À descoberta de Joan Miró
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2053 |
Resumo: | Este projeto realizou-se em contexto Prática de Ensino Supervisionada II com um grupo de crianças em idade pré-escolar de 4 anos, sendo tratado o subdomínio das artes visuais. O projeto tem como título “À descoberta de Joan Miró”. Para o desenvolvimento do projeto focado no pintor Joan Miró houve um trabalho aprofundado das obras A Careta de Miró, O Carnaval de Arlequim e O jardim. Estas obras foram apresentadas em dois momentos diferentes. A escolha deste projeto teve por base a criação de condições para uma abordagem com mais frequência e com mais intencionalidade das artes visuais através do estudo de grandes obras de arte de grandes pintores ao longo da infância, uma vez que nesta faixa etária devem ser promovidas e criadas as condições para serem estabelecidos padrões estéticos de apreciação artística. Foram traçadas questões de investigação que orientaram e influenciaram o desenvolvimento do projeto, nomeadamente: Qual a importância de abordar grandes pintores no pré-escolar? Qual o impacto do projeto À descoberta de Joan Miró? Como podem as atividades artísticas ajudar no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar? Deste modo, para a realização do projeto, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo por base uma Metodologia de Trabalho de Projeto. Para a recolha da informação necessária para o projeto os instrumentos utilizados foram: notas de campo, registos audiovisuais e fotográficos, questionário e observação. No que diz respeito aos resultados obtidos com o estudo conclui-se que o projeto desenvolvido teve um valor significativo no desenvolvimento das crianças, ajudando na aquisição de novos conhecimentos. Com este projeto, podemos concluir que este tipo de temáticas pode ser abordado em idade de JI pois com atividades apelativas e para as idades em questão, torna-se uma fonte importante na aquisição de conhecimento. |
id |
RCAP_789b11688ca41b6d8d74e3ede34e5454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À descoberta de Joan MiróPré-escolarJoan MiróArtes visuaisCriatividadePreschoolJoan MiroVisual artsCreativityEste projeto realizou-se em contexto Prática de Ensino Supervisionada II com um grupo de crianças em idade pré-escolar de 4 anos, sendo tratado o subdomínio das artes visuais. O projeto tem como título “À descoberta de Joan Miró”. Para o desenvolvimento do projeto focado no pintor Joan Miró houve um trabalho aprofundado das obras A Careta de Miró, O Carnaval de Arlequim e O jardim. Estas obras foram apresentadas em dois momentos diferentes. A escolha deste projeto teve por base a criação de condições para uma abordagem com mais frequência e com mais intencionalidade das artes visuais através do estudo de grandes obras de arte de grandes pintores ao longo da infância, uma vez que nesta faixa etária devem ser promovidas e criadas as condições para serem estabelecidos padrões estéticos de apreciação artística. Foram traçadas questões de investigação que orientaram e influenciaram o desenvolvimento do projeto, nomeadamente: Qual a importância de abordar grandes pintores no pré-escolar? Qual o impacto do projeto À descoberta de Joan Miró? Como podem as atividades artísticas ajudar no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar? Deste modo, para a realização do projeto, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo por base uma Metodologia de Trabalho de Projeto. Para a recolha da informação necessária para o projeto os instrumentos utilizados foram: notas de campo, registos audiovisuais e fotográficos, questionário e observação. No que diz respeito aos resultados obtidos com o estudo conclui-se que o projeto desenvolvido teve um valor significativo no desenvolvimento das crianças, ajudando na aquisição de novos conhecimentos. Com este projeto, podemos concluir que este tipo de temáticas pode ser abordado em idade de JI pois com atividades apelativas e para as idades em questão, torna-se uma fonte importante na aquisição de conhecimento.This project has taken place in a context of Supervised Practical Teaching II with a group of children with preschool age of 4 years, approaching the subdomain of visual arts. This project has as a title “Seeking out Joan Miro”. For the development of this project, focused in the painter Joan Miro, there was a deep work with the artworks of Carota, The Harlequin's Carnival and The garden. These artworks were presented in two different moments. The choice of this project was based in the creation of conditions for a more often and more intentional approach of visual arts through the study of the greatest artworks from the greatest painters across the childhood, once in this age group must be promoted and created the proper conditions to establish aesthetics standards for artistic appreciation. Investigation’s questions were set, which ones have guided and influenced the development of this project, such as: What is the importance of approach great painters in preschool? What is the impact of the project Seeking out Joan Miro ? How artistic activities can help in the development of preschool aged children? In this way, for undertaking this project, was adopted a qualitative methodology, based on a Work’s Project Methodology. The information gathering required for this project was based in the followings resources: field notes, audiovisual and photographic records, questionnaires and observations. Regarding the obtained results of the study, it is concluded the developed project had a significant value in the development of the children, helping them to acquire new knowledge. With this project, can be concluded this kind of theme can be approached in JI’s age, because with appealing activities for these considered ages, this became an important resource of knowledge acquisition.2018-08-03T11:06:40Z2017-11-27T00:00:00Z2017-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2053TID:201962071porSilva, Helena Marisa Pereira Agra einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:38Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:57.356569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À descoberta de Joan Miró |
title |
À descoberta de Joan Miró |
spellingShingle |
À descoberta de Joan Miró Silva, Helena Marisa Pereira Agra e Pré-escolar Joan Miró Artes visuais Criatividade Preschool Joan Miro Visual arts Creativity |
title_short |
À descoberta de Joan Miró |
title_full |
À descoberta de Joan Miró |
title_fullStr |
À descoberta de Joan Miró |
title_full_unstemmed |
À descoberta de Joan Miró |
title_sort |
À descoberta de Joan Miró |
author |
Silva, Helena Marisa Pereira Agra e |
author_facet |
Silva, Helena Marisa Pereira Agra e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Helena Marisa Pereira Agra e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar Joan Miró Artes visuais Criatividade Preschool Joan Miro Visual arts Creativity |
topic |
Pré-escolar Joan Miró Artes visuais Criatividade Preschool Joan Miro Visual arts Creativity |
description |
Este projeto realizou-se em contexto Prática de Ensino Supervisionada II com um grupo de crianças em idade pré-escolar de 4 anos, sendo tratado o subdomínio das artes visuais. O projeto tem como título “À descoberta de Joan Miró”. Para o desenvolvimento do projeto focado no pintor Joan Miró houve um trabalho aprofundado das obras A Careta de Miró, O Carnaval de Arlequim e O jardim. Estas obras foram apresentadas em dois momentos diferentes. A escolha deste projeto teve por base a criação de condições para uma abordagem com mais frequência e com mais intencionalidade das artes visuais através do estudo de grandes obras de arte de grandes pintores ao longo da infância, uma vez que nesta faixa etária devem ser promovidas e criadas as condições para serem estabelecidos padrões estéticos de apreciação artística. Foram traçadas questões de investigação que orientaram e influenciaram o desenvolvimento do projeto, nomeadamente: Qual a importância de abordar grandes pintores no pré-escolar? Qual o impacto do projeto À descoberta de Joan Miró? Como podem as atividades artísticas ajudar no desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar? Deste modo, para a realização do projeto, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo por base uma Metodologia de Trabalho de Projeto. Para a recolha da informação necessária para o projeto os instrumentos utilizados foram: notas de campo, registos audiovisuais e fotográficos, questionário e observação. No que diz respeito aos resultados obtidos com o estudo conclui-se que o projeto desenvolvido teve um valor significativo no desenvolvimento das crianças, ajudando na aquisição de novos conhecimentos. Com este projeto, podemos concluir que este tipo de temáticas pode ser abordado em idade de JI pois com atividades apelativas e para as idades em questão, torna-se uma fonte importante na aquisição de conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-27T00:00:00Z 2017-11-27 2018-08-03T11:06:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2053 TID:201962071 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2053 |
identifier_str_mv |
TID:201962071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131515799470080 |