O processo de desenho em arquitetura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9474 |
Resumo: | A presente dissertação tem como principal objetivo descrever e explicar o processo de desenho em arquitetura, tomando como pretexto um projeto para o Quarteirão das Camélias, na cidade do Porto. Para este efeito a dissertação dividir-se-á em quatro diferentes partes, incidindo cada uma delas sobre um conjunto de aspetos de grande relevância para o projeto. Inicialmente faz-se uma análise da evolução da cidade do Porto recorrendo ao desenho sobre mapas existentes. Analisa-se a evolução da cidade como um todo e da zona que tem uma maior importância para o desenvolvimento do projeto, o Quarteirão das Camélias, de modo a compreender a evolução dos seus usos e ocupações. Posteriormente analisa-se o projeto em si mesmo, incidindo sobre a inserção urbanística dos diferentes edifícios – Museu, Ateliers, Biblioteca, Restaurante/Cafetaria e Galeria de Arte – ao longo de diversas propostas, refletindo sobre os fatores que conduziram às diversas transformações entre cada proposta de implantação. Feita a análise da implantação, procede-se depois à descrição e explicação da organização do interior do Museu (a opção de Edificação, de acordo com o programa de Projeto V), apresentando-se as diversas formas de organização que foram estudadas para a última proposta de implantação, referindo os principais aspetos do projeto, incluindo a distribuição dos espaços, as circulações, o esquema de infraestruturas, a estrutura e a iluminação. Numa quarta fase faz-se um estudo aprofundado de um conjunto de espaços selecionados, utilizando-se desenhos mais detalhados, como cortes construtivos, e recorrendo-se também a imagens tridimensionais e renders de forma a ter uma ideia mais realista do que se propõe para os diferentes espaços e da implicação das diferentes alterações no seu processo de desenho. Termina-se com um conjunto de reflexões sobre o processo de desenho arquitetónico. |
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O processo de desenho em arquiteturaMESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURAARQUITETURADESENHO ARQUITETÓNICOMUSEUSARCHITECTUREARCHITECTURAL DRAWINGMUSEUMSA presente dissertação tem como principal objetivo descrever e explicar o processo de desenho em arquitetura, tomando como pretexto um projeto para o Quarteirão das Camélias, na cidade do Porto. Para este efeito a dissertação dividir-se-á em quatro diferentes partes, incidindo cada uma delas sobre um conjunto de aspetos de grande relevância para o projeto. Inicialmente faz-se uma análise da evolução da cidade do Porto recorrendo ao desenho sobre mapas existentes. Analisa-se a evolução da cidade como um todo e da zona que tem uma maior importância para o desenvolvimento do projeto, o Quarteirão das Camélias, de modo a compreender a evolução dos seus usos e ocupações. Posteriormente analisa-se o projeto em si mesmo, incidindo sobre a inserção urbanística dos diferentes edifícios – Museu, Ateliers, Biblioteca, Restaurante/Cafetaria e Galeria de Arte – ao longo de diversas propostas, refletindo sobre os fatores que conduziram às diversas transformações entre cada proposta de implantação. Feita a análise da implantação, procede-se depois à descrição e explicação da organização do interior do Museu (a opção de Edificação, de acordo com o programa de Projeto V), apresentando-se as diversas formas de organização que foram estudadas para a última proposta de implantação, referindo os principais aspetos do projeto, incluindo a distribuição dos espaços, as circulações, o esquema de infraestruturas, a estrutura e a iluminação. Numa quarta fase faz-se um estudo aprofundado de um conjunto de espaços selecionados, utilizando-se desenhos mais detalhados, como cortes construtivos, e recorrendo-se também a imagens tridimensionais e renders de forma a ter uma ideia mais realista do que se propõe para os diferentes espaços e da implicação das diferentes alterações no seu processo de desenho. Termina-se com um conjunto de reflexões sobre o processo de desenho arquitetónico.The main goal of the dissertation is to describe and explain the design process in architecture, taking as example the Quarteirão das Camélias, in the city of Porto. For this purpose, the dissertation is divided into four different parts, each one focusing on a set of aspects of great relevance to the project. After a brief Introduction, Chapter 2 analyses the evolution of the city of Porto by redrawing existing maps. The evolution of the city as a whole and of the area of project, the Quarteirão das Camélias, is analysed in order to understand the evolution of its uses and occupations. Chapter 3 analyses the evolution of the project itself, focusing on the urban insertion of the different buildings – the Museum, the Ateliers, the Library, the Restaurant/Café and the Art Gallery – throughout the various proposals, reflecting on their continuous transformation. After the analysis of integration in the urban context, we describe and explain the Museum interior organization (the Building option, according to the programme of Project V), showing the different forms of structuring the building space that were studied for the final proposal of implantation, referring the main aspects of the projects, including the distribution of the spaces, circulations, the infrastructures scheme, the structure and the lighting. Chapter 4 offers a detailed study of several selected spaces, using more detailed drawings, such as constructive sections, and using also three-dimensional images and renders to obtain a more realistic idea of what is proposed for the different spaces and the implication of the different changes in the design process. The dissertation is concluded with a set of reflections on the architectural design process.2019-03-15T15:26:09Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9474TID:202178080porPinho, Daniel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:52.784005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação tem como principal objetivo descrever e explicar o processo de desenho em arquitetura, tomando como pretexto um projeto para o Quarteirão das Camélias, na cidade do Porto. Para este efeito a dissertação dividir-se-á em quatro diferentes partes, incidindo cada uma delas sobre um conjunto de aspetos de grande relevância para o projeto. Inicialmente faz-se uma análise da evolução da cidade do Porto recorrendo ao desenho sobre mapas existentes. Analisa-se a evolução da cidade como um todo e da zona que tem uma maior importância para o desenvolvimento do projeto, o Quarteirão das Camélias, de modo a compreender a evolução dos seus usos e ocupações. Posteriormente analisa-se o projeto em si mesmo, incidindo sobre a inserção urbanística dos diferentes edifícios – Museu, Ateliers, Biblioteca, Restaurante/Cafetaria e Galeria de Arte – ao longo de diversas propostas, refletindo sobre os fatores que conduziram às diversas transformações entre cada proposta de implantação. Feita a análise da implantação, procede-se depois à descrição e explicação da organização do interior do Museu (a opção de Edificação, de acordo com o programa de Projeto V), apresentando-se as diversas formas de organização que foram estudadas para a última proposta de implantação, referindo os principais aspetos do projeto, incluindo a distribuição dos espaços, as circulações, o esquema de infraestruturas, a estrutura e a iluminação. Numa quarta fase faz-se um estudo aprofundado de um conjunto de espaços selecionados, utilizando-se desenhos mais detalhados, como cortes construtivos, e recorrendo-se também a imagens tridimensionais e renders de forma a ter uma ideia mais realista do que se propõe para os diferentes espaços e da implicação das diferentes alterações no seu processo de desenho. Termina-se com um conjunto de reflexões sobre o processo de desenho arquitetónico. |
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