Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8155 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_790c4a74437817d1ce72a62fb334867c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8155 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approachPsicologia educacionalEnsino secundárioCarreirasExploração vocacionalMotivaçãoIndecisão de alunosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014Este estudo procurou identificar perfis motivacionais de alunos de ensino secundário (N= 396; M= 17.02) utilizando uma análise de clusters, e verificar as diferenças entre os mesmos em termos de exploração e indecisão de carreira. Foram identificados três perfis motivacionais. Relativamente ao seu comportamento vocacional, o grupo de alunos autodeterminados mostrou ser o mais adaptativo e o grupo não autodeterminado foi o menos adaptativo. Verificou-se ainda o surgimento de um terceiro grupo de alunos altamente motivados e externamente regulados. No geral, os resultados sugerem que a Teoria da Autodeterminação (SDT) pode oferecer importantes reflexões acerca dos processos motivacionais envolvidos na exploração e tomada de decisão de carreira.Gamboa, Vitor Manuel PachecoSapientiaPaixão, Olímpio Manuel Lino Brás2016-05-06T08:36:54Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8155TID:202207986enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:23.470255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach |
title |
Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach |
spellingShingle |
Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás Psicologia educacional Ensino secundário Carreiras Exploração vocacional Motivação Indecisão de alunos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach |
title_full |
Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach |
title_fullStr |
Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach |
title_full_unstemmed |
Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach |
title_sort |
Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach |
author |
Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás |
author_facet |
Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gamboa, Vitor Manuel Pacheco Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Ensino secundário Carreiras Exploração vocacional Motivação Indecisão de alunos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Psicologia educacional Ensino secundário Carreiras Exploração vocacional Motivação Indecisão de alunos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-05-06T08:36:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8155 TID:202207986 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8155 |
identifier_str_mv |
TID:202207986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133228281364480 |