Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Inês
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Figueira, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41743
Resumo: Este estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações.
id RCAP_78587bcc24e1e8a8b9b10a5f5c8cbd6b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infânciaDesenvolvimento socialInteraçãoBrincarEducador de infânciaGestor de currículoSocial developmentInteractionPlayChildhood educatorCurriculum managerEste estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações.This study carried out in the context of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree Pre-School Education, at Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, had as main intentions to understand how children interact with each other, the conceptions of the cooperative educators on the subject, as well as their strategies for promoting interactions, starting from the starting question ''How can the educator enhance peer interactions in daycare and kindergarten?'. The study followed a methodology based on the qualitative approachand action research, and was carried out in the two internship contexts – daycare and kindergar-ten – at two different moments. Regarding the procedures for collecting and pro-cessing information, I resorted to participant observation, field notes, multimedia records, documental analysis, semi-structured interview with cooperativeeducators and content analysis. The analysis of the collected material and the interventions performed, permit understand the importance of social interactions between peers and the influence they exert on the development andlearning of children, as well therole of the childhood educator as managers of the curriculum and promo-tor of interactions.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de SetúbalRepositório ComumMendes, InêsFigueira, Sofia2022-09-07T09:45:14Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41743porMendes, I., & Figueira, S. (2022). Crescemos juntos: As interações entre pares na creche e no jardim de infância. Medi@ções, 10(1), 22-37.1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.264604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
title Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
spellingShingle Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
Mendes, Inês
Desenvolvimento social
Interação
Brincar
Educador de infância
Gestor de currículo
Social development
Interaction
Play
Childhood educator
Curriculum manager
title_short Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
title_full Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
title_fullStr Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
title_full_unstemmed Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
title_sort Crescemos juntos: as interações entre pares na creche e no jardim de infância
author Mendes, Inês
author_facet Mendes, Inês
Figueira, Sofia
author_role author
author2 Figueira, Sofia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Inês
Figueira, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento social
Interação
Brincar
Educador de infância
Gestor de currículo
Social development
Interaction
Play
Childhood educator
Curriculum manager
topic Desenvolvimento social
Interação
Brincar
Educador de infância
Gestor de currículo
Social development
Interaction
Play
Childhood educator
Curriculum manager
description Este estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar, na Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Setúbal, teve como principais intencionalidades compreender como é que as crianças interagem entre si, perceber as conceções das educadoras cooperantes relativamente ao tema, bem como as suas estratégias de promoção de interações, partindo da questão de partida ‘’De que forma pode o educador potenciar as interações entre pares na creche e no jardim de infância?’’. O estudo seguiu a abordagem qualitativae a metodologia da investigação-ação, e realizou-se nos dois contextos de estágio – creche e jardim de infância – em dois momentos distintos. Os procedimentos de recolha e tratamento de informaçãoforam aobservação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental, entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes e análise de conteúdo. A análise do material recolhido e das intervenções realizadas, permitiram compreender a importância das in-terações sociais entre pares e a influência que exercem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, bem como o papel do educador de infância enquanto gestor do currículo e promotor de interações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-07T09:45:14Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41743
url http://hdl.handle.net/10400.26/41743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, I., & Figueira, S. (2022). Crescemos juntos: As interações entre pares na creche e no jardim de infância. Medi@ções, 10(1), 22-37.
1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135398460391424