Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8155
Resumo: Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_790c4a74437817d1ce72a62fb334867c
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approachPsicologia educacionalEnsino secundárioCarreirasExploração vocacionalMotivaçãoIndecisão de alunosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014Este estudo procurou identificar perfis motivacionais de alunos de ensino secundário (N= 396; M= 17.02) utilizando uma análise de clusters, e verificar as diferenças entre os mesmos em termos de exploração e indecisão de carreira. Foram identificados três perfis motivacionais. Relativamente ao seu comportamento vocacional, o grupo de alunos autodeterminados mostrou ser o mais adaptativo e o grupo não autodeterminado foi o menos adaptativo. Verificou-se ainda o surgimento de um terceiro grupo de alunos altamente motivados e externamente regulados. No geral, os resultados sugerem que a Teoria da Autodeterminação (SDT) pode oferecer importantes reflexões acerca dos processos motivacionais envolvidos na exploração e tomada de decisão de carreira.Gamboa, Vitor Manuel PachecoSapientiaPaixão, Olímpio Manuel Lino Brás2016-05-06T08:36:54Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8155TID:202207986enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:23.470255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach
title Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach
spellingShingle Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach
Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás
Psicologia educacional
Ensino secundário
Carreiras
Exploração vocacional
Motivação
Indecisão de alunos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach
title_full Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach
title_fullStr Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach
title_full_unstemmed Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach
title_sort Autonomy in the career decision-making process of high scholl students: a motivational profile approach
author Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás
author_facet Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Vitor Manuel Pacheco
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Olímpio Manuel Lino Brás
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Ensino secundário
Carreiras
Exploração vocacional
Motivação
Indecisão de alunos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Psicologia educacional
Ensino secundário
Carreiras
Exploração vocacional
Motivação
Indecisão de alunos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-06T08:36:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8155
TID:202207986
url http://hdl.handle.net/10400.1/8155
identifier_str_mv TID:202207986
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133228281364480