Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving Cycle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Hugo Rafael da Assunção
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93563
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_7859e630dfc562ae3e56dabe473a7d4a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving CycleModelação e Teste Experimental de uma Bateria de um Veículo Elétrico no Ciclo de Condução WLTPVeículo ElétricoRenault Zoe R110Ciclo de Condução WLTPBateria de iões de LítioComportamento Térmico da BateriaElectric VehicleRenault Zoe R110WLTP Driving CycleLithium-ion BatteryBattery Thermal BehaviourDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO objetivo principal do trabalho apresentado nesta tese é o desenvolvimento de um modelo para a simulação do desempenho de baterias de veículos elétricos, em ciclos de condução ou condições de condução específicas. A intenção é medir o fluxo de corrente que atravessa cada célula que compõe a bateria, durante o ciclo de condução, e usar esses dados para medir a geração de calor, ou aumento de temperatura, através de métodos experimentais.Para testar experimentalmente o modelo desenvolvido foi selecionado um ciclo de condução, um veículo elétrico e uma bateria. O modelo foi projetado para o ciclo de condução Worldwide harmonized Light vehicle Test Procedure e para um Renault Zoe R110 (2018), teoricamente equipado com células Sanyo NCR18650GA, ao invés das originais, as LG Chem E63.Adicionalmente, foram realizados testes experimentais nas células selecionadas, Sanyo NCR18650GA, para avaliar a importância da variação da resistência interna óhmica das células com a temperatura, a velocidade de descarga e o estado de carga das células. Combinando o modelo desenvolvido para o ciclo de condução Worldwide harmonized Light vehicle Test Procedure e os dados obtidos das experiências de medição da resistência interna das células, foi estimado o fluxo de corrente para várias condições de teste iniciais. Foram realizadas simulações para estimar a evolução da autonomia do veículo com a temperatura ambiente e o estado de carga da bateria.Este trabalho destina-se a ser utilizado como suporte para futuras investigações e estudos sobre o desempenho de baterias de veículos elétricos, melhorias nos sistemas de controlo térmico de baterias de veículos elétricos e a possível criação de um veículo elétrico compacto para uso urbano.The main objective of the work presented in this thesis is the development of a model to be used in the simulation of electric vehicles battery performance, in selected driving cycles or particular driving conditions. The intention is to measure the current flow through each individual cell of the battery pack during the driving cycle and use it to measure its heat generation, or temperature increase, via experimental methods.To test the developed model, a driving cycle, electric vehicle and battery were selected and experiments conducted. The model was designed for the Worldwide harmonized Light vehicle Test Procedure and a Renault Zoe R110 (2018), theoretically equipped with Sanyo NCR18650GA cells, instead of the original ones, the LG Chem E63.Additionally, experiments were executed on the selected cells, the Sanyo NCR18650GA, to measure the importance of the cells ohmic internal resistance evolution with temperature, discharge rate and state of charge of the cell. Combining the model developed for the Worldwide harmonized Light vehicle Test Procedure and the data collected from the internal resistance experiments, the current flow was estimated for several initial test conditions. Simulations were performed to estimate the vehicle range evolution with ambient temperature and battery state of charge.This work is intended to be used as support for future researches in electric vehicles battery performance, improvements in electric vehicles battery thermal management systems, and the possible creation of a compact, urban electric vehicle.Outro - Bolsa de Ignição – Software de Gestão Térmica de Baterias, do projeto INOV C 2020, cofinanciada pelo Centro 2020 através do FEDER2019-09-262025-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93563http://hdl.handle.net/10316/93563TID:202307832engGomes, Hugo Rafael da Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:59:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:28.304762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving Cycle
Modelação e Teste Experimental de uma Bateria de um Veículo Elétrico no Ciclo de Condução WLTP
title Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving Cycle
spellingShingle Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving Cycle
Gomes, Hugo Rafael da Assunção
Veículo Elétrico
Renault Zoe R110
Ciclo de Condução WLTP
Bateria de iões de Lítio
Comportamento Térmico da Bateria
Electric Vehicle
Renault Zoe R110
WLTP Driving Cycle
Lithium-ion Battery
Battery Thermal Behaviour
title_short Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving Cycle
title_full Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving Cycle
title_fullStr Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving Cycle
title_full_unstemmed Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving Cycle
title_sort Modeling and Experimental Testing of an Electric Vehicle Battery in the WLTP Driving Cycle
author Gomes, Hugo Rafael da Assunção
author_facet Gomes, Hugo Rafael da Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Hugo Rafael da Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Veículo Elétrico
Renault Zoe R110
Ciclo de Condução WLTP
Bateria de iões de Lítio
Comportamento Térmico da Bateria
Electric Vehicle
Renault Zoe R110
WLTP Driving Cycle
Lithium-ion Battery
Battery Thermal Behaviour
topic Veículo Elétrico
Renault Zoe R110
Ciclo de Condução WLTP
Bateria de iões de Lítio
Comportamento Térmico da Bateria
Electric Vehicle
Renault Zoe R110
WLTP Driving Cycle
Lithium-ion Battery
Battery Thermal Behaviour
description Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
2025-09-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93563
http://hdl.handle.net/10316/93563
TID:202307832
url http://hdl.handle.net/10316/93563
identifier_str_mv TID:202307832
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134020538204160