Fotografia de poesia: devires da fabulação, durações em expansão e movimentos do instantâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melchior, Laila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v2n1.110
Resumo: A passagem do tempo nas fotografias de Alessandra Sanguinetti evoca a imagem em movimento se esta for entendida como mudança de qualidade. São imagens de um encontro entre o cinema e a fotografia que, contaminando-se mutuamente com seus processos, expandem-se um em direção ao outro. Uma duração real parte do referente (a vida quotidiana das personagens fotografadas) para a fabulação, fazendo surgir tantos outros seres, outros tempos, todos eles vivos na imagem. Trata-se de um género documental imaginário, onde as imagens evocam bifurcações, ganham corpo e movimento na medida em que não mais remetem a um real dado e objetivo, mas a um tempo alargado, de duração indeterminada. Os dez anos de feitura do ensaio The adventures of Guille and Belinda and The enigmatic meaning of their dreams aparecem então como se fotografados em uma única tarde. As durações e devires na passagem da infância à vida adulta ou do jogo superficial a um intenso encontro performativo fundam-se numa forma de discurso indireto livre. Por meio de uma noção ampla do dispositivo surge esta forma de subjetividade indireta livre própria à fotografia ocupando a fenda criada entre objetividade e subjetividade, privilegiando aspectos imateriais e temporais nas imagens.
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