O Scratch para o ensino de programação com crianças do 2º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7220 |
Resumo: | Atualmente as tecnologias são ferramentas que estão presentes no quotidiano dos alunos. Elas desempenham um papel de suma importância na sua formação, proporcionando-lhes a obtenção de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências. Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Neste sentido, a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma ferramenta essencial no processo de ensino aprendizagem, pois vem dotar os alunos de competências digitais. Nesta disciplina, no domínio Criar e Inovar, emerge o pensamento computacional e o início à programação por blocos. Este estudo mostrar mostrar a importância do pensamento computacional, critico e criativo através da linguagem Scratch. Neste sentido, realizaram-se atividades práticas, em contexto de sala de aula, que consistiram na resolução de tarefas de programação, para compreender se o Scratch é uma ferramenta adequada para o desenvolvimento do pensamento computacional e criativo em crianças. Com a finalidade de concretizar este estudo foi envolvida uma turma de vinte e um alunos, de uma escola pública localizada no concelho de Tondela. Foram lecionadas cinco aulas de TIC, com conteúdos de programação. Para compreender se o Scratch é uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem, do pensamento computacional, utilizou-se o método quantitativo na realização desta investigação-ação. Tendo por base os resultados obtidos, procedeu-se à sua apresentação, análise e posterior discussão, que conduziu à respetiva conclusão. A análise dos resultados obtidos através das atividades de programação realizadas no Scratch, proporcionaram evidências de que esta ferramenta é profícua no desenvolvimento do pensamento computacional e criativo, assim como no interesse pela programação. |
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O Scratch para o ensino de programação com crianças do 2º CEBPensamento computacionalPensamento critico e criativoScratchDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaAtualmente as tecnologias são ferramentas que estão presentes no quotidiano dos alunos. Elas desempenham um papel de suma importância na sua formação, proporcionando-lhes a obtenção de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências. Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Neste sentido, a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é uma ferramenta essencial no processo de ensino aprendizagem, pois vem dotar os alunos de competências digitais. Nesta disciplina, no domínio Criar e Inovar, emerge o pensamento computacional e o início à programação por blocos. Este estudo mostrar mostrar a importância do pensamento computacional, critico e criativo através da linguagem Scratch. Neste sentido, realizaram-se atividades práticas, em contexto de sala de aula, que consistiram na resolução de tarefas de programação, para compreender se o Scratch é uma ferramenta adequada para o desenvolvimento do pensamento computacional e criativo em crianças. Com a finalidade de concretizar este estudo foi envolvida uma turma de vinte e um alunos, de uma escola pública localizada no concelho de Tondela. Foram lecionadas cinco aulas de TIC, com conteúdos de programação. Para compreender se o Scratch é uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem, do pensamento computacional, utilizou-se o método quantitativo na realização desta investigação-ação. Tendo por base os resultados obtidos, procedeu-se à sua apresentação, análise e posterior discussão, que conduziu à respetiva conclusão. A análise dos resultados obtidos através das atividades de programação realizadas no Scratch, proporcionaram evidências de que esta ferramenta é profícua no desenvolvimento do pensamento computacional e criativo, assim como no interesse pela programação.ABSTRACT: Nowadays, technologies are tools that are a part of students’ daily lives. They play an important role in their apprenticeship, providing them with knowledge and the development of new skills. In the face of others and the world’s diversity, change, and uncertainty, it is important to create a balance between knowledge, understanding, creativity, and critical thinking. In this sense, the subject of Information and Communication Technologies (ICT) is an essential instrument in the learning-teaching process, as it provides students with digital skills. In this subject, in the field of creating and innovating, computational thinking emerges as well as the beginning of block programming. This study aims to show the importance of computational, crytical and creative thinking through Scratch language. In this regard, practical activities were carried out in the context of the classroom, which consisted in the resolution of programming tasks to understand if Scratch is a suitable device for the development of computational and creative thinking in children. To achieve this study, a class of twenty-one students from a public school, located in Tondela, was involved. Five ICT classes were taught, with programming content. To understand if Scratch is a facilitating tool in the process of teaching-learning computational thinking, the quantitative method was used to carry out this active investigation. Based on the results obtained, it was presented, analysed, and subsequently discussed, which led to its conclusion. The analysis of the results obtained through the programming activities carried out in Scratch, shows that this tool is fruitful in the development of computational and creative thinking, as well as in the interest for programming.Sá, Filipe Alexandre Almeida Ningre dePinto, Maribel Santos MirandaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, Ana Paula do Amaral2022-04-29T14:04:33Z2022-03-172021-12-292022-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7220TID:203000625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:21Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:59.093711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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