Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41743 |
Resumo: | Este estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações. |
id |
RCAP_78587bcc24e1e8a8b9b10a5f5c8cbd6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41743 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infânciaDesenvolvimento socialInteraçãoBrincarEducador de infânciaGestor de currículoSocial developmentInteractionPlayChildhood educatorCurriculum managerEste estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações.This study carried out in the context of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree Pre-School Education, at Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, had as main intentions to understand how children interact with each other, the conceptions of the cooperative educators on the subject, as well as their strategies for promoting interactions, starting from the starting question ''How can the educator enhance peer interactions in daycare and kindergarten?'. The study followed a methodology based on the qualitative approachand action research, and was carried out in the two internship contexts – daycare and kindergar-ten – at two different moments. Regarding the procedures for collecting and pro-cessing information, I resorted to participant observation, field notes, multimedia records, documental analysis, semi-structured interview with cooperativeeducators and content analysis. The analysis of the collected material and the interventions performed, permit understand the importance of social interactions between peers and the influence they exert on the development andlearning of children, as well therole of the childhood educator as managers of the curriculum and promo-tor of interactions.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumMendes, InêsFigueira, Sofia2022-09-07T09:45:14Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41743porMendes, I., & Figueira, S. (2022). Crescemos juntos: As interações entre pares na creche e no jardim de infância. Medi@ções, 10(1), 22-37.1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.264604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância |
title |
Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância |
spellingShingle |
Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância Mendes, Inês Desenvolvimento social Interação Brincar Educador de infância Gestor de currículo Social development Interaction Play Childhood educator Curriculum manager |
title_short |
Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância |
title_full |
Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância |
title_fullStr |
Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância |
title_sort |
Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância |
author |
Mendes, Inês |
author_facet |
Mendes, Inês Figueira, Sofia |
author_role |
author |
author2 |
Figueira, Sofia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Inês Figueira, Sofia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento social Interação Brincar Educador de infância Gestor de currículo Social development Interaction Play Childhood educator Curriculum manager |
topic |
Desenvolvimento social Interação Brincar Educador de infância Gestor de currículo Social development Interaction Play Childhood educator Curriculum manager |
description |
Este estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-07T09:45:14Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41743 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mendes, I., & Figueira, S. (2022). Crescemos juntos: As interações entre pares na creche e no jardim de infância. Medi@ções, 10(1), 22-37. 1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135398460391424 |