Fotografia de poesia: devires da fabulação, durações em expansão e movimentos do instantâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v2n1.110 |
Resumo: | A passagem do tempo nas fotografias de Alessandra Sanguinetti evoca a imagem em movimento se esta for entendida como mudança de qualidade. São imagens de um encontro entre o cinema e a fotografia que, contaminando-se mutuamente com seus processos, expandem-se um em direção ao outro. Uma duração real parte do referente (a vida quotidiana das personagens fotografadas) para a fabulação, fazendo surgir tantos outros seres, outros tempos, todos eles vivos na imagem. Trata-se de um género documental imaginário, onde as imagens evocam bifurcações, ganham corpo e movimento na medida em que não mais remetem a um real dado e objetivo, mas a um tempo alargado, de duração indeterminada. Os dez anos de feitura do ensaio The adventures of Guille and Belinda and The enigmatic meaning of their dreams aparecem então como se fotografados em uma única tarde. As durações e devires na passagem da infância à vida adulta ou do jogo superficial a um intenso encontro performativo fundam-se numa forma de discurso indireto livre. Por meio de uma noção ampla do dispositivo surge esta forma de subjetividade indireta livre própria à fotografia ocupando a fenda criada entre objetividade e subjetividade, privilegiando aspectos imateriais e temporais nas imagens. |
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Fotografia de poesia: devires da fabulação, durações em expansão e movimentos do instantâneoPhotography of poetry: becomings of fabulation, expanding durations and instantaneous movementsexpanded cinemaimaginary documentaryperformancefabulationphotographycinema expandidodocumental imaginárioperformancefabulaçãofotografiaA passagem do tempo nas fotografias de Alessandra Sanguinetti evoca a imagem em movimento se esta for entendida como mudança de qualidade. São imagens de um encontro entre o cinema e a fotografia que, contaminando-se mutuamente com seus processos, expandem-se um em direção ao outro. Uma duração real parte do referente (a vida quotidiana das personagens fotografadas) para a fabulação, fazendo surgir tantos outros seres, outros tempos, todos eles vivos na imagem. Trata-se de um género documental imaginário, onde as imagens evocam bifurcações, ganham corpo e movimento na medida em que não mais remetem a um real dado e objetivo, mas a um tempo alargado, de duração indeterminada. Os dez anos de feitura do ensaio The adventures of Guille and Belinda and The enigmatic meaning of their dreams aparecem então como se fotografados em uma única tarde. As durações e devires na passagem da infância à vida adulta ou do jogo superficial a um intenso encontro performativo fundam-se numa forma de discurso indireto livre. Por meio de uma noção ampla do dispositivo surge esta forma de subjetividade indireta livre própria à fotografia ocupando a fenda criada entre objetividade e subjetividade, privilegiando aspectos imateriais e temporais nas imagens.The passing of time in Alessandra Sanguinetti's photographs refer to aspects of the moving image if we assume its inherent qualities of change and duration. Those are images of an encounter between cinema and photography which contaminate each other reciprocally with its own processes by expanding towards each other. There is a real durational quality that comes from the referent (the daily life of the photographed characters) which turns up into fabulation giving access to other beings and other specificities of time, all of them living in the image. That is the realm of the imaginary documentary in which images evoke bifurcations, take shape and gain movement inasmuch as they cease to allude to a given and objective notion of the real referring rather to a broader notion of time as indeterminate forms of duration. The ten years that goes by during the photographic essay 'The adventures of Guille and Belinda and The enigmatic meaning of their dreams' appears therefore to be shot in a single afternoon. The durations and becomings in the passage from the characters childhoods to their adult lives - or from a superficial game to an intense performative encounter with theirselves and Sanguinetti - are based in a free indirect speech form. This particular photographic fashion of the free indirect speech comes to light by the means of apparatuses, understood in a broad sense. Those apparatuses guide the photographic and relational processes leading to the creation of slits between objectivity and subjectivity that ultimately act in order to favor temporal and immaterial aspects in the images.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2014-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://doi.org/10.14591/aniki.v2n1.110https://doi.org/10.14591/aniki.v2n1.110Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 2 No 1 (2015): Expanded cinema; 73-93Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 2 n. 1 (2015): Cinema expandido; 73-932183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/110http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/110/pdfhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/110/htmlMelchior, Lailainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:01:35Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:10.450104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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