Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Sara Dias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13325
Resumo: Esta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital.
id RCAP_78ae113df0187c01ec716ad1e85b66f3
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em PortugalAssessment of digital competences and fluency of elementary and high school teachers in PortugalTecnologias digitaisFluência digitalCompetências digitaisFormação de professoresDigital technologiesDigital fluencyDigital competenciesTeacher trainingEsta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital.This research tries to evaluate the digital competences and fluency of Portuguese teachers, positioning them in a specific level of proficiency and pointing out possible formative responses in function of this. Methodologically, it performs a quantitative approach with an emphasis on the perception of 127 elementary and high school teachers in terms of their digital competences in three core dimensions: professional competences, pedagogic competencies and students’ competences. The results allow inferring that the teachers have, overall, a moderate level of digital proficiency, with the dimensions of pedagogical competencies and students’ competences having the lowest values. It is also verified that competencies that are related to students’ different needs are the ones that present greater weaknesses and that there are no statistically significant differences between the variables “age” and “department” and the level of digital competence. This research tries to evaluate the digital competences and fluency of Portuguese teachers, positioning them in a specific level of proficiency and pointing out possible formative responses in function of this. Methodologically, it performs a quantitative approach with an emphasis on the perception of 127 elementary and high school teachers in terms of their digital competences in three core dimensions: professional competences, pedagogic competences and students’ competences. The results allow inferring that the teachers have, overall, a moderate level of digital proficiency, with the dimensions of pedagogical competences and students’ competences having the lowest values. It is also verified that competences that are related to students’ different needs are the ones that present greater weaknesses and that there are no statistically significant differences between the variables “age” and “department” and the level of digital competence.Repositório AbertoTrindade, Sara DiasMoreira, J. António2023-02-08T09:33:25Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13325porDIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2018). Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, vol. 18, n.º 58, jul./set.2018, 624-6441518-3483http://10.7213/1981-416X.18.058.DS02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:24.194251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
Assessment of digital competences and fluency of elementary and high school teachers in Portugal
title Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
spellingShingle Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
Trindade, Sara Dias
Tecnologias digitais
Fluência digital
Competências digitais
Formação de professores
Digital technologies
Digital fluency
Digital competencies
Teacher training
title_short Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
title_full Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
title_fullStr Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
title_full_unstemmed Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
title_sort Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal
author Trindade, Sara Dias
author_facet Trindade, Sara Dias
Moreira, J. António
author_role author
author2 Moreira, J. António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Sara Dias
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Fluência digital
Competências digitais
Formação de professores
Digital technologies
Digital fluency
Digital competencies
Teacher training
topic Tecnologias digitais
Fluência digital
Competências digitais
Formação de professores
Digital technologies
Digital fluency
Digital competencies
Teacher training
description Esta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2023-02-08T09:33:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13325
url http://hdl.handle.net/10400.2/13325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, J. António (2018). Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, vol. 18, n.º 58, jul./set.2018, 624-644
1518-3483
http://10.7213/1981-416X.18.058.DS02
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116680757248