (α= 0,811) e estrutura factorial, idênticos aos da versão original, à excepção de um item que foi excluído. Considera-se, assim, que esta escala tem boas características psicométricas para avaliar a aprendizagem ao longo da vida dos enfermeiros, constituindo-se um instrumento útil para a investigação na área da formação e gestão dos Serviços de Enfermagem.
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