Estudo do meio: a construção de uma prática integradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campino, Diana Patrícia Brás
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9693
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais
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Este projeto realizou-se numa sala de aula de 4.º ano do 1.º CEB, durante o ano letivo 2016/2017, tendo por objetivo evidenciar as competências que um professor pode mobilizar na gestão do currículo, tendo subjacente a finalidade de trabalhar as diferentes áreas do Português, Matemática e Estudo do Meio de forma integrada. Neste sentido, são apresentadas evidências práticas que comprovam, justificam e fundamentam a temática central deste estudo. É apresentado o plano de atividades que foi implementado numa lógica de integração daquelas três áreas disciplinares do currículo, e, ainda, são avaliadas as aprendizagens desenvolvidas, assim como todo o processo que envolveu a participação ativa dos alunos, em particular nos momentos de reflexão. Todo o projeto de intervenção se encontra teoricamente fundamentado, apelando a um conjunto de conceitos fundamentais que decorrem da problemática definida, entre os quais se destacam os conceitos de interdisciplinaridade, integração curricular e investigação-ação. Quer pelo processo desenvolvido, quer pelas aprendizagens realizadas, o estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos, ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes transversais ao currículo do 1.º ciclo; (iii) a importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas aprendizagens, recorrendo a práticas investigativas; e, finalmente, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um professor que se proponha desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas suas práticas de ensino.ABSTRACT The present Master's thesis results from an action research project focused on the Study of the Environment, considered as an integrative area of knowledge in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB) that can contribute to the development of competences during the teaching and learning process. This project took place in a 4th grade classroom of the 1st CEB, during the 2016/2017 school year, aiming to highlight the competences that a teacher can mobilize in the curriculum management, underpinning the purpose of working the different areas of Portuguese Language, Mathematics and Social Studies in an integrated way. In this sense, practical evidences are presented in order to validate, underline and justify the central theme of this study. It presents the activity plan that is implemented with an integration logic of those three disciplinary areas of the curriculum, and also evaluates the learning developed by the students as well as the whole process, involving the students in these moments of reflection. The entire intervention project is theoretically based, appealing to a set of fundamental concepts that derive from the defined problem, among which the concepts of interdisciplinarity, curriculum integration and action-research stand out. On one hand for the process developed, on the other the learning skills acquired, the study reveals: (i) the potentialities environment studies can have as an integrational and integrative area of the of the 1º CEB curriculum; (ii) the importance of the practices for curricular integration, namely in the skills that students develop, the knowledge approached, skills and approaches of the 1st cycle; (iii) the importance of the students participation, involving them actively in the construction of their knowledge, resourcing to investigation practices; and finally (iv) the role of action research as a formative methodology for a teacher that proposes to develop process in the field of critical thinking, aiming to introduce changes in the teaching process.Dias, AlfredoRCIPLCampino, Diana Patrícia Brás2019-03-11T10:06:40Z2018-07-102018-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9693TID:202053563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:13.157640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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