A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Alexandra João Rodrigues Marques
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rocha, Amarílis Pereira, orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1744
Resumo: Fundamentação: A relação de ajuda deve ser considerada como um foco de atenção em enfermagem pediátrica, de forma a definir estratégias adequadas à capacitação da criança/família, em prol do saudável desenvolvimento das crianças. O papel do enfermeiro e a importância da relação de ajuda é definida neste trabalho através das dimensões de nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade de respeito e congruência. Métodos: Tendo como objetivos analisar a perceção das crianças dos 6 aos10 anos acerca da relação de ajuda estabelecida com os enfermeiros nas diferentes unidades de saúde e analisar a influência das variáveis sócio demográficas nas diversas dimensões da relação de ajuda desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivocorrelacional, com uma amostra não probabilística por conveniência de 71 crianças (37 meninos e 34 meninas) com uma média de idade de 8,46 anos. Para a colheita de dados utilizámos um instrumento de caracterização sócio demográfica da amostra e o inventário das relações de Barrett-Lennard (1986). Resultados: No que concerne às dimensões estudadas verificamos que as crianças pontuam com médias mais elevadas a dimensão de respeito e da dimensão compreensão empática apresentando médias mais baixas na dimensão da congruência. Os resultados evidenciaram ainda que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre as dimensões da relação de ajuda e as variáveis sociodemográficas da criança e serviços de saúde. Somente as variáveis residência e motivo de recurso aos serviços é que apresentam diferenças estatisticamente significativas. Conclusão: Podemos concluir que as crianças da nossa população independentemente da idade, sexo, residência, número de irmãos e/ou escolaridade, percecionam e valorizam as dimensões da relação de ajuda no contato com os enfermeiros. Palavras-chave: Relação de ajuda; Cuidados enfermagem pediátricos, crianças 6-10 anos
id RCAP_78ddaa4b9ebd56e0d01a681c4976a911
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1744
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anosComportamento de ajudaCriançaDesenvolvimento da criançaEnfermagem pediátricaModelos de enfermagemChildChild developmentHelping behaviorModels, nursingPediatric nursingFundamentação: A relação de ajuda deve ser considerada como um foco de atenção em enfermagem pediátrica, de forma a definir estratégias adequadas à capacitação da criança/família, em prol do saudável desenvolvimento das crianças. O papel do enfermeiro e a importância da relação de ajuda é definida neste trabalho através das dimensões de nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade de respeito e congruência. Métodos: Tendo como objetivos analisar a perceção das crianças dos 6 aos10 anos acerca da relação de ajuda estabelecida com os enfermeiros nas diferentes unidades de saúde e analisar a influência das variáveis sócio demográficas nas diversas dimensões da relação de ajuda desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivocorrelacional, com uma amostra não probabilística por conveniência de 71 crianças (37 meninos e 34 meninas) com uma média de idade de 8,46 anos. Para a colheita de dados utilizámos um instrumento de caracterização sócio demográfica da amostra e o inventário das relações de Barrett-Lennard (1986). Resultados: No que concerne às dimensões estudadas verificamos que as crianças pontuam com médias mais elevadas a dimensão de respeito e da dimensão compreensão empática apresentando médias mais baixas na dimensão da congruência. Os resultados evidenciaram ainda que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre as dimensões da relação de ajuda e as variáveis sociodemográficas da criança e serviços de saúde. Somente as variáveis residência e motivo de recurso aos serviços é que apresentam diferenças estatisticamente significativas. Conclusão: Podemos concluir que as crianças da nossa população independentemente da idade, sexo, residência, número de irmãos e/ou escolaridade, percecionam e valorizam as dimensões da relação de ajuda no contato com os enfermeiros. Palavras-chave: Relação de ajuda; Cuidados enfermagem pediátricos, crianças 6-10 anosABSTRACT Reasons: The aid relationship should be considered as a focal point in pediatric nursing, in order to define appropriate strategies to capacitate the child/family, to support the healthy development of children. The nurse’s role and the importance of the aid relat ionship is defined in this work/study through the dimensions of level of respect, empathy comprehension, unconditional respect and consistency. Methods: Having as the objective to examine the perception of children aged 6-10 years on the aid relationship established with the nurses throughout the different health facilities and analyze the influence of socio-demographic variables on the various dimensions of the aid relationship, we have developed a quantitative, transversal, correlational descriptive study, with a non- probabilistic sample of 71 children (37 girls and 34 boys) with an average age of 8.46 years. For the collection of data, we used a sample of the sociodemographic characterization instrument and the inventory of the Barrett-Lennard (1986) relations. Results: Regarding the dimensions studied, we found that the children score higher averages on the respect dimension followed by the empathic understanding dimension, showing lower averages on the consistency dimension. The results showed that there are no statistically significant differences between the aid relationship dimensions and the sociodemographic variables of the child and health services. Only the residence variables and the reason for the use of health services differ. Conclusion: We can conclude that the children of our population, regardless of age, sex, residence, number of siblings and/or education, perceive and value the aid relationship dimensions when in contact with the nurses. Keywords: aid relationship, pediatric nursing care, children 6-10 years.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Saúde de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGil, Alexandra João Rodrigues MarquesRocha, Amarílis Pereira, orient.2013-07-05T10:49:53Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:03Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:02.864312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos
title A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos
spellingShingle A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos
Gil, Alexandra João Rodrigues Marques
Comportamento de ajuda
Criança
Desenvolvimento da criança
Enfermagem pediátrica
Modelos de enfermagem
Child
Child development
Helping behavior
Models, nursing
Pediatric nursing
title_short A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos
title_full A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos
title_fullStr A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos
title_full_unstemmed A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos
title_sort A relação de ajuda : percepção da criança dos 6-10 anos
author Gil, Alexandra João Rodrigues Marques
author_facet Gil, Alexandra João Rodrigues Marques
Rocha, Amarílis Pereira, orient.
author_role author
author2 Rocha, Amarílis Pereira, orient.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Alexandra João Rodrigues Marques
Rocha, Amarílis Pereira, orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de ajuda
Criança
Desenvolvimento da criança
Enfermagem pediátrica
Modelos de enfermagem
Child
Child development
Helping behavior
Models, nursing
Pediatric nursing
topic Comportamento de ajuda
Criança
Desenvolvimento da criança
Enfermagem pediátrica
Modelos de enfermagem
Child
Child development
Helping behavior
Models, nursing
Pediatric nursing
description Fundamentação: A relação de ajuda deve ser considerada como um foco de atenção em enfermagem pediátrica, de forma a definir estratégias adequadas à capacitação da criança/família, em prol do saudável desenvolvimento das crianças. O papel do enfermeiro e a importância da relação de ajuda é definida neste trabalho através das dimensões de nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade de respeito e congruência. Métodos: Tendo como objetivos analisar a perceção das crianças dos 6 aos10 anos acerca da relação de ajuda estabelecida com os enfermeiros nas diferentes unidades de saúde e analisar a influência das variáveis sócio demográficas nas diversas dimensões da relação de ajuda desenvolvemos um estudo de natureza quantitativa, transversal, descritivocorrelacional, com uma amostra não probabilística por conveniência de 71 crianças (37 meninos e 34 meninas) com uma média de idade de 8,46 anos. Para a colheita de dados utilizámos um instrumento de caracterização sócio demográfica da amostra e o inventário das relações de Barrett-Lennard (1986). Resultados: No que concerne às dimensões estudadas verificamos que as crianças pontuam com médias mais elevadas a dimensão de respeito e da dimensão compreensão empática apresentando médias mais baixas na dimensão da congruência. Os resultados evidenciaram ainda que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre as dimensões da relação de ajuda e as variáveis sociodemográficas da criança e serviços de saúde. Somente as variáveis residência e motivo de recurso aos serviços é que apresentam diferenças estatisticamente significativas. Conclusão: Podemos concluir que as crianças da nossa população independentemente da idade, sexo, residência, número de irmãos e/ou escolaridade, percecionam e valorizam as dimensões da relação de ajuda no contato com os enfermeiros. Palavras-chave: Relação de ajuda; Cuidados enfermagem pediátricos, crianças 6-10 anos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-07-05T10:49:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1744
url http://hdl.handle.net/10400.19/1744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Saúde de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Saúde de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130875389018112