Relatório de Mestrado: trabalho de projeto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/4358 |
Resumo: | Trabalho de Projecto para Candidatura ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica |
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Relatório de Mestrado: trabalho de projetoEnfermagem Médico-cirúrgicaCompetências Comuns e EspecíficasMestre em EnfermagemMetodologia Trabalho ProjectoMedical-Surgical NursingCommon and Specific SkillsMaster in NursingProject Methodology.Trabalho de Projecto para Candidatura ao grau de Mestre em Enfermagem Médico-CirúrgicaEm contexto do 1º Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica da Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Setúbal sistematiza-se no presente relatório todo o processo desenvolvido para a aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica. Deste processo destaca-se a análise e reflexão do processo de aquisição e desenvolvimento de todas as competências do enfermeiro especialista, e a realização do projecto de intervenção em serviço que demonstra na prática algumas dessas competências. É destacado o processo de evolução do referencial teórico que norteia o exercício de enfermagem do mestrando, pautado teoria de médio alcance: The AACN Synergy Model for Patient Care. Inserido em contexto da Unidade Curricular Enfermagem Médico-cirúrgica I, o Estágio III contemplou a realização de um projecto de intervenção, segundo a metodologia de projecto. Com este pretende-se a implementação de rotinas de monitorização dos carros de emergência, num serviço de urgência geral de um Hospital do sul do país, através da criação de uma norma de procedimento. A sua implementação visa uniformizar práticas de organização e manutenção dos carros de emergência, e responder aos critérios do programa de acreditação do CHKS healthcare accreditation and quality unit. A reflexão das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista revelou-se construtiva e enriquecedora, contribuindo para a consciencialização das capacidades adquiridas ao longo do processo profissional e académico, e para a sensibilização dos domínios que carecem de maior investimento futuro. O projecto de intervenção contribuiu fortemente para o desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista, nomeadamente, no domínio da melhoria contínua da qualidade e da gestão dos cuidados. O grau de Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica implica um conhecimento aprofundado no domínio especializado da área médico-cirúrgica, em complemento com as competências do enfermeiro especialista. Encontram-se aqui descritas as competências desenvolvidas que complementam o enfermeiro especialista enquanto Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica.On the context of the 1st Master in Medical-Surgical Nursing from ‘Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Setúbal’ is systematized in this report the process developed for the acquisition of Common and Specific Competencies of Nurse Specialist in ‘Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica’. Of this process is highlighted the analysis and reflection on the acquisition and development of the nurse specialist skills, and the intervention project in service that demonstrates some of these skills. It is highlighted the evolution of the theoretical framework that guides the exercise of nursing by the masters student, based on the middle range theory: The AACN Synergy Model for Patient Care. On the context of the ‘Unidade Curricular Enfermagem Médico-cirúrgica I, the ‘Estágio III’ included the realization of an intervention project, according to project methodology. With this is intended to implement routine monitoring of the crash-carts in the emergency department of a general hospital in the south of the country, through the creation of a standard procedure. Its implementation aims to standardize practices for organizing and maintaining the crash-carts, and meet program criteria for accreditation of CHKS healthcare accreditation and quality unit. The reflection on the common and specific competencies of the nurse specialist proved to be constructive and enriching, contributing to the awareness of the skills acquired throughout the professional and academic process, and to raise awareness of the areas that require further investment. The intervention project contributed greatly to the development of the nurse specialist skills in particular on the field of continuous quality improvement and care management. The Master degree in Medical-Surgical Nursing implies a thorough knowledge in the specialized field of medical-surgical nursing, in addition to the skills of the nurse specialist. Here are described the skills that were developed and complemented the nurse specialist ones while Master in Medical-Surgical Nursing.Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de SetúbalRuivo, Maria AliceRepositório ComumLúcio, Gabriel Valentim dos Santos2013-06-12T09:43:20Z2013-022013-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:51.441007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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