Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anastácio, Zélia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10567
Resumo: Para a vivência de uma sexualidade saudável, o desenvolvimento das competências pessoais e sociais requer uma abordagem positiva e centrada no papel do indivíduo enquanto sujeito activo e capaz de gerir os seus projectos de vida, assim como de adoptar estilos de vida saudáveis, quer por influência da educação formal, quer pelas influências relacionais a que está sujeito, nomeadamente da família e dos pares. Foi objectivo deste trabalho conhecer as percepções de adolescentes sobre: a sua relação com a família (e outros) em matéria de sexualidade; alguns dos seus comportamentos sexuais; alguns dos seus conhecimentos de saúde sexual e reprodutiva. Aplicou-se um questionário, numa escola, a uma amostra de 188 alunos no final do ensino básico (9º ano de escolaridade), sendo 94 do sexo feminino e 94 do sexo masculino, com média de idades de 14,47 anos. Os dados foram tratados estatisticamente, no programa SPSS. Os resultados indicaram maior comunicação dos jovens com os pares do que com a família sobre sexualidade; satisfação com o seu relacionamento familiar; vontade de autonomia; baixa percentagem de adolescentes sexualmente activos, dos quais metade se relacionou com alguém da mesma idade e por estar apaixonado e quase todos utilizaram contracepção. Todavia, os adolescentes revelaram fraco conhecimento do período fértil e da ovulação.
id RCAP_784ba0d2faffed24c5ab34fe5ea8bd65
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentosAdolescênciaSexualidadeEducação sexualSaúdeComportamentosPara a vivência de uma sexualidade saudável, o desenvolvimento das competências pessoais e sociais requer uma abordagem positiva e centrada no papel do indivíduo enquanto sujeito activo e capaz de gerir os seus projectos de vida, assim como de adoptar estilos de vida saudáveis, quer por influência da educação formal, quer pelas influências relacionais a que está sujeito, nomeadamente da família e dos pares. Foi objectivo deste trabalho conhecer as percepções de adolescentes sobre: a sua relação com a família (e outros) em matéria de sexualidade; alguns dos seus comportamentos sexuais; alguns dos seus conhecimentos de saúde sexual e reprodutiva. Aplicou-se um questionário, numa escola, a uma amostra de 188 alunos no final do ensino básico (9º ano de escolaridade), sendo 94 do sexo feminino e 94 do sexo masculino, com média de idades de 14,47 anos. Os dados foram tratados estatisticamente, no programa SPSS. Os resultados indicaram maior comunicação dos jovens com os pares do que com a família sobre sexualidade; satisfação com o seu relacionamento familiar; vontade de autonomia; baixa percentagem de adolescentes sexualmente activos, dos quais metade se relacionou com alguém da mesma idade e por estar apaixonado e quase todos utilizaram contracepção. Todavia, os adolescentes revelaram fraco conhecimento do período fértil e da ovulação.Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)Universidade do MinhoAnastácio, Zélia2010-042010-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10567por“International Journal of Developmental and Educational Psychology”. ISSN 0214-9877. 2 (Apr. 2010) 695-705.0214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:55.038380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentos
title Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentos
spellingShingle Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentos
Anastácio, Zélia
Adolescência
Sexualidade
Educação sexual
Saúde
Comportamentos
title_short Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentos
title_full Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentos
title_fullStr Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentos
title_full_unstemmed Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentos
title_sort Sexualidade na fase intermédia da adolescência : relacionamentos, comportamentos e conhecimentos
author Anastácio, Zélia
author_facet Anastácio, Zélia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Anastácio, Zélia
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Sexualidade
Educação sexual
Saúde
Comportamentos
topic Adolescência
Sexualidade
Educação sexual
Saúde
Comportamentos
description Para a vivência de uma sexualidade saudável, o desenvolvimento das competências pessoais e sociais requer uma abordagem positiva e centrada no papel do indivíduo enquanto sujeito activo e capaz de gerir os seus projectos de vida, assim como de adoptar estilos de vida saudáveis, quer por influência da educação formal, quer pelas influências relacionais a que está sujeito, nomeadamente da família e dos pares. Foi objectivo deste trabalho conhecer as percepções de adolescentes sobre: a sua relação com a família (e outros) em matéria de sexualidade; alguns dos seus comportamentos sexuais; alguns dos seus conhecimentos de saúde sexual e reprodutiva. Aplicou-se um questionário, numa escola, a uma amostra de 188 alunos no final do ensino básico (9º ano de escolaridade), sendo 94 do sexo feminino e 94 do sexo masculino, com média de idades de 14,47 anos. Os dados foram tratados estatisticamente, no programa SPSS. Os resultados indicaram maior comunicação dos jovens com os pares do que com a família sobre sexualidade; satisfação com o seu relacionamento familiar; vontade de autonomia; baixa percentagem de adolescentes sexualmente activos, dos quais metade se relacionou com alguém da mesma idade e por estar apaixonado e quase todos utilizaram contracepção. Todavia, os adolescentes revelaram fraco conhecimento do período fértil e da ovulação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04
2010-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10567
url http://hdl.handle.net/1822/10567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “International Journal of Developmental and Educational Psychology”. ISSN 0214-9877. 2 (Apr. 2010) 695-705.
0214-9877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132446710562816