Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13325 |
Resumo: | Esta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital. |
id |
RCAP_78ae113df0187c01ec716ad1e85b66f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13325 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em PortugalAssessment of digital competences and fluency of elementary and high school teachers in PortugalTecnologias digitaisFluência digitalCompetências digitaisFormação de professoresDigital technologiesDigital fluencyDigital competenciesTeacher trainingEsta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital.This research tries to evaluate the digital competences and fluency of Portuguese teachers, positioning them in a specific level of proficiency and pointing out possible formative responses in function of this. Methodologically, it performs a quantitative approach with an emphasis on the perception of 127 elementary and high school teachers in terms of their digital competences in three core dimensions: professional competences, pedagogic competencies and students’ competences. The results allow inferring that the teachers have, overall, a moderate level of digital proficiency, with the dimensions of pedagogical competencies and students’ competences having the lowest values. It is also verified that competencies that are related to students’ different needs are the ones that present greater weaknesses and that there are no statistically significant differences between the variables “age” and “department” and the level of digital competence. This research tries to evaluate the digital competences and fluency of Portuguese teachers, positioning them in a specific level of proficiency and pointing out possible formative responses in function of this. Methodologically, it performs a quantitative approach with an emphasis on the perception of 127 elementary and high school teachers in terms of their digital competences in three core dimensions: professional competences, pedagogic competences and students’ competences. The results allow inferring that the teachers have, overall, a moderate level of digital proficiency, with the dimensions of pedagogical competences and students’ competences having the lowest values. It is also verified that competences that are related to students’ different needs are the ones that present greater weaknesses and that there are no statistically significant differences between the variables “age” and “department” and the level of digital competence.Repositório AbertoTrindade, Sara DiasMoreira, J. António2023-02-08T09:33:25Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13325porDIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2018). Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, vol. 18, n.º 58, jul./set.2018, 624-6441518-3483http://10.7213/1981-416X.18.058.DS02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.194251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal Assessment of digital competences and fluency of elementary and high school teachers in Portugal |
title |
Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal |
spellingShingle |
Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal Trindade, Sara Dias Tecnologias digitais Fluência digital Competências digitais Formação de professores Digital technologies Digital fluency Digital competencies Teacher training |
title_short |
Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal |
title_full |
Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal |
title_fullStr |
Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal |
title_full_unstemmed |
Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal |
title_sort |
Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal |
author |
Trindade, Sara Dias |
author_facet |
Trindade, Sara Dias Moreira, J. António |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, J. António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Sara Dias Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Fluência digital Competências digitais Formação de professores Digital technologies Digital fluency Digital competencies Teacher training |
topic |
Tecnologias digitais Fluência digital Competências digitais Formação de professores Digital technologies Digital fluency Digital competencies Teacher training |
description |
Esta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2023-02-08T09:33:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13325 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2018). Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, vol. 18, n.º 58, jul./set.2018, 624-644 1518-3483 http://10.7213/1981-416X.18.058.DS02 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135116680757248 |