Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15105 |
Resumo: | Mestrado em Arquitectura Paisagista / Instituto Superior de Agronomia |
id |
RCAP_7868ebdced6e3a92a5a2597eff6b7923 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvomobilidadesustentabilidaderede ciclávelMestrado em Arquitectura Paisagista / Instituto Superior de AgronomiaEsta dissertação tem como ponto de estudo a bicicleta e a mobilidade com um estudo de caso em Porto Salvo, Oeiras. Em primeira plano o estudo da mobilidade revelou a importância da bicicleta no contexto atual sendo que a excessiva utilização do automóvel tende a reverter a ideia da sustentabilidade. A bicicleta é muitas vezes menosprezada no entanto acaba por ser o meio de transporte mais eficiente em níveis energéticos. O estudo relativo ao conceito das redes cicláveis levou a identificar diferentes tipos de instalações necessárias para a criação da respetiva rede. A parte prática desenvolve o caso de estudo de Porto Salvo, para onde foi feita uma análise, diagnóstico e proposta. O objetivo deste estudo é desenvolver uma rede ciclável entre dois pontos da freguesia, de forma a ligar os parques empresariais que estão a ser estudados pela Câmara Municipal de Oeiras. É de referir que o local de estudo tem potencial para a criação de uma rede ciclável de forma a criar um eixo que liga o Tagus Park à rede ciclável que está a ser desenvolvida pela Câmara Municipal de Oeiras (CMO)ISAArsénio, Pedro Miguel RamosLisboa, Alexandre Pires EuricoRepositório da Universidade de LisboaVaudano, Loic2018-03-15T11:02:15Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15105porVaudano, L. - Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo. Lisboa: ISA, 2017, 101 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:50.611652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo |
title |
Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo |
spellingShingle |
Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo Vaudano, Loic mobilidade sustentabilidade rede ciclável |
title_short |
Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo |
title_full |
Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo |
title_fullStr |
Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo |
title_full_unstemmed |
Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo |
title_sort |
Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo |
author |
Vaudano, Loic |
author_facet |
Vaudano, Loic |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arsénio, Pedro Miguel Ramos Lisboa, Alexandre Pires Eurico Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaudano, Loic |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mobilidade sustentabilidade rede ciclável |
topic |
mobilidade sustentabilidade rede ciclável |
description |
Mestrado em Arquitectura Paisagista / Instituto Superior de Agronomia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-15T11:02:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15105 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vaudano, L. - Bicicleta e mobilidade. Redes cicláveis em contexto periurbano. Estudo de caso: Freguesia de Porto Salvo. Lisboa: ISA, 2017, 101 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISA |
publisher.none.fl_str_mv |
ISA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131096952078336 |