Análise de desempenho de turboreatores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Daniel da Fonseca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10115
Resumo: Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia Mecânica
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spelling Análise de desempenho de turboreatoresDesempenho de turbinas a gásPerformance of gas turbinesMargem de EGTEGT marginDegradação de compressoresCompressor degradationCF6-80Trabalho final de mestrado para obtenção do grau de mestre em Engenharia MecânicaO objetivo do presente trabalho final de mestrado, consiste na análise de desempenho de dois motores aeronáuticos, o CF6-80C2 e o motor da família CFM56-7B permitindo um melhor conhecimento para as empresas de manutenção nesta área. É o caso da TAP Air Portugal que ambiciona um maior domínio nesta temática. Para que a análise conduza a resultados mais precisos, o autor necessita de conhecer as propriedades de funcionamento globais assim como as características termodinâmicas do fluido de trabalho ao nível modular. Sendo uma temática onde a troca de informação é praticamente inexistente entre o fabricante e as empresas de manutenção, é necessário recorrer aos ensaios de calibração do banco de ensaios pela sua maior quantidade de informação, permitindo isolar os módulos do motor, uma vez que a informação relativa a pressões, temperaturas e outras variáveis de desempenho são medidas neste tipo de ensaio e por o mesmo ser efetuado num motor que apresenta as condições necessárias para ser considerado representativo, o que vem permitir a certificação do banco de ensaios. Ao longo da dissertação são também abordadas as principais causas que levam à degradação do desempenho dos constituintes do motor De forma a efetuar a simulação o autor recorreu a um dos poucos softwares de simulação performance de turbinas a gás, denominado por GasTurb v11, desenvolvido por Joachim Kurzke. Posteriormente à criação do mesmo é necessário efetuar a sua validação. Ao longo da dissertação é focada a influência de determinadas ações de manutenção no desempenho global dos motores. Este trabalho fornece à equipa de engenharia da TAP, um maior conhecimento na previsão da performance dos reatores, apresentando dados que até aqui eram desconhecidos, isto vem permitir reduzir os casos de não aceitação e, em situações que ocorram, permite elaborar planos de trabalho de forma mais rápida, poupando recursos de mão-de-obra e económicos, que são cada vez mais restritos.The main objective of this final master's work is the performance analysis of two aeronautical engines, the Nf6-80C2 and the CFM56-7b family engine allowing a better knowledge for the maintenance companies in this area. This is the case with TAP Air Portugal that aims to have a greater dominance in this issue. For the analysis to lead to more accurate results, the author needs to know the global operating properties as well as the thermodynamics at the modular level. Being a thematic where the exchange of information is virtually non-existent between the manufacturer and the maintenance companies, it is necessary to use the calibration tests of the test bench for its greatest amount of information, allowing to isolate the modules of the Engine, since the information on pressures, temperatures and other performance variables are measured in this type of test and that it is carried out in an engine which has the necessary conditions to be considered representative, which will allow the Test Bench certification. Throughout the dissertation are also addressed the main causes that lead to the performance degradation of the constituents of the engine to perform the simulation the author has resorted to one of the few simulation software performances of gas turbines, called by GasTurb V11, developed by Joachim Kurzke. After the creation of the same it is necessary to validate it. Throughout the dissertation is focused on the influence of certain maintenance actions in the overall performance of the motors. This work provides the TAP's engineering team with a greater understanding of the performance of the reactors, presenting data that has hitherto been unknown, this has allowed to reduce cases of non-acceptance and, in situations that occur, allows to elaborate Work plans more quickly, sparing manpower and economic resources, which are more and more restricted.Instituto Superior de Engenharia de LisboaCosta, Jorge Mendonça eAzevedo, RicardoRCIPLSousa, Daniel da Fonseca2019-06-05T17:19:08Z2018-12-122018-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10115TID:202252574porSOUSA, Daniel da Fonseca - Análise de desempenho de turboreatores. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2018. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:35.735587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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