Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durães, Maria Leonor Trindade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85656
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_788caebfa8953ff0c42ad3a770044830
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimentalStudy of the Efficacy of an Educational Intervention Program toIncrease Attention and Reflexivity (PIAAR-R) in Adults withIntellectual and Developmental DifficultyAtençãoReflexividadeDificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)Programa Educativo de Intervenção Educativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade (PIAAR-R)AttentionReflexivityIntellectual and Developmental Difficulty (IDD)Educational Intervention Program to Increase Attention and Reflexivity (PIAAR-R))Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA presente investigação tem como objetivo primordial estudar a influência do programa de intervenção educativa PIAAR-R nos níveis de atenção e de reflexividade em adultos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). O estudo apresenta-se como uma investigação quase-experimental,sendo a amostra constituída por 20 adultos que frequentavam dois Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) da APPACDM de Lisboa, com idades compreendidas entre os 20 e 63 anos, de ambos os sexos (65% do sexo masculino e 35% do sexo feminino).A avaliação da Atenção e Reflexividade foram medidas com base nos seguintes testes, Trail Making Test e Teste de Atenção por Cancelamento,recolhidos em três momentos: Pré-Teste, Pós-Teste e Follow Up. Após se ter realizado o pré-teste, iniciou-se a aplicação do Programa PIAAR-R durante seis semanas. Após o seu término, realizou-se um pós teste (dois dias depois)e um Follow Up (com a diferença de um mês após o término do programa).Os resultados deste estudo, foram obtidos num contexto individual e de grupo, num ritmo de duas vezes por semana, tendo por vezes este ritmo sido alterado consoante as necessidades de cada sujeito. O período de avaliação decorreu entre 22 Novembro de 2016 e 24 Maio de 2017. Os níveis de Reflexividade e de Atenção no Pré-Teste nesta amostra são inferiores aos resultados de populações ditas normais. O programa educativo teve efeitos significativos no incremento da Reflexividade quer no Pós-Teste quer no Follow Up; quanto aos níveis de Atenção, apesar de se ter verificado um incremento, este não demonstrou ser significativo; demonstrando uma eficácia parcial do PIAAR-R, levando-nos a questionar possíveis adaptações para este tipo de população.The present research has as main objective to study the influence of the educational intervention program PIAAR-R in the levels of attention and reflexivity in adults with Intellectual and Developmental Difficulty (IDD). The present study comprehends a quasi-experimental design. The sample consists of 20 adults who attended two Occupational Activity Centers (CAO) of the APPACDM in Lisbon, aged between 20 and 63 years of age, both sexes (65% male and 35% female). Attention and Reflexivity were measured based on the following tests,Trail Making Test and Cancellation Attention Test, collected in three moments: Pre-Test, Post-Test and Follow Up. After the pre-test, The PIAAR-R Program was applied for six weeks and two days after its completion, a post-test and a follow-up (with the difference of one month after the end of the program). The results of this study were obtained within individual and group context, at a rate of twice a week, and this rhythm had at times to be altered according to the needs of each subject. The evaluation period ran from November 22, 2016 to May 24, 2017. The levels of Reflexivity and Attention in the Pretest in this sample are lower than the results of normal populations. The educational program had significant effects on the increase of Reflexivity in both the Post-test and Follow Up; while levels of Attention despite increasing, were not significantly, suggesting a partial efficacy of PIAAR-R, leading us to question possible adaptations for this type of population.2018-01-082024-01-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85656http://hdl.handle.net/10316/85656TID:202195104porDurães, Maria Leonor Trindadeinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:52:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:56.017185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental
Study of the Efficacy of an Educational Intervention Program toIncrease Attention and Reflexivity (PIAAR-R) in Adults withIntellectual and Developmental Difficulty
title Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental
spellingShingle Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental
Durães, Maria Leonor Trindade
Atenção
Reflexividade
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)
Programa Educativo de Intervenção Educativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade (PIAAR-R)
Attention
Reflexivity
Intellectual and Developmental Difficulty (IDD)
Educational Intervention Program to Increase Attention and Reflexivity (PIAAR-R))
title_short Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental
title_full Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental
title_fullStr Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental
title_full_unstemmed Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental
title_sort Estudo da Eficácia do Programa de IntervençãoEducativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade(PIAAR-R) em Adultos com Dificuldade Intelectual eDesenvolvimental
author Durães, Maria Leonor Trindade
author_facet Durães, Maria Leonor Trindade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durães, Maria Leonor Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Reflexividade
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)
Programa Educativo de Intervenção Educativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade (PIAAR-R)
Attention
Reflexivity
Intellectual and Developmental Difficulty (IDD)
Educational Intervention Program to Increase Attention and Reflexivity (PIAAR-R))
topic Atenção
Reflexividade
Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)
Programa Educativo de Intervenção Educativa para Aumentar a Atenção e a Reflexividade (PIAAR-R)
Attention
Reflexivity
Intellectual and Developmental Difficulty (IDD)
Educational Intervention Program to Increase Attention and Reflexivity (PIAAR-R))
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-08
2024-01-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85656
http://hdl.handle.net/10316/85656
TID:202195104
url http://hdl.handle.net/10316/85656
identifier_str_mv TID:202195104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133961369157632