Educação e democracia: O desafio populista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Manuel Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80509
Resumo: Este artigo analisa o impacto do populismo governamental nos princípios basilares da democracia representativa e no comportamento dos cidadãos e apresenta, com algum detalhe, um quadro de capacitação ética, epistémica e política para abrir caminho a uma forma de abordar a educação cívico-democrática nas escolas que ajude os alunos a compreenderem e a reagirem, com sensibilidade e bom senso, aos aspetos mais problemáticos desse tipo de populismo nas instituições democráticas e nas suas vidas. Em primeiro lugar, o artigo aborda o regresso do populismo à cena política contemporânea e escrutina algumas das razões subjacentes. Em segundo, analisa a transformação populista das traves-mestras da democracia representativa e as suas implicações pedagógicas. Por fim, deixa à consideração dos professores um conjunto de sugestões pedagógicas que podem potenciar uma melhor abordagem do populismo nas escolas.
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